Como Atrair Mais Seguidores Nas Redes Sociais (Sem Criar Conteúdo)-teknabox
Como Atrair Mais Seguidores Nas Redes Sociais (Sem Criar Conteúdo)
28 de abril de 2018
O que são Tags?
2 de maio de 2018

5 Estratégias Usando Exit Intent Popup Que Realmente Funcionam

pop up - tekanabox

Você só tem sete segundos para chamar a atenção do visitante no seu site. Sete míseros segundos para transmitir sua mensagem, engajar um leitor, e convencer um possível cliente a confiar em você.

Não importa o quão incrível seja o conteúdo web, a otimização da taxa de conversão (CRO) é difícil. Um estudo recente do Hubspot relata que apenas 22% dos negócios estão satisfeitos com suas taxas de conversão.

Você está entre os 22% felizardos ou entre os 78% que os observam?

Os momentos de atenção do consumidor são curtos e a concorrência digital é disputada.

Todos queremos manter nossos visitantes felizes e engajados. Então como evitar que eles abandonem o barco?

Felizmente, existem algumas estratégias comprovadas para manter o seu tráfego web engajado e interessado no que você tem a dizer.

Eu vou te mostrar cinco estratégias de exit-overlay para converter visitantes entediados em clientes fiéis.

Mas, primeiro, você precisa entender o que constituí um ótimo (ou não) exit overlay.

Por que as suas estratégias atuais de exit-overlay não estão funcionando?
Mais de três quartos dos visitantes que abandonam têm a intenção de voltar ao seu site para continuar o processo de compra, mas menos de um terço desses visitantes realmente voltam.

Isso é uma grande perda de conversões e receita.

Converter leads em clientes continua a ser um dos mais desafiadores e cruciais objetivos dos profissionais de marketing, de acordo com a pesquisa do Hubspot:pasted image 0 209
É aqui que os exit overlays entram em cena.

Um exit overlay (ou exit-intent overlay) é uma tela ou pop-up criado para conseguir de volta o interesse do leitor antes que eles abandonem o site.

Eles aparecem no momento certo – logo antes que o visitante feche a sua página e você o perca para sempre. Aqui está um exemplo:

pasted image 0 196
Feito de maneira correta, eles criam conversões.

De maneira incorreta, eles irritam as pessoas.

Então, qual é o ingrediente secreto para uma estratégia de exit-overlay que atraí as pessoas em vez de afastá-las?

Conheça os gatilhos de saída certos. Quando o comportamento de rolagem ou movimento do mouse do seu usuário indicam a aparição do exit overlay?
Entenda a jornada do seu consumidor. Certifique-se de que os seus exit overlays são sofisticados o suficiente para se ajustarem à informação certa. O seu visitante passou mais tempo vendo preços? Apresente um pop-up de desconto no momento oportuno.
Use contexto para criar uma experiência autêntica. Novos visitantes podem precisar um pop-up informativo. Visitantes retornando já conhecerão sua marca, então é o momento de mostrar um exit overlay mais rápido para mantê-los interessados.
Mantenha simples. Não tente escrever um livro. Os melhores exit overlays são concisos e dão ao visitante um modo rápido de apertar o “x” e fechar o pop-up.
Agora que cobrimo os pontos básicos, aqui estão cinco estratégias de exit overlay comprovadas que você pode começar a criar para melhores taxas de conversão.

1. Faça uma oferta que eles não podem recusar
As pessoas amam coisas grátis.

Seja um e-book gratuito, um cupom ou a chance de ganhar um prêmio, há mais chances do seu visitante ficar por ali se você oferecer algo que faça valer a pena.

Como essa oferta de download de um cliente OptinMonster.

pasted image 0 191
Exit overlays de cupom ou ofertas funcionam do mesmo modo. Um oferece desconto e o outro algo grátis.

Você pode atrair visitantes com a possibilidade de ganhar algo em um concurso ou criar uma combinação de desconto/cupom/algo grátis. Não há uma fórmula errada.

Por que esses exit overlays funcionam tão bem?

Uma das principais razões do porquê visitantes saem de um site é uma simples questão de dinheiro. Eles podem não querer pagar o frete ou o preço total ou pagar qualquer coisa.

É o seu trabalho superar objeções como essas e provar o seu valor.

pasted image 0 212
Um cupom ou uma oferta reduzem as objeções aos preços e funcionam para futuras interações.

Ao oferecer um pouco de conteúdo grátis ou um recurso que o seu visitante possa usar imediatamente (sem que precise gastar nenhum dinheiro), você facilita para que os visitantes confiem em você e retornem ao seu site quando estiverem prontos para comprar.

