(32) 3061-1694

Você escreveu tudo que precisava no dia.

Você clicou “publicar”. E outra obra de arte entrou no mundo online.

Cri, cri.

Você vem analisando suas visualizações de página e engajamento nos posts há meses. Parece que você está tendo alguma tração, mas, em vez de comemorar com a sua equipe, você está desapontado. De novo.

“É a escrita, não é?”

Os medos e dúvidas começam a aparecer.

O medo engana.

Todo blogueiro já passou por isso. Todo mesmo.

Procurar sua turma não é fácil para ninguém, mesmo para as maiores marcas.

Todos nós começamos com um público de uma pessoa só. A chave para conseguir que seu site volte a ter tráfego é colocar seus textos na mira do público certo.

É aí que entra o Medium.

Medium para Marketing

A plataforma de publicação Medium.com começou em Agosto de 2012 pelo cofundador do Twitter, Ev Williams, e pode ser seu novo melhor amigo para encontrar seu público e obter mais tráfego para o seu site.

No início, eu tinha minhas dúvidas sobre sua efetividade enquanto plataforma de marketing. Dê uma olhada na minha primeira opinião no meu podcast diário da Marketing School com o Eric Siu, de Outubro de 2016.

O que mudou desde então no marketing no Medium?

Tração.

Se você seguir os passos abaixo, eu vou te mostrar como conseguir seguidores no Medium, que vão gerar mais tráfego ao seu site sem você precisar escrever ainda mais conteúdo ou pagar por tráfego em outro canal.

Todo mundo quer um pouco mais de tráfego no seu site.

Por que não repaginar e republicar seu melhor conteúdo, que seja atemporal, no Medium, para conseguir mais seguidores para o seu site?

O Medium cresceu de 60 milhões de usuários únicos por mês em 2016 para 153 milhões esse ano, de acordo com o SimilarWeb.com.

Números não mentem.

Qual é o seu público alvo? Adultos que trabalham? Estudantes universitários?

Se esse é o seu público ideal, o Medium pode ser o melhor lugar para se conectar com a sua turma.

Dê uma olhada nessas métricas da Alexa.com no Medium.

Alexa to Medium

Mas o problema é que muitos profissionais de marketing são céticos, achando que vão ser punidos pelo Google por publicar conteúdo duplicado.

Basta dar uma olhada nos comentários nesse outro post que eu escrevi sobre fazer seu blog crescer no Medium, e você vai ver o que eu quero dizer.

Céticos por toda parte.

Se você ainda precisa correr atrás de otimizar seu site e desenvolver conteúdo que gere mais engajamento, não saia correndo para o Medium para criar seu perfil hoje mesmo.

A plataforma Medium é um compromisso. Você também precisa manter sua presença e produzir conteúdo de valor para obter sucesso a partir dela.

Assumir mais um canal não é para qualquer um e para qualquer marca – especialmente se você ainda precisa trabalhar no seu site ou se já está tentando fazer coisas demais ao mesmo tempo.

Como você sabe se está fazendo coisas demais?

Para começar, se só a ideia de adicionar o Medium à sua lista te faz querer surtar, talvez seja uma boa deixá-la na sua gaveta de “ideias para o futuro”.

Se você está lendo isso e pronto para começar, o Medium dá um formato super fácil para redatores e editores.

Eu vou tentar facilitar aqui também.

Eu vou te mostrar como aumentar seus seguidores em 1.000 ou mais em 30 dias e obter tráfego de mais de 40.000 visualizações de página.

Combinado?

Mas antes, você quer saber como o Buffer está usando o Medium para gerar mais tráfego para o site deles — sem escrever conteúdo inédito?

Parece bom de mais para ser verdade, não?

Veja como eles fazem isso.

1. Seu público te espera no Medium

Eu sei o que você está pensando: “Lá vem outra plataforma que eu não controlo, como o Facebook, Twitter e LinkedIn, onde eles querem que eu publique o meu conteúdo para o público deles”.

