(32) 3061-1694

Eu sei o que você está passando.

Você estava animado para lançar seu site novinho até perceber que ninguém estava entrando nele.

Então você entrou em todos os blogs de marketing para entender como resolver isso, mas o tráfego não aumenta por nada nesse mundo, não importa a tática que você use.

O que você está sentindo agora é muito comum. Eu não só já passei por isso como também, quando estava começando, eu peguei a pequena poupança que eu juntei com o meu trabalho de limpar banheiros e varrer lixo para pagar uma empresa de marketing para me ajudar.

Adivinha o que aconteceu?

Eles pegaram meu dinheiro e não entregaram nenhum resultado.

Veja, o que a maioria dos profissionais de marketing não diz é que existem duas grandes razões pelas quais você não consegue tráfego para o seu site novo (além do fato de que você não tem muito dinheiro para gastar com anúncios):

  1. Marketing é um jogo de longo prazo – praticamente todas as táticas que os profissionais de marketing, eu inclusive, falam, são táticas de longo prazo. Elas demoram pelo menos seis meses para apresentar resultados.
  2. Sua execução deve ser impecável – se você não implementar as táticas corretamente, você não vai obter resultados.

Mas isso não significa que você não pode ter resultados ou vendas de curto prazo. O que quero dizer é que você deveria mudar sua estratégia.

Então eu pensei em fazer uma coisa um pouco diferente hoje. Eu vou detalhar o que você deve fazer nas primeiras 12 semanas depois de lançar o seu site.

Vou compartilhar com você uma tática para seguir a cada semana e, se você segui-la, você vai perceber que seu tráfego vai começar a crescer imediatamente. A partir daí, você vai começar a ver as vendas chegando.

Antes de eu entrar nas 12 táticas, saiba que você não vai ter que gastar muito dinheiro, talvez nenhum. Eu também não vou dar conselhos que demandem muito tempo, como escrever posts para blog, já que você vai estar ocupado administrando o seu negócio nesse meio tempo.

E, claro, as táticas funcionam tanto para sites B2B e B2C. Não importa se você tem um site de e-commerce ou uma empresa de SaaS. Siga exatamente os passos abaixo.

Semana nº 1: Responda aos comentários nos blogs de outras pessoas sem fazer spam

Já ouviu falar de um site famoso chamado Mashable? Ele foi fundado pelo Pete Cashmore.

Quando ele lançou o site para competir com o TechCrunch, ninguém o conhecia, ninguém sabia nada sobre ele e ninguém se importava com o que ele dizia, já que ele estava baseado na Escócia e não no Vale do Silício.

Mas você acha que isso fez ele parar? De jeito nenhum!

Então o que ele fez? Ele botou a cara e comentou em todos os blogs de tecnologia concorrentes. E ele não só comentava, mas sempre tentava ser o primeiro a comentar.

Veja, quando você comenta em um blog, a maioria das pessoas pede para você colocar seu nome, URL e comentário.

jetpack

Presumindo que você vai deixar comentários de qualidade e nada de spam, você vai perceber que você vai obter tráfego de referência no seu Google Analytics.

Isso porque um percentual bem pequeno de pessoas vai clicar no seu nome quando você deixa um comentário.

E considerando que alguns dos blogs mais famosos da internet recebem milhões de visitantes toda semana, é difícil não levar uma parte do tráfego deles de volta para o seu site.

O fundamental dessa estratégia é ser um dos primeiros a comentar, porque isso garante que seu comentário vai estar no topo. Outra coisa fundamental, claro, é que seu comentário agregue valor.

Por exemplo, se você tem um produto ou serviço relacionado ao marketing, blogs de marketing são um ótimo lugar para se comentar. Mas o que você acha que vai acontecer se você deixar um comentário padrão do tipo:

Ótimo post! Continue fazendo esse trabalho incrível!

Nada. Por outro lado, se você se esforçar para escrever alguma coisa que beneficie o leitor, você tem chance de conseguir algum tráfego.