A lealdade de marca é construída um tijolo por vez. Seja paciente e confie no processo.

Dê uma olhada nesse exemplo do Quick Sprout:

pasted image 0 193
Um desconto de 83% é algo difícil até para o visitante mais fiscalmente consciente ignorar.

É também uma oferta de baixo risco para o Quick Sprout fazer. Eles não apenas ganham receita da compra imediata, como também constroem boa vontade e uma maior probabilidade de vendas futuras.

Picreel, um provedor de software de CRO, ajudou um dos seus clientes a melhorar as conversões em 13% usando um cupom em um exit overlay com um toque:

pasted image 0 203
Em adição a um call to action visível, esse anunciante experiente adicionou um elemento de urgência com um contador “não perca tempo”.

Os visitantes devem agir depressa, ou pagar o preço total. Isso cria o tipo de justificativa mental que pode empurrar os visitantes econômicos ao longo da linha de conversão, transformando-os em clientes.

Não é um site e-commerce? Overlays de ofertas não são apenas para produtos físicos.

Se você está atrás de inscrições para email, uma oferta pode ser a chave.

O WPBeginner aumentou sua lista de inscrição em 600% oferecendo um kit de ferramentas de WordPress grátis.

pasted image 0 207
Um pequeno exit overlay educado. Uma oferta de recursos úteis. Aumento de 600% em inscritos.

Pronto para experimentar?

Primeiro, você precisa encontrar a fórmula certa de exit overlay para você.

Por exemplo, se você está interessado em construir uma lista de email, veja esse exemplo da Invision:

pasted image 0 176
Pelo preço de uma camiseta (o que, coincidentemente, é um marketing gratuito de qualquer pessoa que usá-la), eles podem coletar dúzias de endereços de email para sua lista de inscritos.

Isso significa dúzias a mais de clientes em potencial – todos pelo preço de uma camiseta.

Empresas como a Wishpond podem te ajudar a criar um overlay simples de concurso como esse para que você possa começar a coletar os endereços de email que estão passando pelo seu funil de lead.

pasted image 0 201
2. Crie um apelo emocional
Vamos encarar. É difícil fazer conexões digitais.

Como você constrói um relacionamento com um leitor sem nome e sem rosto?

Primeiro, você precisa conseguir a confiança deles por meio de uma conexão emocional.

A forma mais fácil de criar essa ligação é resolvendo um problema para os visitantes do seu site.

Se eles sentem que as necessidades deles não estão sendo atendidas, que o processo de compra é muito complicado, ou eles não encontram o que precisam já de cara, eles não irão ficar por perto por muito tempo.

É aqui que um exit overlay emocional entra como um super herói, resolvendo o problema do seu visitante (normalmente antes que eles sequer saibam que tinham um problema).

Veja esse exemplo de um varejista online de bolsas meli melo.pasted image 0 179
Omniconvert criou uma hipótese de que se a meli melo desse aos visitantes uma razão para confiar nela, haveria um aumento nas conversões.

Eles fizeram um exit overlay experimental que abordava preocupações comuns sobre compras online.

Funcionou.

Eles viram um aumento de 67% no valor do add-to-cart depois de adicionar um overlay emocional para abordar proativamente preocupações comuns de consumidores sobre taxas de retorno e custos e tempo de frete.

Credibilidade instantânea.

Do outro lado do corredor emocional, não tenha medo de evocar algumas emoções negativas (inofensivas) para influenciar no comportamento do visitante.

Prepare o palco dizendo aos visitantes que não quer que eles percam uma grande oferta.

Crie o problema na mente deles.

Uma vez que o FOMO (fear of missing out) se enraíze, certifique-se de resolver o problema deles de forma rápida e fácil com um exit overlay emocional , como esse do Cloudways.

pasted image 0 180
Com a adição de um contador de tempo e um “Se Apresse” sutil, eles criam o problema percebido de que o tempo está acabando.

Eles não apenas resolvem o problema com um call-to-action claro, como também adicionam a cereja do bolo com uma garantia de retorno de dinheiro em dobro.

Isso garante que o resultado final é felicidade e convence os visitantes de que eles estão tomando uma decisão pela qual eles podem se sentir bem.

Adeus, medo e risco. Olá, felicidade e satisfação.

