(32) 3061-1694

Você já ouviu o ditado “Nenhum homem é uma ilha”?

É verdade, e é algo que se aplica ao gerenciamento de um negócio de sucesso. Todo negócio precisa de uma coisa importante – mais do que tempo, dinheiro ou conexões.

Todo empreendedor depende de pessoas.

Se você quer ter sucesso em construir um negócio forte e sustentável, vai precisar saber como liderar as pessoas e se tornar um guia excelente para o seu time.

Pesquisas mostram que 80% das pessoas pensam que são líderes melhores do que a média. A má notícia para a maioria dessas pessoas é o fato de que elas estão erradas.

Elas superestimam suas habilidades como líderes, o que cria pontos cegos em seus relacionamentos e dor de cabeça nos negócios. Liderança ruim é um problema difícil de resolver.

leadership coach

Pesquisas também mostram que a maioria das pessoas não gosta de feedback negativo, o que tende a complicar ainda mais as coisas. Essas pessoas não recebem o feedback de que precisam para melhorar, então é difícil para elas se tornarem líderes melhores.

Todo empreendedor precisa de habilidades de liderança.

Toda empresa precisa de um líder; todo empreendedor precisa de habilidades de liderança.

Mas por que os empreendedores deveriam tirar tempo para desenvolver habilidades de liderança para se tornarem empreendedores mais fortes? Será que eles não podem desenvolver as habilidades que precisam para construir negócios de sucesso sem desenvolver habilidades de liderança?

Não, porque a falta de liderança cria um vácuo de liderança.

Quando há um problema, crise ou emergência, as pessoas ao seu redor – funcionários, sócios e acionistas – buscam por um líder forte a quem seguir.

Tom Rath, Barry Conchie e o time da Gallup Research fizeram uma pesquisa com mais de 10,000 seguidores para descobrir o que alguns do líderes mais influentes do mundo agregaram às suas vidas.

Seguidores buscam por um líder capaz de suprir quatro necessidades básicas:

  1. Confiança indica previsibilidade comportamental. Isso significa que as pessoas ao seu redor veem você fazendo exatamente o que você diz que vai fazer. A confiança se desenvolve naturalmente nesses relacionamentos, e é algo que funcionários e clientes buscam.
  2. Estabilidade é sobre consistência. Seus clientes, funcionários, acionistas e sócios querem ver confiabilidade. Os clientes querem ver que você é a mesma empresa da qual eles se tornaram clientes, funcionários querem saber se vão continuar tendo um emprego daqui a seis meses e acionistas querem ver você focado em fazer o negócio crescer. O que importa é seguir o plano.
  3. Esperança depende de estabilidade. Seus seguidores precisam ver que existem boas coisas pelo que se esperar no futuro, que as coisas vão continuar a melhorar, para que possam na visão que você cria como líder deles. Se a esperança é uma casa, estabilidade é a sua fundação. É difícil fazer com que os seguidores acreditem em algo melhor quando não possuem estabilidade no momento.
  4. Compaixão é mostrar que você se importa. A Gallup descobriu que empregados que não possuem amizades próximas no trabalho ou um líder que se importa com eles, não são engajados no trabalho. Isso não surpreende quando você vê que apenas 30% dos funcionários nos EUA realmente são engajados no trabalho.

Veja um exemplo da vida real.

A Toyota decidiu parar de produzir caminhões e SUVs em suas fábricas de San Antonio e Princeton. Uma ação dessas normalmente significa pessoas desempregadas.

Isso criou muito medo, ansiedade e desconfiança. Primeiramente, os funcionários estavam preocupados que iriam perder seus empregos.

A Toyota decidiu manter todos os seus 4,000 funcionários, optando por treinar novamente toda a sua fábrica em vez disso. Isso significa horário de trabalho diário com benefícios enquanto eles aprendem a montar um carro completamente diferente.

