(32) 3061-1694

O Instagram é uma das plataformas digitais que facilitam a vida do pequeno empreendedor ao tornarem o marketing e a publicidade mais acessíveis. Com o grande uso de redes sociais pelos consumidores, o dono do negócio não precisa gastar muito dinheiro para conseguir chegar a mais pessoas e, consequentemente, conquistar novos clientes.

Quem tem um perfil no Instagram conta com uma ferramenta muito legal para engajar os seguidores: o story – um tipo de publicação que fica disponível por apenas 24 horas. Fazer stories criativos é uma estratégia para quem quer bombar o perfil no Instagram e conquistar novos clientes sem gastar muito dinheiro.

Disponível para celular com Android e IOS, a função Instagram Stories permite a publicação de vídeos rápidos, fotos e outros tipos de mensagens com texto, gifs e recursos de localização e marcação de perfis. Todos os usuários, independentemente se são seguidores ou não da sua marca, poderão ver os stories. 

Dentro das estratégias de marketing digital do pequeno empreendedor, o Instagram Story é uma ferramenta capaz de conquistar novos seguidores e possíveis consumidores, com um custo menor do que o investimento no chamado feed da rede social, onde são postadas as fotos que ficarão visíveis permanentemente no perfil do seu negócio, já que os stories podem ser feitos de uma maneira mais leve, descontraída e rápida para aproximar o cliente do dia a dia da sua empresa. 

Para fazer stories que vendem é preciso conhecer todos os recursos que a rede social oferece e também ficar de olho no que outras pessoas estão fazendo. Para quem não quer perder nenhuma novidade no aplicativo, vale seguir o perfil oficial do Instagram e o blog voltado exclusivamente para os perfis de empresas na rede social.

Quer bombar o seu perfil profissional? Confira as 14 dicas que separamos para você fazer stories criativos:

1. Sempre capriche nas imagens (sempre mesmo)

O Instagram é uma rede social que nasceu para as pessoas compartilharem fotos e vídeos, por isso é muito importante sempre caprichar na qualidade das imagens e gravações. Prefira as fotos e vídeos que estejam nítidos e com bom foco. Lembre-se que esse é o momento de fazer o cliente se interessar pelo seu negócio e continuar assistindo os stories!

2. Mostre os bastidores do seu negócio

A presença de empresas no Instagram não acontece à toa. Os usuários realmente acompanham perfis profissionais de marcas que gostam e que são ativas na rede social. E uma forma de fazer stories criativos que conversem com o seu público é mostrar o dia a dia da sua empresa, sem filtros, como se fossem imagens de bastidores.

3. Conte a história da empresa

Este tipo de story pode ser único e ficar salvo nos destaques do perfil da sua empresa: como a ideia de negócio saiu do papel? Conte essa história para os seguidores, com fotos, textos curtinhos ou até mesmo em vídeos gravados pelo próprio dono do negócio. 

4. Divulgue produtos e serviços

Assim como o feed, os stories também podem ser usados de maneira criativa para se tornarem uma vitrine dos produtos e serviços do seu negócio. Para evitar repetir o mesmo conteúdo de um post fixo dentro do story, prepare publicações com focos diferentes.

É possível, por exemplo, anunciar a chegada de um lançamento pelos stories alguns dias antes da data como uma preparação para o público ficar de olho no perfil da sua empresa.

5. Explore os recursos do próprio Instagram

Você cria o contéudo e o Instagram te dá algumas opções para você passar a sua mensagem para os clientes. Explorando os recursos próprios da rede social já é possível encontrar uma série de ferramentas para criar stories profissionais e divertidos! Os principais são:

  • Ao vivo: pelo Instagram Stories é possível entrar ao vivo para seus seguidores em vídeo. Ao escolher essa opção, a plataforma automaticamente envia notificações para algumas pessoas sobre a sua ação
  • Cenas: com essa ferramenta você faz uma sequência de pequenas cenas para criar stories profissionais e criativos. Dá pra colocar música e mudar a velocidade da gravação, por exemplo. 
  • Gifs: os queridinhos da internet podem ser tanto um plano de fundo para o seu story quanto como um pequeno detalhe divertido.
  • Boomerang: sabe aquele pequeno vídeo que fica repetindo uma mesma cena? Esse é o boomerang, que rende postagens muito divertidas se bem criadas!
  • Filtros: não tem como deixar de falar sobre como fazer stories criativos sem citar os filtros. Eles podem ser usados tanto como estilizações de fotos quanto como máscaras e sobreposições divertidas em vídeos.
  • Contagem regressiva: com uma figurinha, é possível adicionar uma contagem regressiva aos seus stories. Os seguidores podem seguir a publicação para serem notificados quando o momento esperado chegar!
  • Enquete: faça um pergunta para os seus seguidores pelo story, dando pelo menos três alternativas para eles responderem.
  • Pergunta para o usuário: deixe uma pergunta direta para os usuários responderem com texto.
  • Espaço para o usuário perguntar: quer saber quais são as dúvidas dos seus clientes que seguem o perfil do seu negócio no Instagram? Abra um espaço para eles perguntarem o que quiserem.
  • Layout: com essa ferramenta de criação de stories criativos é possível fazer vários layouts diferentes com até seis fotos.
  • Superzoom: clique e segure que o aplicativo se aproximará automaticamente da imagem que está sendo capturada, com diversas opções de filtros: corações, chamas de fogo, folhas de inverno, música de balada e etc.
  • Mãos livres: essa opção é de gravação normal de stories, mas com a facilidade de você não precisar ter que ficar segurando o botão para capturar o vídeo. Basta apertá-lo uma vez! 

