(32) 3061-1694

Mais de 800 milhões de pessoas ao redor do mundo usam o Instagram todo mês para compartilhar e visualizar fotos ou vídeos.

Mas elas também usam a plataforma para fazer compras.

De acordo com o Statista, o Instagram vai gerar $6.84 bilhões de receita de anúncios mobile em 2018. Isso é um grande aumento desde os $1.86 bilhões que eles geraram em 2016.

Marcas também recebem quatro vezes mais engajamento no Instagram do que no Facebook. Melhor ainda, 14% dos usuários provavelmente comprarão itens diretamente do aplicativo.

Se você quiser tanto vender seus produtos diretamente quanto aumentar a exposição da sua marca, o Instagram é a melhor plataforma para isso.

Aqui está como você pode criar um Instagram matador para fazer um funil de vendas.

Para começar, você deve integrar o Shopify com sua conta do Instagram para que possa vender produtos diretamente da sua página.

Venda diretamente da sua conta com o Shopify

O Shopify está testando atualmente posts de comercialização do Instagram que permitem aos consumidores comprar itens diretamente do Instagram.

Esse é um conceito similar ao que já vimos com os Pins Comerciáveis no Pinterest.

pasted image 0 482

Com posts comerciáveis no Instagram, você pode transformar qualquer post em um produto.

Lojas de e-commerce podem realizar vendas diretamente do app do Instagram e os usuários não precisarão sair dele para acessar um link externo.

pasted image 0 468

Entretanto, como esse recurso está disponível apenas para algumas marcas como lançamento em fase beta, o LIKEtoKNOW.it é uma alternativa que você já pode começar a usar agora.

pasted image 0 452

O serviço permite aos usuários tirar screenshots para o Instagram e fazer comprar diretamente do app.

Se você quiser mandar seus usuários para o seu site a partir do Instagram, precisa adicionar um call to action (CTA) e um link na sua bio.

Coloque um CTA na sua bio para direcionar os usuários ao seu site

Não há toneladas de lugares para adicionar textos extra ao Instagram.

É por isso que você deve usar todo espaço disponível, como a sua bio, para adicionar textos e links.

Use esse espaço para inserir um CTA que direciona os seguidores ao seu site, como este exemplo da Topshop.

pasted image 0 506

Eles adicionaram um “Clique para comprar” com um link do site deles.

O seu CTA não precisa mandar as pessoas diretamente até a página do seu produto. Você pode usá-lo para promover o que quiser, como um app ou um novo blog post.

Se quiser compartilhar diversos links a partir da sua bio, experimente usar uma ferramenta paga como a Link In Profile. Com essa ferramenta, um único link no Instagram leva o usuário a vários outros links.

Aqui está a aparência de um único link na sua bio:

pasted image 0 457

Assim que um usuário clicar no link, ele será levado até uma página que tem a seguinte aparência:

pasted image 0 493

Outra forma simples de fazer um funil de vendas é trabalhar com influenciadores para criar impressões e aumentar o alcance da sua marca.

Colabore com influenciadores para criar impressões e melhorar o engajamento

A indústria do marketing de influenciadores vale mais de $1 bilhão.

Grandes influenciadores como a Selena Gomez, que possui mais de 122 milhões de seguidores, pode arrecadar mais de $550,000 por post. Kim Kardashian ganha uma média de $500,000 por post.

O custo médio de um post patrocinado no Instagram é muito menor. Cerca de $300.

Desi Perkins é um ótimo exemplo de uma influenciadora eficiente. Perkins trabalha na indústria da beleza e tem mais de 3.6 milhões de seguidores.

Um dos seus posts patrocinados de julho de 2017 recebeu mais de 72,000 likes.

pasted image 0 472

Sua marca pode obter o mesmo sucesso se você criar parcerias com os influenciadores certos na sua indústria.

Você pode usar os seguidores deles para trazer percepção à sua marca ou produto. E já que os seguidores deles confiam neles, não se parecerá com um anúncio. Vai se parecer com uma recomendação.

Para iniciar a sua busca pelos influenciadores certos, use uma ferramenta gratuita como o BuzzSumo.

Insira o tema relacionado ao seu post desejado, vá até a aba de “Influenciadores” e você verá inúmeros influenciadores relacionados entre os quais escolher.

pasted image 0 491

O Buzzsumo te dará estatísticas sobre cada influenciador, incluindo o total de seguidores, relação de resposta e o número médio de retuítes.