Um exemplo pode ser mais ou menos assim…

Neil, eu adorei as dicas práticas de como obter tráfego para um site novo depois de 3 meses do lançamento. Mas eu sei que você não falou quase nada de SEO.

Eu sei que SEO é uma estratégia de longo prazo, mas as pessoas precisam começar de algum lugar, caso contrário, vai demorar muito para o Google gostar delas.

Uma coisa que eu recomendo que todo site comece fazendo é uma simples busca de palavras-chave. Você pode usar qualquer ferramenta gratuita de pesquisa de palavras-chave como o Google Keyword Planner e digitar a URL do seu concorrente. O Google Keyword Planner vai então sugerir as palavras-chave e até mostrar o custo por clique.

Se você buscar palavras-chave que não são tão concorridas e que tenham um custo por clique mais alto, você vai ver que você pode gerar tráfego de busca muito mais rapidamente e essas palavras-chave vão gerar vendas. Já que palavras-chave com um alto custo por clique tendem a significar que elas convertem.

Viram o que eu quero dizer com escrever comentários prestativos que ajudam as pessoas?

Essa tática funciona!

O Jared, que gerencia a Skincare by Alana, usa essa tática até hoje. Quando ele e a mulher dele lançaram a loja de e-commerce, eles comentavam em outros blogs famosos e redes sociais sobre todos os assuntos relacionados a cuidados com a pele.

Isso os ajudou a conseguir 931 visitantes na primeira semana e 12 vendas.

Eu sei que não é muito, mas você precisa começar de algum lugar e crescer a partir daí.

quora

Eu também usei essa tática por anos. Em vez de focar só em blogs, eu comentava em redes sociais relevantes, também.

Como você pode ver pela captura de tela acima, eu gerei mais de 1,9 milhões de visualizações nas minhas respostas no Quora.

Veja um exemplo de uma das minhas respostas:

quora response

Você vai perceber que, na minha resposta, eu também deixo um link para o meu site, o que gera tráfego para mim.

Sim, a resposta parece muito longa, e você pode achar que ela deu muito trabalho, mas eu literalmente copei e colei um post que eu já tinha escrito e coloquei no Quora.

O Google não te penaliza por conteúdo duplicado. 😉

Se você for usar essa estratégia na primeira semana, tente deixar pelo menos dez comentários substanciais por dia. Eu tentaria deixar 20, já que isso não deve te tomar mais de duas horas por dia… Imaginando que você nunca tenha feito isso antes.

Eu normalmente consigo deixar 15 comentários em menos de 50 minutos. Então, ao longo da primeira semana, tente acelerar as coisas e não gaste mais de uma hora por dia com essa tática.

Semana nº 2: Seja útil no Twitter e você vai conseguir tuítes

Antes de entrarmos na semana 2, tenha em mente que você ainda deve manter as táticas que eu compartilhei na semana anterior.

Na semana 12, você deve estar seguindo todas as 12 táticas a cada semana.

Claro, você não vai conseguir dedicar o mesmo número de horas para todas as táticas, e tudo bem, mas você ainda pode fazer um pouco de cada. Por exemplo, você ainda pode deixar 5 comentários por dia em vez de 20.

Então vamos entrar na semana 2, que trata só do Twitter.

Eu aprendi essa tática com o meu cunhado Hiten Shah. Ele costumava usar essa tática para todas as nossas startups… Crazy Egg, KISSmetrics, e agora ele a usa para a sua nova empresa FYI.

Se você observar o Hiten, ele construiu sua marca pessoal e sua influência na área da tecnologia por causa do Twitter. Claro, pessoas como eu podem ter uma marca maior ou mais seguidores no Twitter, mas ele tem muito, muito, muito mais autoridade no Twitter do que eu.

twitter responses

Como você pode ver, pessoas influentes no Twitter estão tuitando sobre a nova empresa do Hiten.