Toyota

Esses são os benefícios de boas habilidades de liderança:

  • Fidelidade dos seus clientes, empregados, parceiros e acionistas
  • Funcionários felizes e comprometidos
  • Clientes satisfeitos e felizes
  • Aumento na produtividade dos funcionários
  • Funcionários seguros e confiáveis
  • Aumento nas vendas e nos lucros

O empreendedor de sucesso sabe que precisa de um bom time para ter sucesso. Grandes líderes focam seu tempo construindo as habilidades certas pois elas irão trazer o melhor das pessoas ao seu redor.

Mas quais habilidades são mais importantes? Quais delas farão de você um empreendedor de sucesso?

1. Desenvolva boas habilidades de comunicação

O empreendedor de sucesso entende a importância da comunicação. Boa comunicação faz a persuasão possível, sendo mais fácil transferir sua visão, ideias e paixão às pessoas ao seu redor.

Comunicação é um termo muito amplo. Ao que eu me refiro especificamente quando uso o termo comunicação?

  • Habilidade de pensamento
  • Habilidades de ouvir atentamente
  • Habilidades não verbais
  • Habilidades de escrita
  • Habilidades de apresentação e fala
  • Habilidades de negociação
  • Habilidades em resolver conflitos
  • Habilidades de simpatia e carisma

Quando você não tem as habilidades de comunicação que precisa, vendas e marketing se tornam missões muito difíceis. Vender seu produto aos consumidores, conseguir investidores que apoiem seu negócio, recrutar empregados e construir uma equipe incrível — tudo isso precisa de ótimas habilidades de comunicação.

communication skills

Com habilidades de comunicação, você tem a oportunidade de explicar por quê outras pessoas devem te dar o que você quer e o que você dará à elas em troca.

Veja como desenvolver boas habilidades de comunicação.

Primeiro, deixe sua mensagem clara.

Liderança é comunicação. Pode ser uma conversa entre duas pessoas ou entre muitas. Em qualquer momento, sua audiência quer uma resposta para três perguntas:

  1. O que você está dizendo pra mim? Se você está falando com seu público e eles não entendem o que você quer dizer, não pode ter uma conversa.
  2. Eu acredito no que você está dizendo? Se o seu público não acredita na sua mensagem, não tem nada que você possa fazer para que a conversa vá para a frente.
  3. Será que vou fazer o que você quer que eu faça? Seu público tem o que eles precisam para tomar uma decisão ou fazer o que você quer?

Crie uma abertura que seja imediatamente clara para seu público e livre de ruídos. Dê ao seu público razão clara e atraente para ouvir o que você tem a dizer.

Próximo, pratique a entrega da sua mensagem.

Seu público tem seu próprio modo de falar. Usam termos, gírias e jargões específicos.

Sua mensagem não deve ser nova ou inovadora.

Em vez disso, você deve ser você, alimentando o pensamento, palavras e expectativas do seu público diretamente de volta a eles. Seu público espera que você se comunique através da linguagem e estilo deles.

feed your audience

Finalmente, use o feedback para melhorar sua mensagem.

Use pesquisas para obter críticas do seu público e preste muita atenção às tendências e padrões de comportamento.

Você está procurando por algo específico, feedback acionável que você pode usar para atrair e converter membros do seu público.

2. A habilidade de persuadir outros

Sua habilidade de persuadir outros depende da sua habilidade de comunicação. Quando você é apto a persuadir pessoas ao seu redor, é capaz de mudar suas mentes para que vejam as coisas da sua forma.

Essa é a parte da qual a maioria das pessoas se esquece.

A persuasão é completamente voluntária.

Se os seus clientes, funcionários, parceiros e sócios não querem ser convencidos, não existe muito o que você possa fazer.

Então, como você vai persuadir as pessoas a fazer o que você quer que elas façam quando você quiser que elas façam?

Você encontra as coisas às quais elas dão valor, e então fornece esse valor a elas vez após a outra. Veja como fazer.Primeiro, encontre seu público alvo.

Você está fazendo marketing para clientes, recrutando futuros funcionários ou preparando uma apresentação para capitalistas de risco? Descubra com quem você está falando primeiro.

Comece descobrindo o que você quer.

Se você está buscando investidores, sabe que eles querem coisas específicas de você antes que te deem o que você quer.

