(32) 3061-1694

Está cada dia mais difícil chamar atenção na internet.

O volume de pessoas que buscam divulgar seus conteúdos, produtos e serviços através do meio digital só aumenta ano após ano.

E com tantas redes sociais, serviços de streaming e de mensagens, a atenção das pessoas é puxada para várias direções ao longo do dia.

Se você é um escritor, empreendedor ou produtor de conteúdo já deve ter notado os seus números oscilando com maior frequência, estou certo?

Pois, eu garanto que vai valer a pena você ficar comigo até o final desse artigo, porque nele, vou ensinar as lições mais valiosas que aprendi ao longo de 10 anos buscando formas de chamar atenção no mundo online através da escrita.

E hoje, com um blog com mais de 20 milhões de visitas, um perfil no Instagram com mais de 300 mil seguidores conquistados somente com a publicação de conteúdos em texto e um negócio digital que fatura alguns milhões por ano, eu posso dizer que sei chamar atenção usando a escrita persuasiva.

Você vai aprender a chamar a atenção, encantar e ganhar a confiança total da sua audiência, mesmo que você esteja começando do zero.

E essa atenção precisa ser cativada logo nas primeiras palavras, primeiro pelo título e depois com um gancho ou introdução que faça o tempo do seu leitor realmente valer a pena.

Os 6  ganchos mais eficientes para chamar atenção do leitor

Textos persuasivos, geralmente com foco na venda, precisam fazer mais do que chamar atenção, deixar uma impressão positiva ou serem divertidos e informativos.

Eles precisam gerar uma ação.

A ação é gerada primeiro por uma resposta emocional e depois por uma análise intelectual.

Nossa mente nos faz acreditar que estamos decidindo com base em argumentos racionais, quando, na verdade, o inconsciente já decidiu e apenas usa a lógica para justificar.

Geralmente, você terá algo entre 100 e 600 caracteres para gerar uma resposta emocional no leitor.

Por isso que a introdução é um elemento tão poderoso, após o título, para chamar a atenção do leitor e fazer com que ele continue lendo até o final.

Ela está ali para seduzir o cliente. E fazer com que ele siga em frente, levando quem sabe a um relacionamento sério.

Vamos conhecer os 6 principais tipos de introduções persuasivas e que não falham em chamar atenção da audiência certa.

1. Oferta Direta

Como diz o próprio nome, esse é um gancho direto, ou seja, tanto o título quanto a introdução deixam claro que aquela é uma oferta.

Só funciona quando já existe conhecimento prévio sobre você ou sua marca e o produto. Imagine se você entrasse nesse artigo, escrito para atrair novos visitantes, ou seja, pessoas que nunca ouviram falar de mim ou da Viver de Blog e, ao invés de encontrar uma introdução explicando sobre o tema, eu decidisse falar sobre uma oferta relâmpago do curso Escritor Milionário?

Não faria sentido algum certo? Você provavelmente voltaria ao Google para encontrar outro artigo que correspondesse a sua busca. No entanto, se esse gancho fizer parte de uma página de vendas direcionada para quem já é cliente da VDB, essa seria uma boa escolha.

Isso porque esse tipo de gancho é usado para falar com possíveis compradores já conhecem o produto, já que vão responder melhor a descontos e ofertas relâmpago.

Como fazer funcionar:

  • Se possível mantenha o texto curto (incluindo o título).
  • Use o gatilho mental da urgência colocando um prazo final para a oferta.
  • Use garantia para quebrar a objeção de quem ainda não conhece o produto.

2. Promessas que funcionam

Esse formato de gancho funciona melhor para chamar atenção de  leads que já estão mais avançados no funil e são mais conscientes do problema que precisam resolver. Precisam de um pequeno empurrão para comprar.

O que seu produto ou conteúdo irá fazer pelo cliente é tão, ou menos importante de como você irá fazê-los se sentir sobre si mesmos.

Veja essa introdução no formato de promessa que fizemos na página de vendas do curso Escritor Milionário:

“Descubra finalmente como ser muito bem remunerado pela sua habilidade de escrever e torne-se um Escritor Milionário.

O treinamento do Escritor Milionário é um método que ajuda escritores como você a ganharem de R$ 3.150 a R$ 12.800 por mês escrevendo o que você AMA.

Com apenas 5 minutos por dia você estará apto a escrever com confiança.