Verdade.

Eu entendo. É natural ter ressalvas quanto a investir tempo e energia em uma plataforma que amanhã mesmo pode mudar o jeito que eles distribuem seu conteúdo.

Ninguém quer voltar à estaca zero depois de investir tempo e energia em uma nova plataforma.

Foi isso que a equipe do Buffer teve que decidir.

Se jogar ou continuar sozinhos?

Eles optaram por publicar seu conteúdo já existente no Medium e até criaram sua própria marca para publicações — Buffer Stories.

Vamos falar mais sobre publicações mais tarde.

Buffer Medium

A equipe do Buffer quis entender como obter mais do Medium.

Como outras marcas e editores, a equipe do Buffer decidiu desenvolver publicações na plataforma para expandir o que eles já vinham fazendo no Buffer blog.

Às vezes você precisa estar disposto a experimentar um pouco.

O que a equipe do Buffer descobriu foi que, quando você reposta conteúdo antigo e atemporal, você ainda tem o potencial de aumentar suas visualizações em 1215%.

Buffer Spike

Passar de mil a 12 mil visualizações diárias quase que da noite para o dia?

Eu surfaria nessa onda de visualizações de conteúdo atemporal.

Você está obtendo 153 millhões de visitantes no seu site todo mês? Provavelmente não.

Mas o Medium está.

A maioria de nós sonha com esse tipo de tráfego nos nossos blogs ou sites.

Investigando um pouco, eu tentei descobrir como as pessoas estão escrevendo na plataforma.

Ficou curioso?

Eu com certeza estava. Eles me ganharam com “153 milhões de visitas”.

Você gostaria de obter resultados como Mitchell Harper, que conseguiu mais de 5 mil seguidores e 260 mil visualizações em apenas 30 dias no Medium?

Mitchell estava um pouco hesitante em compartilhar a fórmula do sucesso dele na plataforma.

O que ele percebeu, no entanto, é que mesmo pessoas que não têm um público grande podem compartilhar uma ótima história e ser vistas por centenas de milhares de leitores.

Ter seguidores e aparecer em uma publicação famosa com certeza ajuda, mas conteúdo de qualidade é recompensado na plataforma Medium.

Esteja disposto a fazer um investimento adiantado de tempo com o seu conteúdo já existente e você pode obter resultados parecidos com os de Mitchell Harper e outras pessoas que se deram bem publicando no Medium.

Dica: Para ver uma estimativa de quantas pessoas estão na plataforma, depois de configurar seu perfil e começar a seguir mais gente, você automaticamente estará seguindo as leituras recomendadas pela equipe do Medium.

Clique na sua foto na parte superior direita e depois em ‘Perfil’.

Agora clique em ‘Seguindo’ e desça até ‘Equipe Medium’. Parece que há, atualmente, 14,4 milhões de contas de usuários ativos.

MMR Followers NP

Esse post da Kissmetrics no Medium, de 2014, estimou 625 mil usuários ativos usando uma tática parecida, de olhar o número de seguidores da coleção “Escolha dos Editores”, que todos os usuários seguem.

Se minhas contas estiverem certas, a plataforma cresceu de 625 mil a 14,4 milhões (ou 2200%) nos últimos quatro anos.

Qual o nome disso? Tração.

Na verdade, esse é um crescimento bem expressivo para um site que já tinha acumulado 625 mil usuários ativos por mês há só alguns anos.

O Medium se vende como uma plataforma de escrita e descoberta.

A plataforma, de acordo com o Alexa.com, tem um público, melhor do que a média, de leitores e autores de nível universitário que trabalham e usam a plataforma e visitam o site todo mês.

São profissionais com formação acadêmica, na faixa altamente desejável dos 18 aos 34 anos.

AgeDistrubution

Parece que não há dúvidas, se o que você quer é colocar sua mensagem na frente de profissionais com formação acadêmica.