Se você está tentando recrutar funcionários incríveis, sabe que eles estão buscando por salário, incentivos e intangíveis.

Identifique o grupo com quem você está conversando e terá uma ideia geral do que é mais persuasivo para eles.

Próximo, descubra o que especificamente convence a sua audiência.

Você está procurando pelos detalhes que eles acham persuasivos. Se você está se preparando para uma apresentação com investidores, dê a eles o que estão buscando.

10 20 30

A maioria dos investidores é incrivelmente ocupada. Eles querem um plano bem pensado que seja curto, conciso e direto.

Por exemplo, se vai apresentar para capitalistas de risco, eles focam em algumas coisas.

  • Há um (grande) mercado para o produto ou serviço que você vende?
  • Você tem uma forte proposta de valor que mostre que seu negócio é único?
  • Você tem uma equipe de gerenciamento forte e com boa experiência?
  • Você tem um negócio viável com clientes, fluxo de caixa e propriedade intelectual?

Seu público geralmente está focado em algumas coisas muito específicas.

Se o seu público é sofisticado, eles aprenderam a buscar por esses detalhes persuasivos, filtrar através de candidatos e tomar decisões rapidamente.

Esta é a parte que novos empreendedores não entendem.

Eles focam a conversa nos detalhes que pensam ser mais importantes. Quando fazem isso, imediatamente perdem a atenção de sua audiência assim como qualquer chance de persuadir seus clientes alvo.Dê ao seu público o que ele quer.

Um erro comum de marketing é dar aos clientes o que eles precisam. Clientes estão mais interessados no que eles querem.

O que os clientes querem?

Resultados! Os clientes desejam os resultados que os seus produtos e serviços podem fornecer. Eles não estão completamente interessados no que precisam.

Um cliente talvez precise perder peso, mas o que ele realmente quer é energia extra para brincar com seus filhos.

A persuasão tem tudo a ver com uma troca de favores. Você dá à sua audiência as coisas que eles querem e, em troca, eles te dão sua confiança, fidelidade e recursos.

É sobre dar aos clientes o que eles querem e precisam.

Como é isso?

Steve Jobs revelou o iPhone original em 9 de Janeiro de 2007 na MacWorld Conference. O que parecia apenas uma boa apresentação era, na verdade, um milagre.

steve jobs miracle

Andy Grignon, um engenheiro sênior da Apple na época, dizia que a apresentação de Jobs foi parte casualidade e parte ideia de gênio.

A maioria das empresas no Vale do Silício fazia demonstrações de produtos genéricas, mas Jobs sabia que os clientes queriam ver uma demonstração ao vivo.

Os clientes não sabiam o que estavam assistindo, mas queriam ver o produto em ação.

Ele fez com que a Cingular Wireless trouxesse uma torre de celular, e então fez com que os engenheiros programassem o iPhone para sempre mostrar cinco barras de sinal (independente da força verdadeira do sinal).

Era tudo parte da imagem perfeita que ele queria projetar aos consumidores.

Jobs praticou por muitas horas por dia durante cinco dias.

Ele praticava tantas vezes porque o primeiro iPhone era cheio de problemas.

O iPhone não podia tocar arquivos de áudio ou vídeo sem travar. Se você navegasse na internet logo depois de enviar um e-mail, o celular travava.

O celular tinha apenas 128 MB de memória, mas os aplicativos estavam incompletos, o que significa que eram grandes e pesadosO iPhone ficava sem memória e precisava ser reiniciado repetidamente.

Jobs sabia que os clientes esperavam perfeição. A Apple tem histórico de sempre elevar o nível, mas ele sabia o que precisava fazer para persuadir seus clientes e fãs.

3.  Use gerenciamento de tempo para priorizar

Gerenciamento de tempo é uma habilidade de liderança que é muito difícil para empreendedores dominarem. É uma habilidade importante quando inicia seu negócio, mas ainda mais necessária para que seu negócio cresça.

Conforme seu negócio cresce, você irá perceber mais e mais demanda do seu tempo.

