(32) 3061-1694

A Autoridade de Domínio é uma das métricas mais importantes em SEO. E neste post, você vai aprender a aumentar a autoridade do seu site.

Empresas e profissionais do marketing sempre buscam melhorar o desempenho de tráfego de seus sites.

Para ter eficiência nessa tarefa, o empreendedor digital precisa acompanhar um indicador chamado autoridade de domínio. Ele mostra a força que uma página possui na internet para o ranqueamento em sites de busca, como o Google.

Ter um bom posicionamento nas buscas significa mais tráfego orgânico e mais confiança do público em relação ao seu conteúdo.

Mas, do que se trata esse conceito? Como fazer com que o seu conteúdo tenha autoridade e consiga melhores resultados? Neste texto, você ficará por dentro de cada detalhe. Acompanhe!

O que é autoridade de domínio?

A autoridade de domínio é  uma métrica do marketing digital, desenvolvida pela empresa MOZ, que consegue simular o ranqueamento de um site nos mecanismos de busca a partir de fatores relacionados à autoridade e relevância do domínio.

Ela é conhecida também como Domain Authority, ou DA, e é medida em uma escala de 0 a 100. E quanto mais próximo de 100, mais autoridade o seu site terá e, portanto, mais tráfego orgânico irá atrair. Por outro lado, quanto mais próximo de 0 for o DA de um site, pior será o seu ranqueamento e menos visitas irá receber.

A autoridade de domínio é, portanto, um indicativo que diz se sua estratégia de SEO funciona, permitindo fazer ajustes e observar oportunidades de um melhor desempenho de seu site.

O DA não é a única métrica que permite analisar esse desempenho. Se você se interessa pelo assunto, já deve ter lido também sobre a Page Authority. E para não ficar nenhuma dúvida com esses termos, veja o que diferencia cada um. 

Qual a diferença de Domain Authority e Page Authority?

Os nomes desses dois índices são bastante parecidos e acabam causando certa confusão.

É preciso, porém, saber diferenciá-los. No caso da Page Authority, ela mede a autoridade de apenas uma página, enquanto o Domain Authority contempla todo o domínio e subdomínios. Portanto, mais completo que a PA.

As duas seguem uma mesma metodologia para tentar sempre se aproximar da visão dos robôs do Google para ranquear cada site ou página.

Como consultar a autoridade de domínio?

Para calcular a autoridade de domínio, a Moz desenvolveu um método que analisa alguns aspectos da estratégia de SEO.

Esses fatores levam em conta a idade do site, a reputação – que analisa a quantidade de acessos, por exemplo –, links que indicam o site (chamados de backlinks), links internos e a sua variedade, além da análise distributiva, ou seja, como o conteúdo é distribuído no site.

Algumas ferramentas conseguem fazer essas medição para você. A própria Moz desenvolveu uma extensão para Google Chrome, a MozBar, que analisa as páginas visitadas com relatórios que indicam as principais métricas de SEO. 

Outra ferramenta é o Link Explorer, que um dia já foi chamado de Open Site Explorer. Ele indica quais são os conteúdos da página com melhor desempenho e um relatório completo sobre textos-âncoras e de backlinks.

Por que você precisa avaliar o seu Domain Authority?

Como você já percebeu, analisar a Autoridade de Domínio é fundamental para saber se sua estratégia de SEO está performando bem. E não é só isso. Alguns outros aspectos podem ser percebidos se você analisa o Domain Authority do seu site.

Traçar e avaliar estratégias de SEO

Medindo a sua autoridade de domínio, você pode redefinir a tempo suas estratégias de SEO. Por mais que os resultados das otimizações para mecanismos de busca possam demorar para aparecer, é importante acompanhar essa evolução de perto.

Você pode também realizar novas estratégias de marketing, percebendo as oportunidades da análise constante de suas métricas. 

Comparar com sites competidores

Você consegue analisar a autoridade de domínio de qualquer site. Até mesmo de seus concorrentes.

Essa espécie de benchmarking deixa você por dentro das melhores palavras-chaves usadas no mercado e conferir se as que você usa desempenham da mesma forma.

Escolher bons parceiros para backlinks

Mas, analisar outros sites não serve apenas para monitorar a concorrência. Você pode ainda fazer parcerias para backlinks. 

Antes de fechar uma parceria, é fundamental analisar a autoridade do futuro parceiro. Afinal, um dos vários fatores que o Google analisa na hora de ranquear um site é a qualidade e autoridade dos domínios que possuem link para o seu site.

Como melhorar a autoridade de domínio?

Como você pôde perceber, alguns pontos de sua estratégia de SEO são as impulsionadoras de sai autoridade de domínio. 

E para fazer uma melhoria em sua métrica não é fácil. Na verdade, é preciso atenção em certos pontos e muita prática. Mas existem algumas dicas que podem ajudar a aumentar a autoridade de domínio.

