(32) 3061-1694

Quando as pessoas querem aumentar suas taxas de opt-in em email, normalmente começam tentando gerar mais tráfego.

Claro, você precisa de tráfego para aumentar a sua lista e sua conversão de email, mas é melhor começar com objetivos que são alcançados de uma forma mais fácil.

Focar em conversões irá aumentar sua taxa de opt-in e fazer sua lista de email crescer mais rápido.

Adicionar tráfego a um site que não faz conversão é como tentar encher um balde que está com um buraco no fundo.

Este artigo vai mostrar como você pode triplicar suas conversões de email em apenas 7 dias!

Aumentando a sua lista de email

Se você já está na área de marketing há algum tempo (na verdade, qualquer período de tempo), você já ouviu falar que construir uma lista de email é essencial para o crescimento de uma empresa online.

Por exemplo, os dados compilados pela Litmus mostram a eficácia do email vs. outros meios de marketing.

A primeira coisa que as pessoas querem fazer é direcionar o tráfego para seus sites. Seu site precisa de tráfego, mas concentrar-se em conversões pode te levar aos seus objetivos de lista de email mais rápido.

Considere o seguinte cenário: você está pagando $0,10 por clique no tráfego PPC para seu site. Você preferiria ter 2.000 visitantes com taxa de conversão de 1% ou 1.000 visitantes com taxa de conversão de 2%?

Se você se concentrar em conversões ao invés de pagar por mais tráfego, você receberá a mesma quantidade de visitantes pela metade do custo.

Adquirir clientes é uma das coisas mais caras em qualquer ramo. Este post irá mostrar várias maneiras pelas quais você pode melhorar suas conversões e aproveitar ao máximo seu tráfego já existente.

Cinco estratégias para triplicar suas conversões  

1. Mapas de calor

Você já quis saber por que seus visitantes saem do seu site sem converter, sem preencher seu carrinho de compras ou acabam presos em uma determinada página?

Os mapas de calor podem mostrar como e por que os visitantes do seu site se comportam de uma determinada forma. Um mapa de calor é um gráfico visual que representa dados usando cores.

Aqui está um mapa de calor do Clicktale.com que mostra os movimentos do mouse do usuário dentro do formulário de inscrição.

Mapas de calor podem mostrar coisas como o rastreamento de cliques, rastreamento de olho, rastreamento de rolagem e claro: o movimento do mouse.

Se seus visitantes passam mais tempo em um determinado local, o mapa mudará de cor – na maioria das vezes de azul (frio) para o vermelho (quente).

Um mapa de calor informará o que você precisa remover, adicionar ou mudar de lugar para aumentar a taxa de conversão da sua página.

Saber onde as pessoas passam tempo em sua página é extremamente importante.

As pessoas não passam da dobra da página

Em 2010, o pesquisador Jakob Nielsen conduziu um estudo de rastreamento ocularno qual ele rastreou os movimentos oculares dos visitantes em uma grande variedade de sites.

Nielsen olhou para 57.453 fixações nos olhos (quando o usuário olha para algo na página por menos de meio segundo).

gráfico abaixo mostra a distribuição da fixação do usuário ao longo de listras com mais de 100 pixels de altura.

As barras representam a quantidade total de tempo que alguém ficou com o olhar fixo em milissegundos (ao invés do número de fixações).

pasted image 0 1612

Nielsen descobriu que os usuários gastavam 80.3% de seu tempo acima da dobra e 19.7% de seu tempo abaixo da dobra.

Conteúdo acima da cobra se refere a tudo que você pode ver em uma página antes que precise usar a barra de rolagem.

Faz sentido o fato de que colocar um call to action acima da dobra teria uma taxa de conversão maior do que um abaixo dela.

Pessoas não olham para banners

Nielsen também realizou um estudo sobre a eficácia das propagandas em sites. Ele descobriu que os usuários raramente fixam o olhar ou se envolvem com anúncios.

Esse fenômeno é conhecido como cegueira de banners. A cegueira de banners ocorre quando os visitantes do site ignoram as partes da sua página que se parecem com anúncios

À medida que as pessoas foram atingidas por anúncios na web por anos, aprendemos a ignorá-los.