Você irá precisar aprender a gerenciar seu tempo com sabedoria, mas também como manter seu time focado nos detalhes que mais importam para o seu negócio.

Por exemplo, reuniões são uma incrível perda de tempo quando elas não tem propósito, não tem estrutura ou não são relevantes para aqueles que participam.

Uma fraca administração de tempo é a razão pela qual muitos empreendedores têm dificuldade para completar o que planejaram fazer.

Agora a maioria de nós já está familiarizado com a regra 80/20.

Pareto principle

O economista italiano Vilfredo Pareto criou o princípio com o qual estamos familiarizados hoje em dia. A maior parte das nossas vidas profissionais e pessoais são afetadas pela regra 80/20.

  • 80% da nossa receita vem de 20% dos nossos clientes.
  • 80% dos dos nossos melhores funcionários vem de 20% dos nossos trabalhos de recrutamento
  • 20% das minhas ideias gera 80% do tráfego do meu site.
  • 20% das suas atividades produzem 80% dos seus resultados.

Muitos empreendedores gastam seu tempo com atividades que não são realmente importantes.

Digamos que você tenha uma lista de 10 coisas para fazer que quer terminar. E qualquer momento, há ao menos um ou dois itens a fazer que são muito mais valiosos do que os outros itens na sua lista.

Esses itens a se fazer frequentemente são 5, 10 ou 20 vezes mais valiosos.

Os outros 80% — o restante dos itens na sua lista — precisam ser feitos, mas eles não são tão importantes quanto os outros 20% em que você deveria focar seus esforços primeiro.Por onde você começa primeiro? Comece pela Matriz de Eisenhower.

A matriz de Eisenhower foi criada pelo presidente Dwight Eisenhower. Ele foi um general cinco estrelas que serviu como comandante supremo de todas as forças aliadas na Segunda Guerra Mundial e OTAN, planejando invasões na África do Norte, França e Alemanha.

Ele lançou programas que levaram ao Sistema Rodoviário Interestadual nos Estados Unidos, à Internet via DARPA, à exploração espacial via NASA e ao uso pacífico da energia atômica através da Lei da Energia Atômica.

Ele também encontrou tempo para servir como Presidente da Universidade de Columbia.

Suas habilidades de gerenciamento de tempo eram lendárias.

Veja como você pode usar a Matriz de Eisenhower para drasticamente aumentar sua produtividade.

eisenhower matrix

  • Tarefas urgentes e importantes que você precisa fazer imediatamente
  • Tarefas importantes mas não urgentes que você programa para fazer logo depois
  • Tarefas urgentes mas não importantes que você transfere para outra pessoa
  • Tarefas não importantes e nem urgentes que você elimina

A Matriz de Eisenhower, quando combinada com a regra 80/20, te dá a habilidade de remover, delegar e terceirizar itens de baixo valor.

Como delegar ou terceirizar itens de baixo valor?

Serviços de assistência virtual como o Time etc. ajuda você a remover itens não importantes mas urgentes de baixo valor do seu dia. Veja como começar.

Primeiro, digite seu nome, telefone e email no site da Time etc.

Time etc 1

Agora, crie uma conta.

Time etc 2

Escolha uma categoria.

Time etc 3

Então, fale ao assistente sobre a sua tarefa.

Time etc 4

Você também pode usar serviços como IFTTT e Zapier para automatizar, terceirizar e descarregar tarefas não importantes.

Como remover tarefas não importantes e sem valor?

Pare de fazer tarefas de baixo valor completamente. Ou, se é algo que você gosta, limite severamente o tempo que você passa fazendo esses itens.

4. Não desmotive seu seguidores

A maioria das pessoas odeia o seu trabalho.

Elas odeiam seus escritórios, ambientes de trabalho e seus colegas de trabalho. De acordo com uma enquete da Gallup, isto tem sido consistente na última década.

A maioria das pessoas não está motivada no trabalho, mas o problema não é realmente com motivar ou inspirar dos seus empregados.

Na verdade é sobre desmotivação.