Entretanto, só porque um influenciador tem uma tonelada se seguidores, não quer dizer que ele tenha sucesso. Uma grande parte desse público pode ser falso.

É por isso que o próximo passo é digitar o nome de usuário de um influenciador no Social Blade para ver análises sobre ele.

Se o seu número de seguidores é legítimo, você deve ver um aumento estável.

pasted image 0 497

Se há diversos pontos de aumento e de redução de seguidores, eles provavelmente pagaram por uma grande parte desses seguidores.

Quanto maior o número de seguidores de um influenciador, mais caros serão os posts patrocinados. Escolher um usuário com um tamanho bom de seguidores engajados provavelmente é a sua melhor opção.

Seus seguidores também podem aumentar sua brand awareness por você.

Alavanque sua brand awareness com conteúdo gerado por usuários

Conteúdo gerado por usuários é um jeito simples de interagir com seus seguidores ao mesmo tempo em que melhora a exposição da sua marca.

Uma forma simples e rápida de fazer isso é criar uma hashtag compartilhada que incentiva os usuários a compartilhar fotos dos seus produtos.

Por exemplo, a hashtag da Wayfair é #wayfairathome.

pasted image 0 473

A tag está repleta de usuários compartilhando fotos de produtos que compraram da Wayfair.

pasted image 0 465

Marcas podem fazer um repost desse conteúdo e marcar o usuário que postou a foto. Isso te permite conseguir o máximo engajamento possível a partir de uma foto criada por um usuário.

E já que está criando consciência da sua marca, não se esqueça dos anúncios do Instagram. Eles são um jeito óbvio de fazer um funil de vendas. Mas há uma tonelada entre os quais escolher, o que pode ser intimidador.

Foque em buyer personas em cada estágio do funil com anúncios do Instagram

O Facebook Ads Manager cria e administra anúncios do Instagram. Mas você precisa conectar a página do Instagram da sua marca com a página do Facebook dela para começar.

Assim que elas estiverem conectadas, você pode usar todas as opções focadas em anúncios que o Facebook permitir na sua conta de Instagram.

pasted image 0 476

Assim que selecionar o seu público, só o que você vai precisar pagar é o custo por aquisição.

Se um dos seus posts do Facebook recebe muito amor, tente usá-lo para criar um anúncio do Instagram.

Anúncios de história podem aparecer na seção de “Histórias” do Instagram.

Crie anúncios de História em formato de única-imagem e único-vídeo

Anúncios de História do Instagram são os anúncios que os usuários veem estre as Histórias dos seus seguidores. Histórias do Instagram são similares às histórias do Snapchat já que elas desaparecem em 24 horas.

Há tamanhos recomendados de imagens e vídeos no Facebook Ads Manager que você deveria verificar antes de criar um anúncio para o Instagram.

pasted image 0 478

Com anúncios de Histórias, você pode escolher entre anúncios de única-imagem ou único-vídeo.

pasted image 0 489

Ao criar sua campanha de anúncio, selecione “Alcance” como o seu objetivo. Então, escolha “Histórias”.

Anúncios de única-imagem te permitem criar até seis anúncios com uma imagem em cada anúncio. Cada um deles se parecerá com uma História de Instagram comum, mas terá uma tag de “Patrocinado” nele.

pasted image 0 455

Você só precisa fazer o upload das suas imagens. Verifique suas seleções na seção de “Mostrar Opções Avançadas” para habilitar recursos avançados de rastreamento.

Histórias de vídeo-único consistem em um GIF ou um vídeo de 15-segundos.

1499966252 844 this man is taking instagram stories to mind blowing new levels

Para criar anúncios de História de único-vídeo, comece fazendo o upload do seu vídeo ou GIF. Assim como um anúncio de História de única-imagem, você deve verificar suas seleções na seção de Opções Avançadas.

Se você possui mais de 10,000 seguidores, poderá adicionar links às suas Histórias do Instagram.

Isso quer dizer que você pode inserir CTAs nas suas histórias para levar seus seguidores a “deslizar para cima” ou “ler mais”.

Se você quer que seus seguidores vejam um produto, blog post ou uma página do seu site, só o que precisa fazer é inserir o link na sua foto ou vídeo.

pasted image 0 480

Aqui está a aparência de um post que direciona os seguidores a um blog post:

pasted image 0 459

Você também pode incluir hashtags nas suas Histórias.

pasted image 0 470

Tenha certeza de que a hashtag que usar esteja relacionada à sua marca e ao vídeo ou foto que postar.