Ao aplicar o sistema completo do Escritor Milionário você será capaz de:

  • Ter um estoque infinito de ideias para sempre ter algo interessante a escrever.
  • Se livrar completamente do medo da página em branco.
  • Multiplicar sua renda em tempo recorde.”

Para criar uma super promessa você deve:

1. Começar com o maior benefício do produto (velocidade, tamanho ou qualidade do resultado).

2. Conhecer bem o que já foi prometido antes e quanto o cliente deseja, para não correr o risco de fazer uma promessa fraca.

3. Saber bem o quanto seu produto supera ou atende às expectativas para não fazer promessas vazias.

4. Ser original e relevante.

5. Ter provas claras que funciona.

3. Solução de Problemas

O primeiro mandamento para convencer o leitor é ser empático. Mostrar que sabe qual é o maior problema da vida dele. E mais ainda, que entende como ele se sente.

Mire nas dores que tiram o sono da persona, porém, tome cuidado na escolha do da dor. Procure por quem está em uma zona de conforto e não em uma situação extremamente difícil, pois uma pessoa enfrentando problemas muito complexos dificilmente irá comprar algo.

Foi exatamente o que fiz no começo desse artigo, quando falei que chamar atenção na internet está cada vez mais difícil e que você pode estar vendo seus números de visitas e vendas caindo dia após dia. Mas não demorei muito tempo no problema, antes de começar a mostrar a solução para você.

E quanto tempo focar no problema antes de falar da solução?

A resposta depende da complexidade e da dor causada por ele.

Para produtos que resolvem problemas simples ou para conteúdos, a solução pode vir já no título.

Para problemas mais complexos, segure um pouco mais e trabalhe melhor as dores que esse problema causa na vida do seu visitante ou cliente antes de mostrar como resolver.

4. O grande segredo

O segredo pode ser a solução ou um problema escondido e não identificado pelo seu leitor.

A ideia é chamar a atenção do leitor com um segredo que só você conhece, que pode ter um nome exclusivo, que gere curiosidade, uma técnica ou método.A intenção é fazer o lead se perguntar: mas o que é essa técnica, método ou segredo?

O segredo precisa ser intrigante e trazer um benefício claro com ele.

Como criar o segredo:

  • Encontrar o segredo no produto
  • Escolher um dos benefícios e criar uma analogia e nome próprio para que pareça novo e secreto.

5. Histórias

Por que histórias funcionam tão bem para chamar atenção, manter o interesse e até levar para uma venda?

Porque tornam as informações mais fáceis de serem absorvidas e lembradas, ao juntar tanto quantidade e qualidade de informações que os outros tipos de escrita não conseguem replicar.

Nenhum dos 5 outros formatos de gancho são tão eficientes e poderosos como o da história.

Todo leitor quer comprar, mas não quer experimentar a sensação de que está sendo convencido a fazer isso.

A história destrói objeções de forma imperceptível, mostra benefícios e a oferta sem que o leitor perceba, afinal ele está emocionalmente envolvido com a narrativa que está diante de seus olhos.

6. Afirmações poderosas

Para essa última forma de chamar atenção logo na introdução, um ingrediente é fundamental: ousadia.

É uma forma de chamar atenção através de uma afirmação com base em um fato concreto ou uma opinião embasada.

Seja como for, o objetivo é gerar uma resposta emocional em que lê, que gere curiosidade e até choque, para que a pessoa continue lendo para ver onde aquela história, ou melhor, o resto do seu texto ou copy, vai parar.

Importante lembrar que esse modelo de introdução pode gerar muitas dúvidas e até objeções no leitor, portanto, é importante antecipá-las para eliminá-las ao longo do resto do seu conteúdo ou da copy.

Um exemplo de uma afirmação poderosa é do livro “Roube como um Artista: 10 dicas sobre criatividade”.

Essa afirmação quebra o senso comum de que a inspiração aparece do nada ou depois de longas sessões de brainstorming.

O autor chegou a essa conclusão usando o mesmo princípio, ou seja, pesquisando o que já havia sido escrito sobre criatividade.

Para chamar atenção, a afirmação deve ser ousada mesmo que não pareça razoável e deve conter uma promessa relevante.

Fonte: https://viverdeblog.com/como-chamar-atencao/

Comentários

comentários

Share This