Sempre que as pessoas começam algo novo, elas estão motivadas, otimistas ou felizes. Estão focadas nas suas oportunidades e nas coisas boas que elas irão fazer e conquistar.

Então a desmotivação aparece lentamente.

Qual é a causa de toda essa desmotivação? Comunicação ruim. A grande maioria dos funcionários listou problemas de comunicação como a causa da desmotivação.

people hate their jobs

Os funcionários mencionaram:

  • Líderes não são bons em comunicar coisas positivas sobre o futuro.
  • Eles não são reconhecidos por fazerem um bom trabalho.
  • Líderes falham em comunicar coisas relacionadas ao trabalho — como expectativas, benefícios e prazos — apropriadamente.

Mas não são só os problemas de comunicação. São falhas em todo o relacionamento.

Como isso acontece?

  • Padrões de desempenho pouco claros
  • Aceitando desempenhos ruins
  • Não responsabilizando performances ruins
  • Tratando todos iguais independente de suas performances
  • Criando muitas regras sem sentido
  • Promovendo pessoas não qualificadas
  • Falta de interesse em qualquer pessoa da equipe
  • Nenhum programa de desenvolvimento pessoal

É uma lista longa de problemas criados por fracas habilidades de liderança. Isto é um desastre porque, como vimos, 80% dos empreendedores em posições de liderança de todos os tipos sentem que estão fazendo um trabalho acima de média.

Veja como você faz para não desmotivar seus seguidores

Seja firme, mas gentil.

Uma honestidade dura tende a ser mais dura do que honesta.

Radical Candor é uma opção melhor, dando aos líderes as ferramentas de que precisam para dizer a verdade dolorosa sem insinceridade manipuladora, agressão desagradável ou empatia prejudicial.

candor

Ouça seus seguidores.

No começo, seus seguidores estão procurando oportunidades para compartilhar suas críticas construtivas, experiências e feedback. Eles não vão se sentir sempre tranquilos, então mostre a eles que você se importa com o que eles têm a falar e eles continuarão a falar. Responda sem interesse e eles irão parar de falar.

Não dê um sermão em seus seguidores. Lidere para dar o exemplo.

As queixas sem compromisso, críticas inúteis e o mau feedback desmotivam seus seguidores. A melhor ideia é liderar para dar o exemplo, fazer o máximo de coisas possíveis do qual você gostaria que seus seguidores fizessem.

Seja aberto e transparente..

Mostre aqueles à sua volta que você está preocupado em ser honesto e digno de confiança, mesmo que doa. Bons líderes entendem que a falta de transparência cria desconfiança e insegurança nos seguidores mesmo que eles sejam fiéis

Mostre aos seus seguidores que você se importa.

Seus seguidores — independente se são clientes, investidores, parceiros ou vendedores — querem saber que você se importa.

Mostre que você se importa com o problemas deles e que você está disposto a fazer o que for para ajudar.

microsoft

Demonstre humildade.

Arrogância e desprezo impedem um bom relacionamento.

Grandes líderes focam em servir aqueles ao seu redor com atitudes simples. Eles evitam se aproveitar dos seus seguidores para conseguir o que querem.

Conclusão

Todo empreendedor de sucesso precisa ter habilidades de liderança para comandar um negócio de sucesso. Se você quer construir um negócio consistente e sustentável, precisa de habilidades de liderança.

Muitas pessoas pensam que são melhores líderes do que realmente são.

Tornar-se um grande líder não é difícil, só precisa de muito tempo e prática. Quando houver um problema, crise ou emergência, você precisará de pessoas ao seu redor.

Se você encontrar problemas, precisará das suas habilidades de liderança. Todas as pessoas ao seu redor irão buscar um líder forte.

Como empreendedor, você irá precisar das suas melhores habilidades para criar confiança, estabilidade, esperança e compaixão, pois essas são as coisas que seus seguidores irão buscar em você.

Quais habilidades de liderança você sente que são mais importantes para gerenciar um negócio?

 

Fonte: https://neilpatel.com/br/blog/habilidades-de-lideranca/

Comentários

comentários