A imagem abaixo mostra onde os usuários mais olharam em um site. As caixas verdes destacam as propagandas na página.

pasted image 0 1642

Como pode ver, os usuários raramente olham ou interagem com qualquer um dos anúncios.

Como utilizar mapas de calor

O provedor de software de leilão Penny Softmedia usou o CrazyEgg, um software de mapeamento de calor, para aumentar sua conversão de email em 51%.

Em pouco mais de 12 dias usando o CrazyEgg, o pessoal da Softmedia gerou um relatório de mapas térmicos de mais de 10.000 páginas visualizadas.

Eles notaram que um botão “não clique aqui” e um outro botão para um vídeo de demonstração estavam distraindo os usuários de solicitar um orçamento. A imagem abaixo mostra os resultados do mapa térmico.

pasted image 0 1635

A Softmedia então criou um relatório de sobreposição para identificar quais campos não estavam sendo concluídos.

Aqui está uma imagem do relatório:

pasted image 0 1625

Como todos os campos não eram obrigatórios, eles removeram os campos que os usuários não estavam concluindo para melhorar as conversões.

Resultados

Depois que a equipe de desenvolvimento da Softmedia implementou as recomendações do Crazy Egg em 10 minutos, eles viram imediatamente um aumento da taxa de conversão de mais de 51%!

pasted image 0 1627

2. Crie uma oferta irresistível

Uma das técnicas de marketing mais comuns online é oferecer um brinde em troca do endereço de email de alguém.

Também conhecido como um isca digital, este conteúdo pode ser na forma de um livro eletrônico, um relatório, série de vídeos, MP3, plugin ou qualquer coisa que possa ser entregue na web.

No entanto, mais do que nunca, seus visitantes têm mais opções de onde podem estar online. Isso significa mais concorrência para você.

Para se destacar da multidão e fazer com que os visitantes se convertam, sua isca digital deve incluir uma oferta irresistível.

A maioria das iscas digitais são muito amplas e não oferecem nenhum benefício tangível para o leitor. Para criar uma oferta irresistível, a sua isca digital deve ser valiosa para o seu leitor.

Uma oferta valiosa é aquela que resolve um problema específico para o seu leitor. A maioria das ofertas de opt-in são muito vagas.

Por exemplo, se você possuísse uma padaria e o desejo que seu negócio trouxesse mais dinheiro, qual isca digital você iria preferir?:

  1. 7 dicas para Melhorar o seu Pequeno Negócio
  2. Como adicionar $1.000 de lucro para sua padaria em menos de 30 dias

Você selecionaria, sem sombra de dúvidas, a opção B, pois ela é direcionada e resolve um ponto de dificuldade bem específico.

Olhe para este webinar gratuito para o curso “Seja Publicado” de Michael Hyatt.

pasted image 0 1621

Sua isca digital é resolver um problema específico para uma pessoa específica e eles sabem exatamente o que estão recebendo, qual benefício que receberão, quanto tempo levará para obter o benefício, e que aquela isca digital irá ajudá-los a minimizar qualquer dificuldade associada a alcançar o seu objetivo.

Como criar uma isca digital

  1. Descubra uma dificuldade específica que seus leitores querem solucionar.

A melhor maneira de descobrir uma dificuldade que seus leitores tem é conversar com seus clientes e também clientes em potencial. A partir disso, quais são as questões mais comuns que você recebe?

Com o que seus clientes normalmente precisam de ajuda? Você também pode procurar em fóruns e espaços online como o Reddit para ver quais problemas seus potenciais clientes possuem e quais perguntas eles estão fazendo.

  1. Crie a sua isca digital

Determine o melhor formato para sua isca digital considerando como o seu público gosta de consumir conteúdo.

Eles gostam de assistir vídeos, ouvir gravações de áudio ou ler e-books?

Uma boa maneira de descobrir isso é olhar para o que seus concorrentes estão fazendo e fazer uma engenharia reversa.

Descubra como os cinco melhores concorrentes no seu nicho estão entregando suas iscas digitais e use isso para orientar sua decisão.

  1. Escreva a cópia do seu título

Aqui está uma fórmula simples para criar um título irresistível:

Como [Beneficiar] em [Período de tempo] Sem [Dificuldade]

Por exemplo:

  • Como perder 10 quilos em 2 meses sem dieta restritiva
  • Como saltar 13 centímetros mais alto em 30 dias sem treinos brutos

Você terá que fazer alguma pesquisa sobre o seu público para descobrir quais são seus gatilhos e o que funciona como estimulo para ele. Uma vez que você fez isso, basta aplicar dentro da fórmula acima.

