(32) 3061-1694

Você já sabe que é mais difícil conseguir tráfego das redes sociais se você não investir em anúncios.

Até aí, nada de novo… É só olhar o gráfico acima: ele detalha como o número médio de compartilhamentos nas redes sociais por post de blog vem definhando a cada ano.

Mas a verdade é que não dá para ignorar plataformas como Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, YouTube ou qualquer outro novo concorrente que apareça e ganhe tração.

Essas redes sociais geram tanto tráfego que não temos escolha senão entrar nelas.

É só dar uma olhada nos números da Similar Web para o Facebook … O número estimado de visitas é de 19,2 bilhões por mês.

É um absurdo! E nem é só o Facebook… Segundo a Similar Web, todas as grandes plataformas recebem bastante tráfego:

  • LinkedIn – 917 milhões de visitantes por mês
  • Twitter – 3,62 bilhões de visitantes por mês
  • YouTube – 22,77 bilhões de visitantes por mês
  • Instagram – 2,86 bilhões de visitantes por mês

Ou seja, gostando ou não das mudanças no algoritmo, você não tem escolha senão usar essas redes, porque elas chamam muita atenção.

Então o que você deve fazer com seu alcance orgânico nas redes sociais? Como combater os algoritmos deles para gerar um ROI positivo conforme os preços dos anúncios continuam subindo?

Bom, eu fiz uma enquete com 183 empresas que geram uma receita anual entre 5 milhões até US$1.7 bilhões de dólares para te mostrar aonde as redes sociais estão indo e o que você deve fazer para ter sucesso nesse cenário.

Vamos dar uma olhada nos dados…

Espere menos tráfego das redes sociais, mesmo pagando

Olhe o gráfico abaixo. O que você vê?

social shares per post

Desde 2015, a quantidade de compartilhamentos que um post de blog recebe nas redes sociais vem diminuindo. Uma das principais razões para as redes sociais perderem em alcance orgânico é que elas fazem você precisar gastar dinheiro para obter o alcance que você costumava obter e com o qual você contava para gerar tráfego.

Vamos agora dar uma olhada no percentual de gasto em anúncios digitais nas redes sociais.

ad spend

Ele aumentou com o tempo, e você vai perceber que as coisas realmente começaram a decolar em 2016.

Um fato interessante é que nos Estados Unidos, em meados de 2017, o Facebook tinha mais anunciantes do que estoque. Ou seja, a demanda era mais alta do que a oferta, o que causou um aumento nas taxas de CPM e CPC.

Mas da mesma forma que os jogos de gato e rato que profissionais de SEO jogam com o Google, profissionais de marketing também fazem esse jogo com as redes sociais. Nos últimos anos, profissionais de marketing descobriram como reverter a tendência decadente do seu alcance orgânico.

organic social traffic

2017 foi um ponto baixo, mas desde então, os profissionais de marketing encontraram uma maneira de alavancar o tráfego orgânico nas redes sociais.

Não vai durar para sempre… mas adivinha como?

Não espere ajuda dos seus funcionários

Bom, não é pedindo que seus funcionários compartilhem seu conteúdo.

employees content share

Praticamente 74% das empresas com as quais fizemos a enquete pediram que seus funcionários compartilhassem seu conteúdo. As curtidas e comentários extras não fazem mal, né?

Eu mesmo fazia isso.

employees don't share

Mas depois eu parei porque a maioria dos meus funcionários não queria compartilhar o conteúdo. E não é só nas minhas empresas, outras empresas passaram pela mesma coisa.

Ou seja, as primeiras vezes que você pedir para que os integrantes da sua equipe compartilhem, eles vão fazê-lo. Depois de um tempo, eles vão te ignorar.

Então como os profissionais de marketing melhoram seu alcance orgânico?

Você precisa usar chatbots

Veja quanto tempo as empresas gastam em cada tipo de conteúdo nas redes sociais.

time spent on content

Como você pode ver, todo mundo adora postar atualizações em texto e imagem porque elas são fáceis de postar.

Mas elas não geram o melhor engajamento. Quem realmente produz é o vídeo ao vivo e outras formas de vídeo.

socialcontent

As redes sociais estão tentando competir com canais de televisão e até com plataformas como o Netflix.

Então, se você quer mais engajamento, você precisa proceder conforme os objetivos deles. Se você começar a produzir vídeos ao vivo ou mesmo vídeos gravados, você vai ver que pode melhorar seu engajamento. O que isso vai fazer é engajar mais seguidores, para que, quando você postar outras formas de conteúdo, haja uma probabilidade mais alta do conteúdo ser visto.

A outra razão pela qual vídeos funcionam tão bem é porque eles mantêm as pessoas nessas redes sociais em vez de levar as pessoas para o seu site.

Mas, claro, você quer que seus seguidores voltem para o seu site… E você pode fazer isso com chatbots.

biggest social gains

Como você pode ver, 41% das empresas relataram que chatbots (também conhecidos como bots de mensagem para redes sociais) geraram os maiores ganhos de tráfego.

Ou seja, se você quer atrair as pessoas de redes sociais como o Facebook, você vai ter que começar a usar bots de mensagem como o Mobile Monkey.

É provável que você ainda não esteja usando bots de mensagem, porque elas são super eficazes.

Mas nem todas as redes sociais usam bots de mensagem, mas com o tempo você vai ver a mudança.