Então o que está te impedindo de republicar parte do seu conteúdo já existente?

Do meu ponto de vista, existem duas preocupações relevantes que se pode ter quanto a publicar seu conteúdo no Medium hoje mesmo.

Eu entendo.

Ambas as preocupações são válidas. Todos nós sabemos dos riscos de ter uma plataforma de terceiros tirando vantagem do nosso conteúdo para o público deles e depois mudar as regras sobre as nossas marcas e redatores.

Território alheio traz seus riscos.

O problema que sempre aparece entre os meus leitores é a possibilidade de o Google te penalizar por veicular conteúdo duplicado na plataforma.

Eu vou falar mais sobre isso já, já, mas deixa eu dar um spoiler: o Google não te pune por duplicar seu conteúdo no Medium.

Deixa eu repetir. O Google não te pune por veicular seu conteúdo já existente no Medium.

Eis a prova, diretamente do Medium:

“As jornadas de publicação e postagem cruzada do Medium adicionam automaticamente links canônicos para proteger seu conteúdo original, postado fora do site. Isso significa que o Medium só vai alavancar — não canibalizar — seu SEO.”

Alavancar! O Medium pode alavancar o seu SEO!

Uma melhora no SEO é sempre uma boa, certo?

E a segunda preocupação sobre manter o controle sobre seu público em uma plataforma de terceiros?

É um risco. Sempre será.

Eu vou falar das estratégias que podem ser usadas para aproveitar o Medium para aumentar seu número de seguidores na plataforma e gerar tráfego para o seu site externo num piscar de olhos.

Mas você tem que dar esse primeiro passo.

2. Entre no Medium agora

Se você é novo no Medium, o Buffer publicou no blog deles um guia excelente para começar a usar a plataforma.

Buffer Getting Started

Isso vai te ajudar a começar como uma organização de marketing ou um blogueiro independente que está considerando dar uma chance para o Medium com o seu conteúdo.

O post entra em bastante detalhes sobre a plataforma para novos usuários e dá algumas dicas úteis.

Uma das funcionalidades da plataforma que eles mencionam no post (e que não é suficientemente divulgada) é como eles gerenciam os comentários.

Os comentários ficam na lateral, e não no fim, como na maioria das plataformas.

Eu gosto bastante de anotações na lateral.

Você também pode usar essas anotações para colaboração no Medium. Seus seguidores não só vão ter um gostinho, mas também receber crédito por contribuições que sejam aproveitadas na versão final do post.

Eu também fiz um post sobre conteúdo para blogs no Medium que pode ser útil para você. Ele vai te guiar ao longo das melhores e mais simples práticas para um melhor trabalho de blog no Medium.

Você precisa se cadastrar primeiro.

É fácil começar a usar o Medium, seja se cadastrando de um celular, tablet ou computador.

MMR GetStarted NP

Siga as instruções depois de clicar no botão ‘Começar’. Você também pode logar com a sua conta do Facebook, Twitter, Google, ou email.

Ev Williams certamente beneficiou usuários que usam sua conta do Twitter para logar.

Quem não quer saber o que seus amigos e seguidores do Twitter estão lendo e curtindo assim que entra na plataforma?

O Medium é uma plataforma de descoberta que tenta exibir o conteúdo de qualidade mais relevante que atenda aos seus interesses pessoais.

Durante essa configuração, você informa a eles algumas áreas de interesse iniciais. O algoritmo está sendo constantemente melhorado – como o que você vê com as suas preferências de conteúdo no Netflix.

Usuários ativos da plataforma vão descobrir seus textos e conteúdo no mesmo processo de seleção de interesses pelo qual você passa ao se cadastrar.

Como redator, você vai marcar seu conteúdo para se adequar a essas áreas de interesse ou conforme você publica suas matérias em uma publicação dividida em categorias editoriais de conteúdo.