Além dos anúncios das Histórias, anúncios do feed são outra forma de criar um funil de vendas diretamente na plataforma.

Use anúncios de feed de foto, vídeo, carrossel e de slideshow 

Anúncios de feed do Instagram são feitos de anúncios de foto, anúncios de vídeo, anúncios de carrossel e anúncios de slideshow.

Anúncios de foto são anúncios de única-imagem, assim como anúncios de História de única-imagem, mas eles vão aparecer no feed de fotos do usuário. Você pode criar até seis anúncios com uma imagem cada.

pasted image 0 466

Anúncios únicos provavelmente são os anúncios mais simples de se criar. Comece escolhendo as imagens que deseja incluir.

pasted image 0 467

Depois, adicione uma frase para o anúncio no campo de texto. Você pode escrever até 300 caracteres, mas o Facebook recomenda usar cerca de 125 caracteres por anúncio.

Adicione a URL do seu site se quiser mandar as pessoas para ele a partir do anúncio.

Os campos de Link de Exibição, Título e Link de Descrição do Feed de Notícias não são aplicáveis aos anúncios do Instagram, então você pode deixá-los em branco.

Anúncios de único-vídeo, por outro lado, são feitos de um GIF ou um vídeo.

giphy

Escolha um vídeo na sua galeria ou faça o upload de um novo vídeo para começar. Então, selecione uma thumbnail gerada pelo Facebook ou faça o upload de uma customizada.

pasted image 0 509

Inclua uma frase na caixa de texto assim como o faria em um anúncio de foto. Adicione a URL do seu site e um botão de CTA se quiser direcionar o tráfego até ele.

Você também pode criar anúncios de carrossel e de slideshow. Ambos mostram mais de uma imagem ou vídeo ao mesmo tempo.

Anúncios de carrossel incluem dois ou mais vídeos ou imagens.

pasted image 0 485

Você vai precisar criar cartas para o seu anúncio. É possível adicionar até dez cartas em cada um deles. O título, que é a primeira linha da sua legenda, será diferente para cada carta.

O resto da legenda, por outro lado, permanece igual para todas as imagens e vídeos.

Adicione uma URL de destino para o seu botão de CTA e deixe a descrição em branco. Esse botão será o mesmo para todas as cartas.

Você também deve deixar as seções de “URL Para Ver Mais” e “URL Para Exibir Mais” em branco. Essas servem para anúncios de carrossel do Facebook.

Anúncios de slideshow são basicamente anúncios de carrossel que passam para frente automaticamente. Você pode adicionar até dez imagens a um anúncio de slideshow.

slideshow example

Para criar um anúncio de slideshow, faça o upload de um slideshow já feito ou crie um novo no Facebook Ads Manager.

Você pode customizar a proporção da tela, a duração da imagem e a transição.

pasted image 0 462

Também é possível modificar suas imagens e inserir música.

pasted image 0 499

Assim que escolher uma thumbnail, crie uma legenda e insira a URL caso necessário.

Outra forma única de mostrar seus produtos para fazer um funil de vendas é permitir aos usuários criar seus próprios produtos.

Permita aos usuários criar seus próprios produtos

Se você quiser elevar o nível dos seus anúncios de Instagram, use o anúncio de fotos e navegação interativa.

Com esses anúncios, os usuários podem criar seus próprios produtos customizados diretamente da plataforma do Instagram.

A Mercedes-Benz criou anúncios de navegação interativa que permitem aos usuários construir seus próprios Mercedes-Benz GLA.

O anúncio iniciava com uma página de boas-vindas e dava aos usuários a opção de escolher a cor do seu carro, o tipo da roda, o teto, a grade e mais.

pasted image 0 475

Para cada seleção, o anúncio levava os usuários a uma nova página do Instagram com mais escolhas para o modelo até o carro estar completo.

Você pode criar anúncios de fotos e navegação interativa similares para prender a atenção dos usuários.

Adicione formulários de lead aos seus anúncios do Instagram, também.

Adicione formulários de geração de lead a todos os anúncios

Não importa o tipo de anúncio que você escolher, deve adicionar formulários de lead a todos eles. Assim que criar um formulário de lead, pode reutilizá-lo.

pasted image 0 450

Formulários de lead te permitem criar campanhas para a geração de leads em qualquer anúncio do Instagram.

