(32) 3061-1694

Quando se abre uma empresa, um dos maiores erros é não saber qual é o seu público alvo ou acreditar que qualquer público é o seu.

Saber definir qual é o seu público alvo é fundamental para direcionar seus esforços de marketing e vendas de modo mais eficiente, garantindo uma aproximação mais personalizada.

Público-alvo trata-se de um grupo específico de consumidores ou organizações que compartilham um perfil semelhante e por isso devem ser o foco das ações de marketing e vendas da sua empresa, uma vez que estão mais dispostos a adquirir os produtos/serviços que ela oferece.

Um exemplo: Se o seu produto fosse perfumes, você teria que segmentar de diversas formas para atingir o seu público.

Para definir o perfil do seu público, é preciso definir: comportamento de compra, hábitos de consumo, classe social, dados demográficos, condição socioeconômica, faixa etária, gênero, preferências, dentre diversas outras possibilidades.

Quanto maior o número de informações, mais fácil será definir o tipo de marketing que deve ser feito. E por consequência, você evitará investir recursos em ações mal direcionadas, direcionando melhor os gastos da empresa.

 

Como definir o público alvo

Para isso, você pode preencher alguns critérios existentes que ajudam a fazer isso mais facilmente, como:

Consumidor final ou empresas: Seu produto é para empresas ou pessoas físicas?

Geografia: De onde são as pessoas que compram de você? Elas vivem próximas? Estão de e passando pelo local?

Demográfico: Para entender o perfil demográfico do seu público, pode ser que você tenha de responder algumas perguntinhas, como:

Gênero: Feminino ou Masculino?

Idade: De 0 a 2 ; 2 a 6; 6 a 10; 10 a 12; 12 a 18; 18 a 25; maiores de 65 ou outras formas de segmentação

Classe Social: A, B, C, D, E – avaliação a faixa salarial dessas classes

Nível de educação: superior, médio ou até algum curso especifico

Estado civil: Solteiro ou Casado

Características psicológicas: Características comportamentais exercem um peso muito maior para a compra. Quais são do seu público?

Geração: Geração X, Geração Y, Baby Boomers ou Millenials

Ciclo de vida: Assim como características comportamentais, estar em um determinado momento de vida pode exercer grande influência. Como um casamento, gravidez, faculdade, entre outras.

 

Não é simples e nem fácil definir o seu público alvo. Mas é necessário para evitar gastos desnecessários e tempo perdido.

Ficou com alguma dúvida sobre esse ou outro assunto relacionado? Envia aqui, vamos explicar para você!

 

Equipe Teknabox

Comentários

comentários

Share This