Eu vou falar por que publicações são importantes na próxima seção.

Você pode começar a publicar imediatamente, seja pelo processo de importar textos ou escrevendo na interface deles – que é bem elegante e com boa usabilidade.

É simples, com bastante espaço em branco para dar asas à sua imaginação, bem como ferramentas para adicionar imagens e outros tipos de mídia rapidamente.

Writing Medium

Há um tempo, parecia que o Medium estava indo na direção do Facebook no que se refere à estratégia de monetização deles.

Isso certamente teria um impacto em como os profissionais de marketing podem e vão usar a plataforma para o marketing do seu conteúdo.

Esse recente foco nos redatores pode deixar alguns profissionais de marketing decepcionados com as últimas mudanças.

atual direção que o Medium tomou, no entanto, prioriza usuários em relação a anunciantes.

MMR MediumUpgrade6 NP

Só com o tempo vamos saber se isso vai mudar. Mas uma coisa é certa: conteúdo de qualidade, ideias originais e textos cativantes são notados na plataforma.

3. Mande bem no Medium 

Se você quer ter sucesso no Medium, tudo começa com bons textos. Os leitores avaliam com sua atenção e seus “aplausos” na plataforma.

Você pode aplaudir uma vez — como um “aplauso de golfe” digital.

Ou aplaudir várias vezes alguma coisa que você realmente goste.

Eu não testei os limites, mas as instruções dão o exemplo de 40 vezes — isso é que é aplauso.

Como editor e pessoa que fala em público, é legal ser aplaudido de pé – mesmo que de forma digital.

O Medium também tem algumas orientações para novos editores.

Ninguém está mais próximo da informação do que o próprio Medium, então eles sabem o que funciona.

Dica Avançada: Quando você republicar seu conteúdo ou escrever algo novo no Medium, não se esqueça das tags.

Elas são fundamentais para a descoberta na platforma. Muitos bons redatores não dedicam tempo suficiente a elas.

Seja descoberto usando ótimas tags que correspondam ao seu conteúdo.

Orientação é sempre bom, principalmente se estamos nos arriscando em algo novo.

Eu reparei que, na plataforma, tem uma quantidade enorme de recursos como esse, que oferecem dicas práticas para aumentar seu público na plataforma.

Você vai ver que as 35 dicas práticas que foram publicadas por esse autor te oferecem algumas maneiras criativas de ressuscitar artigos antigos, como conteúdo que você publicou no passado.

Tips on Medium

Se você já tem algum conteúdo que seja atemporal, o Medium é uma ótima plataforma para republicá-lo e alcançar um novo público.

A ferramenta para importar seus textos é uma ótima maneira de começar.

Se você perceber que seu conteúdo não está obtendo seguidores, visualizações ou aplausos, pode ser que você precise dar uma polida para fazer seus textos brilharem na plataforma.

Faça o teste.

Tomara que seus valiosos arquivos de qualidade já estejam prontos para serem divulgados.

Você precisa de três coisas para conseguir mais seguidores enquanto contador de histórias no Medium:

  1. Um ótimo título
  2. Um texto interessante
  3. Formatação cuidadosa

Você investiu todo esse tempo e energia no post e criou o título perfeito. Fotos ou imagens bonitas podem ser determinantes para o sucesso de um post.

Uma imagem vale mais do que mil palavras, não é?

Pinte com fotos.

Esse autor usou as ferramentas de formatação do Medium para dar aos seus leitores algumas referências visuais interessantes para prender sua atenção ao texto.

BeautifulStories Medium

Depois que você termina de publicar os textos, começa a fase de avaliação e otimização. A ferramenta de analytics dentro da platforma vai te ajudar a monitorar o engajamento com as suas publicações.

Statistics Medium

Nós já falamos como o Medium está crescendo como plataforma de publicação.

Quase todas as novas aplicações sendo desenvolvidas na plataforma são para editores e redatores.