Ele inclusive tuíta e se conecta com empreendedores respeitados como o fundador do HubSpot e do Drift por causa do Twitter.

Então como o Hiten conseguiu que toda essa gente demonstrasse todo seu afeto por ele no Twitter? Bom, ele tem uma fórmula de três passos…

  1. Ajudar as pessoas
  2. Ajudar as pessoas
  3. Ajudar as pessoas

Não, eu não estou brincando, essa é a fórmula dele. Ele está pouco se importando em promover o negócio dele, ele só ajuda as pessoas.

Vamos dar uma olhada no perfil dele do Twitter para entender melhor sua estratégia.

hiten shah
hiten shah

Se você olhar os tuítes acima, você vai perceber que o Hiten está sempre dando conselhos no perfil dele. Ele raramente menciona a empresa dele, mas está sempre tentando ajudar as pessoas.

E quando as pessoas fazem perguntas ou precisam de ajuda, ele sempre responde aos tuítes delas.

Nem todo mundo segue os conselhos dele, mas a mentalidade dele é ser útil independente de qualquer coisa. Olha só como ele responde aos tuítes das pessoas.

hiten shah

Por fim, ele retuíta as coisas que ele gosta. Seja você um influenciador ou um cara qualquer, ele não está nem aí. Ele só quer compartilhar as melhores informações por aí.

hiten shah

É por isso que tanta gente tuíta sobre o produto FYI dele. É porque ele é super prestativo, então as pessoas naturalmente querem ajudá-lo sem ele nem precisar pedir.

Eu sei que parece que essa estratégia usada por Hiten vai demorar milênios para apresentar resultados, e realmente demora. Mas tem um macete que ele usa para ter resultados imediatos.

Você deve pesquisar no Twitter todos os dias por pessoas falando sobre o seu concorrente. Quando as pessoas tiverem perguntas (ou reclamações) sobre os produtos ou serviços dos seus concorrentes, tente ajudá-las.

Não fale sobre a sua empresa, só tente ajudá-las.

Você vai ver que as pessoas vão ficar chocadas que você está ajudando um concorrente. E se você for assim gentil e prestativo, imagina que tipo de serviço elas obteriam se levassem o negócio delas até você…

Ou seja, ser útil te faz conquistar a boa vontade das pessoas e vai fazer com que elas troquem seu concorrente por você.

E se você for além, como o Hiten, pessoas que ainda nem usaram seu produto ou serviço vai ajudar a promovê-lo. Exatamente como um dos seguidores dele tuitou sobre FYI sem nem ter usado.

twitter fyi

A estratégia dele de ajudar, ajudar e ajudar mais um pouco tornou o Twitter uma das principais fontes de tráfego da FYI. Ele contabiliza praticamente 25% do tráfego semanal deles.

Semana nº 3: Procure afiliados pequenos

Independente de qual seja sua área, existem afiliados. Se você não está pode dentro do marketing de afiliados, dê uma olhada nesse post.

Quando você está começando, você provavelmente ainda não criou um programa de afiliados para pagar outros profissionais de marketing toda vez que eles geram uma venda ou lead para você.

Você sempre pode usar softwares como o Hasoffers para criar um ou entrar em uma rede. Existem literalmente centenas de opções e, com alguns cliques rápidos no Google, você consegue achar o que se encaixa melhor para você.

O que a maioria das pessoas vai dizer para você é que ninguém vai promover a sua oferta de afiliado porque ela é nova e não é comprovada.

Apesar de isso ser verdade, não quer dizer que não haja esperança.

Durante a sua terceira semana, eu quero que você copie a estratégia que a ConvertKit usou assim que foi lançada.

A estratégia que eu vou detalhar agora os ajudou a pular de uma receita mensal de alguns milhares de dólares para mais de um milhão.

convertkit revenue

O que a ConvertKit fez foi entrar nos sites de todos os concorrentes e procurar quais deles tinham um programa de afiliados. Um deles era a Aweber.