Esses formulários de lead envolvem um formulário de contato que os usuários podem preencher para entrar em contato com a sua marca ou negócio. Essa é uma forma rápida de obter assinantes para a sua lista de email ou newsletter.

Além de pedir aos usuários o endereço de email ou informações de contato, pode fazer perguntas personalizadas a eles.

Para criar um novo formulário de leads, preencha os detalhes de uma página de boas-vindas como o seu título, imagem, layout e botão de texto.

Depois, selecione suas perguntas, adicione sua política de privacidade ou aviso legal e crie uma página de agradecimento.

Você também pode adicionar o link do seu site para que as pessoas cliquem nele assim que completarem o formulário.

pasted image 0 502

Clique em “Terminar” assim que completar tudo, mas perceba que você não pode mais editar um formulário de lead assim que clicar nesse botão. Se você ainda estiver criando ele, clique em “Salvar” para editá-lo depois.

Você pode fazer o download de leads diretamente do Facebook assim que os visitantes completarem seus formulários de lead.

Também é possível conectar leads a um sistema customizado de administração de relacionamentos (CRM) como o Salesforce ou o MailChimp.

Ao integrar um CRM, você pode fazer o download e usar os leads mais rapidamente do que baixar eles a partir do Facebook, já que o CRM monitora leads em tempo real.

Então verifique o seu desempenho usando a ferramenta de análise do Instagram para monitorar a performance geral da sua página.

Use uma ferramenta de análise do Instagram para verificar seu desempenho

Depois de pôs em prática cada dica desse post e gastar dinheiro com anúncios do Instagram, você vai precisar de uma forma de verificar seu progresso.

Sprout Social é uma ferramenta de análise muito simples que combina ferramentas de gerenciamento com ferramentas de criação de conteúdo.

Com ela, você pode agendar novos conteúdos em todas as suas contas de redes sociais, incluindo o Instagram.

pasted image 0 512

Você também pode ver o desempenho de hashtags individuais ou localizações marcadas geograficamente. Então, é possível comparar o desempenho de cada métrica ao criar um relatório e fazer seu download.

pasted image 0 541

E aqui está a melhor parte: o Sprout Social oferece um período de teste gratuito, então você não precisa pagar por nada para testar todos os recursos.

O pacote Premium custa $99 por usuário por mês para até dez perfis sociais. O Plano Corporativo vai te custar $149 por mês por até 15 perfis sociais. E o Plano de Empreendimento é $249 por mês por até 20 perfis sociais.

pasted image 0 463

Você pode mudar de plano ou cancelar a qualquer momento.

Conclusão

O Instagram é muito mais do que somente uma plataforma de redes sociais. Ele gera bilhões de dólares de receita para marcas anos após ano.

As marcas também recebem quatro vezes mais engajamento no Instagram do que no Facebook.

É por isso que o Instagram é o melhor lugar para fazer um funil de vendas, construir sucesso de vendas e criar fidelidade de marca.

A plataforma te permite construir um relacionamento duradouro, engajador e conveniente com seus clientes.

Por exemplo, você pode vender seus produtos diretamente da sua conta do Instagram ou adicionar um CTA à sua bio para levar os usuários a comprar.

Se o seu objetivo não é levar os usuários até a página de um produto, você pode criar um CTA que os direcione ao seu mais recente blog post ou ao download de um app.

Colabore com influenciadores para usar seus seguidores. Alavanque sua brand awareness através de conteúdo gerado por usuários.

Foque em buyer personas com os anúncios do Instagram para alcançar usuários em cada estágio do seu funil.

Então crie anúncios de Histórias de única-imagem e único-vídeo ou anúncios de foto, vídeo, carrossel e slideshow.

Permita aos usuários gerar seus próprios produtos ao criar anúncios de navegação interativa. E não se esqueça de adicionar formulários de geração de leads a cada anúncio que criar.

Finalmente, use uma ferramenta de análise do Instagram como o Sprout Social para verificar seu progresso.

Se fizer tudo isso, você vai transformar seu Instagram em um funil eficiente que transforma seus possíveis clientes em consumidores.

Como você faz um funil de vendas com o Instagram?

 

Fonte: https://neilpatel.com/br/blog/funil-de-vendas-instagram/

Comentários

comentários

Share This