(32) 3061-1694

É comun ouvirmos falar de planejamento sempre pela época do final ou começo do ano novo. Contudo, muitos empresários e profissionais de Marketing deixam de fazer o planejamento nesses períodos ou se fazem acabam esquecendo engavetados os controles criados. Porém é valido o exercício de sempre olhar pra frente, sem esquecer de analisar o que já foi realizado e assim trilhar  um caminho para evoluir e conquistar melhores resultados.

Por isso, hoje como convidado aqui no blog da HubSpot Brasil, vou demostrar algumas ferramentas que utilizamos aqui na nossa Agência de Inbound que irá contribuir e permitir analisar as principais métricas da sua empresa e concorrentes e redigir um plano para o seu Marketing Digital. Confira!

O que é um planejamento de Marketing Digital e como criar para sua empresa?

timeline.png

O conceito de planejamento está ligado em se preparar para uma atividade ou tarefa, determinando indicadores como procedimentos, prazos, objetivos, rotinas, comparações, alvos que você precisará para sair da ideia para a ação (ou resultado).

Para o Marketing Digital, a intenção é a mesma, sendo apenas importante entender um pouco mais sobre métricas digitais e entre elas podemos destacar:

  • SEO (da sigla em inglês  “Search Engine Optimization”) que serão indicadores para entender o quanto o seu site está correto dentro as diretrizes para um bom posicionamento orgânico nos buscadores.
  • Engajamento Social que são os indicadores do alcance digital através das redes sociais. Aqui não é apenas olhar para o número de Likes, mas sim entender o tipo de publicação, a rotina, as frequências, o crescimento e o impacto nos seguidores.
  • Força e reputação do site que está muito ligado com o SEO só que vai além, sendo mais voltado para uma classificação (nota) geral do site e autoridade na internet. Ou até descobrir quais são os conteúdos com maior repercussão social.

Cito esses três grandes indicadores por serem os mais comuns, mas existem vários outros que você poderá considerar. Se estiver começando no Marketing Digital, indico as seguintes leituras:

Se você já tem um bom conhecimento nos temas acima, vamos em frente.

Principais ferramentas para um bom Planejamento Digital:

Quando for fazer o seu planejamento, verá que será necessário a utilização de ferramentas para extrair números e insights do seu Marketing Digital e dos concorrentes.

Aqui então listamos algumas ferramentas importantes que utilizamos no nosso processo. Entre elas, algumas são totalmente gratuitas e outras tem versões pagas, mas todas aqui citadas permitem ao menos uma avaliação, mesmo que menor, nas versões free.

#Ferramenta para avaliar SEO = Lipperhey

Existem muitas ferramentas de SEO e não queremos aqui defender alguma como melhor que outra, mas sim indicar a que usamos quando vamos comparar dados de SEO entre os nossos clientes e seus concorrentes.

Usamos o Lipperhey pois, além de diversos dados, ele gera um score final. Para chegar nesse ponto, dados como estimativa de visitantes, social media, indexação, do servidor, se o site é responsivo (ou não), além do SEO On-page. Comparar esse leque de informações é fundamental para entender a diferença nas competições digitais.

#Ferramenta para avaliar Facebook = Fanpage Karma

No mesmo sentido da ferramenta anterior, de não apontar uma melhor, vemos que o Fanpage Karma (que é voltado para as Páginas no Facebook) é ideal por resultar em um Profile Performance, que é um nota final sobre sua atuação nessa Rede Social.

Ele mostra os tipos de publicações, média e frequência de publicações na semana, fãs mais ativos, números totais de fãs, média de crescimento semanal, até o percentual de engajamento.

#Ferramenta para avaliar um site = Website Grader

O Grader da Hubspot faz uma varredura em diversos aspectos do site, como performance,  mobile, SEO e segurança, gerando uma nota final e assim novamente podemos comparar concorrentes por essa nota.

Posso também entender onde preciso melhorar para minha empresa, como por exemplo: tamanho da página, velocidade da página, redirecionamentos, se a versão responsiva está adequada, se títulos, descrições e mapa do site estão bem cadastrados, além de cruzar com o certificado de segurança (que é fator de indexação).

#Ferramenta para avaliar repercussão social = Buzzsumo

Agora saindo um pouco da ótica de pontuação (“scoring”), essa ferramenta permitirá entender as páginas e conteúdos que tem maior repercussão social através do uso dos botões de compartilhamento em suas páginas.

Essa informação é crucial quando investigo o conteúdo da minha empresa com maior aceitação e ainda o conteúdo dos concorrentes. Assim posso ter insights de temas e ações para competir.

#Ferramenta para montar a apresentação do seu Planejamento Digital = Mapa da Jornada Digital

infografico.png

Mapa da Jornada Digital é um gerador de Planejamento Digital que resulta em um Infográfico com todas as informações reunidas.

Nessa ferramenta você poderá se cadastrar gratuitamente e ir respondendo perguntas em três etapas: Objetivos & Personas, Concorrentes & Rotinas e Funil de Vendas.

A intenção do Mapa é te ajudar a registrar o seu planejamento digital (contendo leituras complementares e exemplos de respostas). No final, o formato de infográfico ajudará no compartilhamento com todos os envolvidos. Tudo para que o seu Marketing tenha registrado todas as definições.

E você, como está o seu Planejamento de Marketing Digital para esse ano? Se você gostou desse artigo, compartilhe nas Redes Sociais ou deixe um comentário.

 

Fonte: https://br.hubspot.com/blog/5-ferramentas-planejamento-de-marketing-digital

Comentários

comentários

Share This