3. Crie atualizações de conteúdo

O mais direcionado é uma isca digital, melhor. Uma das iscas digitais mais efetivas que você pode fazer é a atualização de conteúdo.

É importante certificar-se de que sua isca digital ofereça valor, resolvendo um problema específico para uma pessoa em particular.

Mas como você aumenta as conversões ainda mais? A resposta é a atualização de conteúdo.

A atualização de conteúdo é um conteúdo bônus que as pessoas podem obter em troca de seus endereços de email.

Uma isca digital regular é oferecida a quase todos os visitantes do seu site, mas uma atualização de conteúdo é oferecida aos visitantes que consumiram um conteúdo específico.

Uma atualização de conteúdo complementa algum conteúdo no seu site, basicamente dando ao usuário a chance de tomar uma atitude em um conteúdo específico, imediatamente.

Também pode envolver uma oferta de um conteúdo adicional ou uma ferramenta com mais opções de algo já ofertado pelo seu site.

Brian Dean da Backlinko conseguiu melhorar sua taxa de conversão em 785% apenas usando uma atualização de conteúdo.

Brian decidiu atualizar sua postagem “200 Fatores de Classificação do Google: A Lista Completa”.

Antes da atualização, esta página possuía uma taxa de conversão de .54%.

pasted image 0 1629

Em seguida, Brian criou uma lista de verificação para fornecer aos leitores instruções sobre como tirar proveito dos 10 principais fatores de classificação do Google e adicionou dois CTAs na página.

O primeiro:

pasted image 0 1644

segundo:

pasted image 0 1637

Um mês depois, a página estava se convertendo em 4,82% – um aumento de 785%nas conversões após o rastreamento de 4.700 visitantes únicos.

pasted image 0 1640

Na verdade, essa atualização representou 30% de todos os seus novos assinantes em todo o site no momento em que ele escreveu seu estudo de caso.

São mais assinantes do que 16 de seus outros formulários opt-in combinados. Isso mostra como atualização de conteúdo pode ser poderosa.

Como fazer uma atualização de conteúdo

Auditoria

Para fazer a sua primeira atualização de conteúdo, primeiro você precisa encontrar um pedaço de conteúdo que você vai melhorar.

Para a maioria dos profissionais de marketing, esta será uma postagem no blog. Para tornar a sua primeira atualização de conteúdo bem-sucedida, você vai preferir começar com um objetivo mais fácil de alcançar.

Entre no seu Google Analytics e encontre as melhores postagens no seu site. Essas postagens serão aquelas que obterão o maior número de tráfego e que os usuários passarão mais tempo.

Escolha o seu conteúdo e o formato

Depois de encontrar a publicação que deseja atualizar, você precisará descobrir como você enviará sua atualização.

As atualizações de conteúdo mais populares incluem e-books, relatórios e estudos de caso. Mas a atualização de conteúdo mais fácil para fazer, de longe, é a lista de coisas a serem feitas.

Uma checklist é uma ótima atualização de conteúdo para incluir um blog post de longo  formato. Blog posts de longo formato são uma ótima maneira de gerar tráfego e adicionar valor aos leitores, mas nem todos os leitores gostam de ler posts longos.

Uma checklistr é uma ótima maneira de dar a mesma quantidade de valor aos leitores em um formato mais fácil de se consumir.

Você pode usar ferramentas como o Microsoft Word e o Adobe Acrobat para fazer uma dessas listas em PDF, mas essas são mais burocráticas para o que precisamos.

Tente usar uma ferramenta como a Beacon.by para criar uma lista em 10 minutos. Use cabeçalhos, subcabeçalhos e demais pontos principais de sua postagem para criar sua lista de tarefas que precisam ser executadas.

Adicione formulários opt-ins

Depois de criar sua checklist de objetivos/coisas que precisam ser executadas, você precisará adicionar CTAs à sua postagem de blog já existente.

Você pode adicionar seus CTAs onde quiser, mas é melhor apostar em CTAs no início, no meio e no final da sua postagem no blog.