Aqui está outro exemplo do ConvertFlow de um exit overlay emocional que gerou quase 8,000 leads e $50,000 em receita extra em apenas 2 meses.

pasted image 0 184
Novamente, tem todos os ingredientes corretos para criar todas as emoções positivas e negativas certas – medo de perder algo, a retirada de risco e a garantia de felicidade.

Não subestime o poder da sugestão quando se trata de estratégias de exit overlay emocional.

Para testar quais apelos emocionais funcionam para os visitantes certos, talvez seja necessário experimentar com diversos cenários.

Wall-Street, uma publicação online de investimento, recrutou a ajuda do Omniconvert para testar duas variações de um exit overlay emocional.

No primeiro, eles jogam com o medo de perder informações cruciais, mas eles o emparelham como uma imagem estilo negócios:

pasted image 0 178
No segundo, eles usam uma imagem mais clara e mudam um pouco o texto:

pasted image 0 199
Enquanto as duas imagens ganharam da versão de controle, eles descobriram que a primeira variação teve um melhor desempenho que a segunda, com um aumento de inscrições de 279%.

Qual é a lição aqui?

Conheça o seu público.

Investidores e analistas financeiros responderam mais positivamente à imagem “profissional”. Não assuma que você sabe o que os seus leitores querem. Suposições não convertem.

Teste, ajuste e teste novamente.

3. Estabeleça o óbvio
Quase 70% dos carrinhos de compra são abandonados, mas não é uma inevitabilidade sem esperança.

Não há nada pior do que um visitante passando um bom tempo no seu site, adicionando itens ao carrinho… e então desaparecer sem rastros.

Tente um overlay de notificação para dar um tapinha gentil no ombro do seu visitante e lembrá-lo do óbvio.

“Você tinha a intenção de abandonar esse carrinho?”

“Você esqueceu de finalizar a compra?”

“Nós não queremos que você perca!”

Disfarçado de uma pergunta educada (e normalmente junto com um incentivo), esses lembretes criam a oportunidade extra necessária para trazer seu visitante de volta para completar a transação.

Overlays de notificação são os objetos brilhantes e úteis que atraem o olhar do visitante:

pasted image 0 197
63% da receita potencial perdida de carrinhos abandonados é recuperável. É sua para pegar.

Pegue antes que outra pessoa o faça.

Veja essa overlay de notificação de um dos clientes do e-commerce Picreel’s.

pasted image 0 194
Uma tela simples com um desconto modesto, uma emoção negativa bem colocada e um simples clique, fez com que 64% dos compradores clicassem nesse overlay e se convertessem em vez de abandonarem o carrinho.

Essa é uma grande quantia de receita recuperada.

Convencido?

Empresas como a Picreel, irão te orientar através de uma auditoria da sua estratégia atual, ajudando você a definir seus objetivos e te dizendo como chegar lá.

pasted image 0 205
Ainda não tem certeza sobre se os exit overlays vão funcionar para você?

Aqui estão algumas dicas de overlay de notificação que você pode já tentar:

Mude os seus botões de CTA. Eles são muito sutis? Têm as cores erradas? Faça-os se destacar.
Experimente com as palavras. Se “tem algo no seu carrinho” não está tendo os resultados que você quer, tente algo mais ousado. Adicione um incentivo. Coloque um pouco de humor. Veja o que funciona com o público.
Não se esqueça do mobile. Certifique-se de que seu overlay de notificação funciona em telas menores também. Tenha em mente que você não pode depender de movimentos do mouse para overlays mobile, então será necessário considerar outras ações como switches do navegador e flechas de “retorno”. Taxas de abandono podem chegar a mais de 85% em plataformas mobile.
pasted image 0 188Uma boa regra de ouro?

Navegue pelo seu site com os olhos de um consumidor. Procure por problemas nos seus exit overlays e lembre-se de que qualquer coisa que não rode suavemente no desktop só irá irritar mais os visitantes que usam aparelhos mobile.

Tenha um bom funcionamento em todas as plataformas.

4. Saiba que o timing é tudo
Entender quando se deve adicionar um elemento de tempo na sua oferta de exit-intent é importante, mas é somente metade da batalha.

Nós já falamos sobre incorporar uma contagem de tempo ou um “não deixe o tempo acabar” ao seu exit overlay.

Mas você já considerou o melhor momento para seus overlays aparecerem – independente do tipo?

Overlays bem posicionados podem impedir visitantes de abandonarem o seu site, mas a psicologia por trás disso requer um pouco de pesquisa.

Muito cedo e os visitantes ficarão irritados e sairão.

Por outro lado, se você trouxer o overlay muito tarde, os visitantes se sentirão perdidos e ignorados.