1. Identifique quem são os seus competidores

É sempre bom frisar que o Domain Authority é uma métrica para comparação. E isso só acontece se você souber bem quem são seus principais concorrentes.

Mais do que uma nota alta em autoridade, você precisa ter metas aderentes ao seus principais concorrentes. É olhando para eles que você terá uma visão de onde sua marca deveria estar em nível de DA.

Seus concorrentes são aqueles que aparecem na página do Google após buscas pela mesma palavra-chave que você utiliza em sua estratégia.

Algumas ferramentas podem te dizer com mais precisão quais são seus concorrentes, como o Keyword Explorer e o SEMRush.

Essas plataformas indicam os principais sites que aparecem para determinadas buscas e suas respectivas autoridades de domínio e de página.

Com isso em mãos, você avalia a sua própria métrica e seu posicionamento em relação aos concorrentes, analisando melhor suas metas de crescimento.

2. Analise o perfil dos backlinks do seu site

As backlinks são links em outros sites que direcionam para o seu conteúdo. Esse é um dos fatores que o Google analisa na hora de determinar a autoridade de domínio. Backlinks em sites sem autoridade e com conteúdo irrelevante podem prejudicar o seu posicionamento.

Portanto, faça uma boa análise dos seus parceiros de backlink. Avalie o índice de DA e PA de cada um deles e escolha os mais adequados para a sua estratégia de produção de conteúdo.

3. Faça parcerias com sites com maior Domain Authority que o seu

Ainda sobre o perfil desses parceiros para backlinks, é fundamental que você indique sites que tenha DA maior que o de seu. Desse modo, o Google perceberá que você se preocupa com a qualidade do que oferece ao seu leitor.

Perseguindo ainda uma melhora em sua autoridade de domínio, você pode construir uma parceria melhor com esses sites, para que eles também indiquem seu texto em seus conteúdos.

Um caminho para isso é a criação de guest posts nos sites desses parceiros. Textos que falem sobre um determinado assunto que você domina e indicam alguns conteúdos de seu site.

4. Exclua backlinks de baixa qualidade

E a análise de perfil de parceiros não acaba por aí. Se você priorizar parceiros com DA melhor que o seu, precisa eliminar os de baixa qualidade. 

Além de não indicá-los em seu site, você precisa se certificar que eles também não indicam o seu site no conteúdo deles.

Para fazer esse mapeamento, você pode acessar o Google Search Console e verificar em “links para seu site”, em tráfego de pesquisa, quais os hiperlinks de outros domínios apontam para o seu conteúdo.

Por lá, você pode indicar os links que você não quer que direcionem para o seu site, analisando os DAs e a qualidade do conteúdo que eles criam.

Lembre-se de que esses sites não devem apenas ter uma autoridade de domínio baixa. É importante analisar quais são os mecanismos de melhoria de SEO da página, como a criação de links artificiais ou práticas não confiáveis, como SPAM.

5. Produza conteúdos de qualidade e relevantes

E para que o seu site não seja indicado como um conteúdo indesejado por outros sites, você precisa ter qualidade no que produz. 

Não só por isso, mas tanto Google quanto usuário da internet sempre priorizarão qualidade! E aliada à qualidade, está a relevância. Esses dois quesitos farão com que seu site ganhe atenção de buscadores, de usuários e de parceiros.

Então, estrutura estratégias de produção de conteúdo bem alinhadas com a sua persona. Os seus conteúdos precisam ser úteis e ajudar os usuários em sua jornada de compra.

6. Faça otimizações de SEO onpage

Por tudo que você já leu até agora, percebe que é fundamental ter recursos de SEO bem definidos, sem esquecer das técnicas onpage.

Tratam-se de otimizações feitas internamente, em seu próprio conteúdo, para adaptá-lo aos mecanismos de busca.

Essas melhorias incluem a boa utilização e distribuição de palavras-chave e suas variantes, boa escaneabilidade, linkagem interna e hierarquização de informações por meio de title tags.

Tudo isso permitirá que os algoritmos dos buscadores analisem e qualifiquem o seu conteúdo corretamente, garantindo posicionamento e autoridade melhores.

Use SEO para melhorar sua Autoridade de Domínio

Como vimos neste texto, o Domain Authority é uma métrica essencial para saber como você está posicionado na web diante dos concorrentes. Ela permite que você defina metas e aprimore suas estratégias de marketing.

Melhorar esse índice não é um exercício fácil, mas com prática, você poderá alcançar postos mais altos na página de pesquisas do Google ou de qualquer outro buscador.

O marketing de conteúdo é certamente um bom caminho para você ter melhores resultados com sua marca na web, mas para isso é preciso conhecer todas as nuances que contribuirão para esse sucesso.

Por isso, é fundamental conhecer melhor sobre técnicas de SEO. Esse texto, fará você ter destaque na web e, claro, ter uma boa autoridade de domínio.

Fonte: https://blog.hotmart.com/pt-br/autoridade-de-dominio/

Comentários

comentários

Share This