4. Otimize o seu site para dispositivos móveis

Um dos maiores erros que eu vejo quando as pessoas estão tentando construir uma lista de email é não otimizar seu site para dispositivos móveis.

De acordo com a empresa de análise de dados StatCounter, os dispositivos móveis são responsáveis por 51,3% de todo o uso da internet em todo o mundo, em comparação com 48,7% do uso de computadores convencionais. Os dados são de outubro de 2016.

pasted image 0 1605

Os dispositivos móveis estão se tornando rapidamente o método preferido para que as pessoas acessem a Internet.

Se você está procurando aumentar sua conversão de email, você deve formatar suas landing pages para usuários desses dispositivos. A melhor maneira de fazer isso é através do design responsivo – a página web que se adapta ao dispositivo do usuário.

O varejista online Offspring foi capaz de aumentar sua taxa de conversão de celular e tablet em 15,19%, além de aumentar sua receita de celular e tablet em 102,58% ano a ano.

pasted image 0 1610

A Walmart.ca viu um aumento de 98% nas encomendas a partir de dispositivos móveis e um aumento de 20% nas conversões depois de implementar um design responsivo em seu site.

pasted image 0 1608

O fornecedor de soluções financeiras do Reino Unido, Baines & Ernst, viu um aumento de 51% nas conversões móveis após o lançamento de um site otimizado para dispositivos móveis.

Você pode ver a diferença quando visualizar o site responsivo de Baines & Ernst em computadores e em dispositivos móveis:

pasted image 0 1615

Como tornar seu site responsivo

Se o seu site for criado no WordPress, você está com sorte porque existem vários plugins que você pode usar para tornar o seu site mais amigável aos dispositivos móveis.

Considere o WPtouch Mobile Plugin, por exemplo. Este plugin possui o seu próprio tema WPTouch Pro e sistema de cache que faz o seu site ser carregado mais rápido em dispositivos móveis.

wptouch

Você também pode tentar o Touchy. Esse plugin vai dar ao seu site um cabeçalho móvel incrível, além de menu impecável no seu smartphone.

touchy preview 2 4 01

Depois, temos o Jetpack. Este plugin super leve é ótimo para aqueles com um orçamento apertado e é um ótima porta de entrada para quem está começando agora com os dispositivos móveis.

jetpack plugin

5. Use um pop-up de saída

De acordo com a HubSpot, 64% dos usuários da Internet fazem uso de bloqueadores de anúncios porque acham anúncios algo irritante e intrusivo.

page3.pngt1505099839125width690height460namepage3

A Hubspot também descobriu que 63% dos usuários de internet dizem que os anúncios do tipo pop-up criaram uma experiência online negativa.

page12 1.pngt1505099839125width690height460namepage12 1

Com a maioria dos usuários da Internet não gostando de anúncios e principalmente de pop-ups, você pensaria que esse tipo de publicidade não seria efetivo.

Os resultados mostram o contrário. Pop-ups funcionam, mas para aumentar sua taxa de conversão e manter seus visitantes felizes, você precisa fazer um pequeno truque ao utilizar pop-ups em seu site.

pasted image 0 1613

Ao invés de bombardear seu visitante com um anúncio pop-up assim que ele chegar ao seu site, você pode atrasar o pop-up por pelo menos 20 a 30 segundos.

Tenho visto grande sucesso com o uso de pop-ups de saída. Um pop-up de saída só será exibido quando o visitante estiver prestes a sair do site.

O popup rastreará os movimentos do mouse do visitante e será acionado logo que ele passe rumo ao ponto “X” ou quando se aproximar dos botões de navegação do seu browser.

Se feito corretamente, você pode obter um enorme impulso nas conversões dos pop-ups de saída.

O WPBeginner aumentou suas conversões em 600%, passando de 70 a 80 assinantes por dia para 445-470.

wpbeginner exit intent 1 e1403699823786

O Digital Marketer adicionou 2.689 clientes na sua lista em apenas 14 dias usando uma combinação de pop-ups de retargeting e pop-up de saída.

Optimonk results img8

Utilizando um pop-up de saída

Codificar o seu próprio pop-up de saída pode ser muito complicado. Felizmente, existem várias soluções de software que tornam a criação de pop-ups algo muito mais tranquilo.

As ferramentas a seguir vão permitir que você configure pop-ups em minutos – sem estresse.