Então como balancear?

Experimente com atrasos no tempo.

Como as taxas de conversão respondem a um atraso de 10 segundos? 15 segundos?

Em qual momento eles começam a cair? Faça alguns testes para acertar.

pasted image 0 210
Em vez de criar um overlay “um tempo funciona para tudo”, tire um momento para entender o comportamento do usuário.

Eles estão realmente indicando intenção de saída com os movimentos do mouse, ou simplesmente procurando por mais conteúdo no seu menu?

Em qual momento você realmente perde eles?

Se é imediatamente depois dos seus pops up de exit-intent, você está um pouco adiantado. Ajuste o seu timing e teste novamente.

Por favor, não faça os usuários lutarem contra o seu exit intent como contra uma mosca chata, quando tudo o que eles querem é pesquisa seu conteúdo no próprio tempo.

Não é uma ciência exata, mas vale o tempo e esforço para tirar vantagem da grande variedade de ferramentas de teste A/B disponíveis.

Como essa do Kissmetrics:

pasted image 0 177
5. Não tenha medo de vendas cruzadas
Exit overlays são um veículo útil para vendas cruzadas e upselling.

Por quê?

Se você já fez a pesquisa certa sobre ações gatilho e comportamento de usuários, você terá uma boa ideia do que os seus visitantes estão procurando e o que procurarão em seguida.

Salve-os um passo e traga-o para eles.

Um exit overlay é uma ótima oportunidade de apresentar informações adicionais, descontos ou produtos que darão mais valor ao seu visitante e criarão outra conversão em potencial para você.

Veja esse exemplo de outro cliente do OptinMonster:

pasted image 0 186
Vendas cruzadas e upselling são responsáveis por até um terço de receita de e-commerce, e, ainda assim, muitos sites se negam a, proativamente, colocar oportunidades para conseguir mais dessa receita.

Não tem certeza de como funciona?

Aqui está um exemplo simples:

Digamos que você vende smartphones.

O seu cliente pesquisa, compara produtos, seleciona um smartphone e o coloca no carrinho.

Antes que eles cliquem para fechar a tela de compra e entrem na tela de checkout, (onde você pode ou não vê-los novamente após a venda), você adiciona um exit overay simples e lembra-os de comprar uma capinha para proteger aquele novo e brilhante telefone.

Algo como esse pop-up do AT&T, por exemplo:

pasted image 0 182
Ainda está comigo?

Você não apenas fez um upselling ao consumidor, mas você proativamente sugeriu uma solução para um problema que eles não perceberam que tinham (deixar o novo smartphone sem proteção).

Você trouxe a resposta antes até mesmo de eles perguntarem.

Esse é só um exemplo, mas é um processo fácil de se repetir não importa quais produtos ou serviços você oferece.

E se o seu visitante começa a sair da página sem fazer uma compra, é o momento perfeito de mostrar um exit overlay com o produto que eles estavam olhando, combinado com um produto complementar.

Dê um desconto, como esse site e-commerce fez, e você provavelmente irá salvar a venda original e melhorá-la com um upselling.pasted image 0 190
Entendeu a essência?

As possibilidades são virtualmente infinitas se você entender a jornada do consumidor para o seu site e usá-la como vantagem com um ou dois exit overlays inteligentes.

Conclusão
Os consumidores estão inundados de escolhas, e parece impossível às vezes conseguir a atenção deles.

Com as taxas de conversão online pairando entre 1-2%, você simplesmente precisa encontrar novas formas de coletar informações e continuar se engajando com seu público até que, eventualmente, eles comprem de você.

É uma maratona, não uma corrida de velocidade.

Muitas pessoas que encontram o seu site por “acidente” nunca ouviram falar de você e não tem porquê comprar de você ou se inscrever na sua newsletter.

Mas, nem tudo está perdido.

Enquanto é um fato que empresas precisam trabalhar mais duro que nunca para manter o tráfego web engajado, existem diversas ferramentas disponíveis para customizar uma estratégia que gere um ROI positivo.

Não importa qual o tipo de overlay que você use, lembre-se de criar um call-to-action forte, oferecer algo de valor, e não deixar o timing ao acaso.

Então se você quer parar de perder tráfego web valioso e de deixar as conversões escaparem entre os seus dedos, comece a experimentar com os exit overlays.

Qual estratégia de exit-overlay você usou para melhorar suas taxas de conversão?

Fonte: https://neilpatel.com/br/blog/exit-intention-popup/

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

Orçamento