6. Use aplicativos para montar layouts

Ainda é possível criar stories que vendem com a ajuda de outros aplicativos, como o Canva, por exemplo. Com ele, você tem templates prontos para usar ou se inspirar. Como os designs já estão prontos, basta colocar as suas informações, salvar, fazer o download e publicar no perfil do seu negócio. 

7. Coloque sons nos stories

Os usuários do Instagram estão acostumados a assistir os stories com o som do celular ligado. Você pode aproveitar essa prática para colocar música nas suas publicações mais criativas. Conte com a seleção da própria plataforma ou use aplicativos como o Spotify.

8. Marque pessoas e outras empresas

Para ver e ser visto é preciso marcar pessoas e outras empresas parceiras na hora de planejar como fazer stories criativos. Com esse movimento, os seus stories poderão ser compartilhados e, assim, chegarão a outras pessoas que ainda não seguem a página do seu negócio no Instagram. Uma boa estratégia para conseguir novos possíveis clientes!

9. Monte narrativas com as sequências

Embora o funcionamento do Instagram Story seja com vídeos muito pequenininhos, é possível explorá-lo como uma forma de contar histórias em sequência. Monte narrativas onde a cada story o seguidor continue interessado no seu conteúdo. Não entregue tudo de uma vez em apenas uma publicação.

Porém, é importante lembrar que o primeiro story precisa ser o mais interessante para que os usuários tenham vontade de continuar assistindo sem pular nenhuma parte da história!

10. Faça stories para interagir com seu público

Falamos dos recursos do próprio Instagram como uma das melhores formas de fazer stories criativos no perfil do seu negócio. Dentro dessa lista, algumas ferramentas permitem que os seguidores interaja mais com a empresa. É o caso das figurinhas de perguntas e enquetes. Além de postar esse tipo de story, procure sempre responder os usuários ou compartilhar as respostas deles – isso mostrará o quanto eles são importantes para você!

11. Tenha referências

Para saber como fazer stories para empresas é preciso consumir esse tipo de publicação. Sempre que possível, tire um tempinho para descobrir o que as outras pessoas ou empreendedores – incluindo a concorrência – estão fazendo de legal no Instagram! 

12. Guarde os melhores nos destaques

Ainda que o Instagram Story seja uma publicação feita para durar apenas 24 horas, é possível salvar os seus stories criativos em uma lista de favoritos na qual os seguidores poderão assistir a qualquer hora. Essa estratégia é ótima para deixar informações importantes em destaque, como horário de funcionamento do seu negócio e novidades de produtos e serviços. 

 13. Redirecione os seguidores para o seu site

Quando está assistindo um story, o usuário pode ser levado para outra página no próprio Instagram ou em qualquer lugar da internet. Use esse recurso de colocar um link externo na publicação para direcionar os seguidores para o site oficial do seu negócio, para a página de um produto ou para sua loja virtual. 

14. Faça testes e fique de olho nas novidades

Por fim, sabemos que as redes sociais também estão sempre trazendo novidades tanto para quem é apenas usuário quanto para quem usa essas plataformas como meios de divulgação de um negócio. Então, é preciso ficar sempre atento aos lançamentos e fazer testes com os recursos disponíveis para ver quais deles mais funcionam com o seu público-alvo. 

Se você perceber que, ao lançar uma enquete, por exemplo, recebe um bom número de respostas e consegue coletar dados importantes para o seu negócio, invista mais nessa ferramenta. Ou, ainda, caso você note que os seus seguidores costumam assistir mais vídeos do que fotos, prefira adequar os conteúdos para conquistá-los!

Fonte: https://www.donodonegocio.com.br/cresca-mais/como-fazer-stories-criativos-no-instagram-do-seu-negocio/

Comentários

comentários

Share This