Optimonk

pasted image 0 1618

O Optimonk utiliza a tecnologia de retargeting no próprio site para recuperar visitantes que tentam abandonar seu site.

O Optimonk rastreia o comportamento de um usuário em seu site, detecta quando um visitante está saindo e exibe uma oferta direcionada por meio de um pop-up.

Em vez de entregar o mesmo pop-up para cada visitante, a Optimonk oferece uma oferta mais relevante. Esta entrega direcionada será capaz de impulsionar suas conversões.

Leadpages

pasted image 0 1606

Se você está procurando apenas um software para o pop-up de saída, a Leadpages pode ser uma solução muito robusta para o que você procura.

Agora, se você está procurando o pacote completo, você não vai errar com esta ferramenta.

A Leadpages possue um dos construtores de landing pages mais simples da indústria.

Você pode criar belas landing pages em minutos (100% responsivas para dispositivos móveis) com seu criador do tipo “arrasta e solta”.

Você também pode acompanhar as conversões usando análise de dados e criar tanto pop-ups de saída como com contador de tempo.

Optinmonster

pasted image 0 1623

O Optinmonster permite que você crie formulários opt-in, bem como pop-ups de saída.

Você também pode enviar mensagens direcionadas para pessoas em uma página específica, realizar testes A/B e receber relatórios de análise de dados para ver quais dos seus formulários estão sendo executados da melhor forma.

Esta não é, de modo algum, uma lista completa ou definitiva, mas serve como um ótimo início para quem deseja começar a utilizar softwares de pop-up de saída.

Recursos

Existem também outros recursos excelentes que podem ajudá-lo a aumentar sua conversão de email.

ConversionXL

pasted image 0 1636

Fundado por Peep Laja, o ConversionXL é um dos blogs de otimização de conversões mais populares na web.

ConversionXL usa o conhecimento sobre a experiência do usuário, análise de dados, além de otimização para educar seus leitores sobre os métodos de otimização de conversão mais avançados na área de marketing.

KISSMetrics

pasted image 0 1630

A Kissmetrics é uma plataforma de analytics que usa analytics baseados em pessoas para melhorar as taxas de conversão.

A KISSMetrics usa análises de dados comportamentais e automação de engajamento de clientes para ajudar seus negócios a alcançar seus objetivos de conversão.

O blog possui grande riqueza de informações sobre otimizar o processo de conversão e informações sobre como transformar mais visitantes do site em assinantes.

Conversion Rate Experts

pasted image 0 1632

Conversion Rate Experts é uma agência de alto nível com foco em otimização de taxa de conversão e já trabalhou com algumas das marcas mais reconhecidas do mundo.

Marcas que incluem Amazon, Google, Dropbox, Facebook e Apple.

Com mais de 55 vídeos e testemunhos escritos, esta empresa possui um longo histórico em aperfeiçoar as conversões para seus clientes.

No site deles você encontrará uma grande quantidade de conteúdo educacional, incluindo relatórios, artigos e até mesmo um podcast.

Conclusão

O pilar de qualquer negócio online bem sucedido é uma lista de email responsiva.

Crescer sua lista e preenchê-la com os melhores clientes em potencial sempre deve estar no topo da sua lista de prioridades.

Você também quer ter certeza que não está perdendo tempo com estratégias de criação de listas que simplesmente não funcionam.

Como mencionei anteriormente, não faz sentido tentar encher um balde que está com um buraco no fundo.

Trabalhar em melhorar suas taxas de conversão ao invés de aumentar o tráfego pode levar a um crescimento mais rápido da sua lista, e com assinantes mais qualificados.

Você pôde ver que existem excelentes recursos por ai que podem ajudá-lo a aumentar sua conversão de email.

Quando você está fazendo seu negócio online crescer, é fácil de se encantar com objetos brilhosos e táticas duvidosas.

Você sempre deve buscar em seu negócio pelos melhores pontos por onde alavancar ele, onde pode gerar o maior crescimento.

Melhorar sua taxa de conversão é uma das primeiras coisas que você deve fazer quando estiver tentando expandir o seu negócio.

Quais técnicas você usa atualmente para aumentar suas taxas de conversão email?

 

Fonte: https://neilpatel.com/br/blog/aumentar-conversao-de-email/

Comentários

comentários

Share This