Você vai precisar começar a expandir globalmente

Eu venho postando bastante sobre expansão global de uma perspectiva de SEO, mas o mesmo se aplica de uma perspectiva de mídias sociais.

social traffic english

A tabela acima mostra claramente como as pessoas estão obtendo tráfego de regiões cuja língua primária não é o inglês.

E conforme as empresas notaram essa tendência, elas também começaram a postar seu conteúdo nas redes sociais em várias línguas.

language post in

Você vai ver uma continuação dessa tendência ao longo dos próximos anos, com as empresas aproveitando a globalização, já que campanhas de marketing em países cuja língua nativa não é o inglês costumam ser mais lucrativas.

Se você quer maximizar o tráfego orgânico das suas redes sociais e anúncios pagos, você deveria pensar em postar seu conteúdo em várias línguas.

Algumas redes sociais como o Facebook dão ótimas opções de direcionamento, através das quais você pode escolher em quais regiões você quer exibir seu conteúdo.

Em outras redes, como o Twitter e o Instagram, isso ainda não existe.

Olhando também do ponto de vista de publicidade, anúncios são caros em regiões como os Estados Unidos, Japão, Canadá, Reino Unido, Alemanha… Mas não tão caros na maior parte da América Latina e da Ásia.

Agora vamos dar uma olhada nas mídias sociais de uma perspectiva de vendas.

Veja como maximizar sua receita como mídias sociais

Da mesma forma que com o marketing de conteúdo, não espere que visitantes de redes sociais convertam imediatamente quando entrarem no seu site.

Em média, um visitante de redes sociais vai converter depois de 3 visitas.

visit before customer

Isso quer dizer que você vai precisar focar em fazer as pessoas continuarem a voltar para o seu site se você quiser mais vendas.

Ou seja, você vai precisar pegar o caminho mais longo.

A maneira mais simples de fazer isso é fazendo remarketing para os seus visitantes nas redes sociais. Mas também existem outras soluções que você não está usando no momento.

convert social customers

Você pode usar uma mistura dos métodos acima. Você vai ver que um só não vai ser suficiente e você vai precisar juntar vários métodos, inclusive SMS.

Você provavelmente ainda não está usando SMS marketing, mas sabia que quando eu envio mensagens de SMS, minhas taxas de resposta são de 68%?!

É alto demais!

Eu não estou falando de aberturas, eu estou falando de respostas!

Para email, você pode usar ferramentas como a Hello Bar e para notificações push, você pode usar ferramentas como o Subscribers.

Mas existem várias formas de incrementar suas vendas a partir das redes sociais, inclusive focando em tipos específicos de conteúdo.

Você sabia que se você usar chatbots (bots de mensagem) e postar conteúdo em vídeo, você vai gerar uma média de vendas maior do que se você só postar atualizações de status?

organic sales

Eu sei que parece contraintuitivo, porque é mais fácil direcionar as pessoas para o seu site usando atualizações de status do que criando um vídeo, mas você precisa levar em consideração que os algoritmos das redes sociais favorecem vídeos.

Você também pode otimizar suas vendas escolhendo redes sociais específicas. 

Vendas são uma fórmula complicada. Aumentar sua receita requer muito mais do que apenas focar em tipos específicos de conteúdo que as redes sociais gostam e otimizar suas landing pages.

Para ter uma visão geral, você também precisa analisar as vendas de primeiro e de último contato.

Vendas de primeiro contato são a fonte de tráfego de onde as pessoas te encontraram primeiro. Elas não necessariamente convertem de imediato, mas é como te encontraram primeiro.

first touch sales

Não é nenhuma surpresa, mas o Facebook é o líder quando o assunto são vendas de primeiro contato.

Agora vamos dar uma olhada nas vendas de último contato, que é de onde um visitante vem logo antes de converter. Lembre-se, alguém pode ter encontrado seu site pelo Facebook, mas pode não converter de imediato.

last touch

Claro, o Facebook ainda ganha, mas o YouTube ainda está bem perto, e, surpreendentemente, o WhatsApp está em terceiro lugar.

Faz sentido, já que mensagens de texto têm uma taxa de abertura e cliques extremamente alta. Eu sei que você ainda não usa o WhatsApp para a sua empresa porque é o que mostram os dados, mas você deveria dar uma olhada na API de negócios deles.

social platform

Conclusão

Ao longo dos próximos anos, você pode presumir que os algoritmos das redes sociais vão ficar mais difíceis, tanto da perspectiva orgânica quanto da paga.

Empresas de mídias sociais estão enfrentando fortes pressões governamentais devido a news, questões de privacidade e problemas relacionados a campanhas políticas.

Mas isso não quer dizer que você possa ignorar as redes sociais ou parar de usá-las. Elas não estão morrendo, estão aqui para ficar.

customers find you

Os dados mostram que as redes sociais estão crescendo. Claro, esses sites não estão mais crescendo em um ritmo tão acelerado, mas isso se deve ao fato de a maior parte do mundo já estar em algumas redes.

Elas são eficazes porque as pessoas confiam no que elas veem nesses sites e devem continuar crescendo se resolverem problemas como as fake news.

Se você seguir as dicas acima, você vai conseguir maximizar seu tráfego nas redes sociais e sua receita, mesmo com mudanças de algoritmo pouco favoráveis para você.

Fonte: https://neilpatel.com/br/blog/o-futuro-das-redes-sociais/

Comentários

comentários

Share This