Se publicações são uma maneira chave de conseguir que seu público descubra seu conteudo, você não quer uma aplicação que te ajude a encontrar as melhores e maiores publicações?

A resposta é sim.

The Startup é uma das publicações mais famosas da plataforma. Você pode ver quais publicações têm mais seguidores no Toppub.xyz no Medium para te ajudar com a sua pesquisa antecipada.

Toppub xyz

(Só para constar, a aplicação para descoberta de publicações não é diretamente afiliada ao Medium.)

Depois de aperfeiçoar seu conteúdo já existente para colocar no Medium, você precisa gastar um tempinho pesquisando quais publicações combinam com os seus leitores ideais. O Toppub.xyz é um ótimo lugar para começar.

Bons textos descobertos em uma publicação direcionada para o seu público com certeza é uma ótima maneira de desenvolver seu conteúdo.

E eu estaria sendo relapso (e provavelmente encrencado com o Ev Williams) se eu não falasse das redes sociais.

Aproveite as ferramentas de compartilhamento nas redes sociais que vêm com o aplicativo.

Links para esses canais vão te ajudar a alcançar um público mais amplo e aumentar suas chances de conseguir novos seguidores.

Seus seguidores no Medium normalmente não são os mesmos do Facebook ou do Twitter.

Eu sei o que você está pensando.

Divulgar links para o seu conteúdo do Medium em Tweets e posts em outras plataformas não está gerando novos seguidores para o seu site.

Mas vai.

Você também pode localizar usuários do Medium em outras plataformas e direcioná-los de volta para o seu conteúdo no Medium.

Sim, vai te custar algum tempo e esforço, mas, se você está construindo seu público na plataforma, isso só vai te ajudar a aumentar o número de seguidores se feito corretamente.

Por último e certamente não menos importante, é a obtenção de emails dentro da plataforma.

No fim dos seus posts, você quer obter alguma informação, certo?

As estratégias que você aplica em outras plataformas não mudam no Medium. Endereços de email são o santo graal.

Upscribe é uma ferramenta de captura de emails exclusiva para o Medium.

Upscribe MediumScreenshot

Eles têm diversas opções e planos para incluir formulários no seu conteúdo do Medium para capturar emails.

Você nunca consideraria não ter uma ferramenta de captura de leads no seu blog, para conseguir que os leitores se inscrevam para receber newsletters ou entrar na sua lista de emails — por que você não usaria uma ferramenta como o Upscribe no Medium?

Dê uma chance e veja quantos endereços de email você consegue pegar no seu primeiro mês.

Conclusão

Empresas de marketing sempre querem um pouco mais de tráfego, certo?

Quando um canal cresce rápido como o Medium cresceu nos últimos seis anos, não se pode ignorar o potencial para aumento de tráfego e leads para nossos sites, quando se usa a plataforma deles como nossa plataforma.

Abrir mão do controle de conteúdo para um terceiro não é o sonho de nenhum profissional de marketing, mas os benefícios superam os custos, no caso do Medium.

Eu sei que eu precisei reavaliar minha opinião inicial depois de acompanhar seu crescimento e sucesso.

Quando dizemos “sim” ao Medium, pode ser que tenhamos que dizer “não” a outra coisa.

E tudo bem.

Repaginar seu conteúdo sem penalidades do Google por duplicar torna ainda mais fácil a decisão de começar a se beneficiar dos públicos que convergem no Medium.

Eu estou pronto para dizer “não” a ficar esperando que o público certo me encontre através de busca e anúncios pagos.

Você está pronto para seguir a deixa do Mitchell Harper’s e conseguir milhares de novos seguidores e visitantes para o seu site nos próximos 30 dias?

Comece a usar o Medium na sua estratégia de marketing repostando seus textos na plataforma.

É fácil assim.

Fonte: https://neilpatel.com/br/blog/medium-marketing/

Comentários

comentários

Share This