E aí, depois de ter uma lista de concorrentes com programas de afiliados, eles fizeram uma busca no Google com “nome do concorrente vs.” Um exemplo seria “Aweber vs”…

aweber

Depois disso, eles enviavam emails para o dono de cada um desses sites pedindo para que eles incluíssem a ConvertKit no post ou até que escrevessem um post só sobre a ConvertKit. Como esse aqui.

convertkit affiliate

Só pense da seguinte forma, se alguém está disposto a ser um afiliado para uma empresa, essa pessoa não se importa de criar mais alguns concorrentes. Isso só gera mais potencial para ganhar mais dinheiro.

Quando usar essa tática, sua meta deve ser enviar 10 emails por dia. Não deve demorar e as pessoas normalmente não se importam de ajustar seus sites para incluir um link que pode gerar mais dinheiro para elas.

Mas, comparada às outras táticas, essa é a que vai gerar menos visitantes.

Mas o tráfego vai ser muito qualificado e mais passível de gerar conversão, já que você vai procurar artigos “versus”. Quando alguém digita “Empresa X versus Empresa Y” no Google, eles estão procurando saber qual a solução ideal para eles. Esses posts ranqueiam bem e tendem a gerar vendas.

Semana nº 4: Contrate redatores convidados

A estratégia que eu vou detalhar na quarta semana é a minha preferida.

Foi a que eu usei na minha última startup KISSmetrics para aumentar o tráfego do nosso blog para um milhão de visitantes mensais.

Se você entrar no site da KISSmetrics, você vai perceber que ele agora redireciona para o NeilPatel.com, porque eu comprei o site.

Então, quanto tráfego o blog da KISSmetrics conseguiu com essa estratégia?

kissmetrics speak

Como você pode ver pela imagem acima, nosso pico foi de 1.260.681 visitantes únicos por mês.

Nossa estratégia foi simples… Contratar redatores que tivessem seguidores nas redes sociais.

Nós fomos até o mural de trabalhos do Problogger e postamos um anúncio para redatores.

A descrição da vaga era mais ou menos assim…

Você é um especialista em marketing? Conhece o marketing como a palma da sua mão?

Ótimo, porque eu tenho uma oportunidade para você.

A KISSmetrics é líder na área de métricas web e estamos procurando trabalhar com redatores especialistas com conhecimento em marketing e métricas.

Estamos atualmente buscando ampliar nossa equipe de redatores com entusiastas apaixonados por marketing digital e expertise e paixão por escrever. Estamos contratando pessoas para as seguintes categorias:

  • SEO
  • Marketing de conteúdo
  • Mídias sociais
  • Métricas web
  • Otimização para conversão
  • Publicidade paga
  • Web design
  • Branding
  • Email marketing

Vá até o nosso blog para ver exemplos de conteúdo que estamos buscando criar. [insira URL do seu blog]

Gostaríamos de construir um relacionamento de longo prazo com você que na base de projetos. Inicialmente, pediremos para você submeter uma lista com ideias de temas sobre os quais você gostaria de escrever, depois escolheríamos um, pediríamos para você fazer um esboço… E, claro, depois vai ser para valer.

Os artigos vão variar entre 1.000 e 3.000 palavras. Nosso objetivo não é impor um número de palavras, estamos mais interessados em conteúdo de qualidade.

Estamos procurando alguém que:

  • Esteja buscando um relacionamento de longo prazo
  • Tenha mais de um ano de experiência como redator
  • Tenha um bom nível de conhecimento sobre marketing digital
  • Esteja disposto a pesquisar a aprender mais sobre marketing
  • Seja excelente em gramática e ortografia, bem como proficiência em inglês
  • Goste de trabalhar com prazos e estrutura
  • Tenha seguidores nas redes sociais e não se importe de promover o conteúdo escrito, que será assinado com o seu nome

Como aplicar

Envie um email para [insira seu email] com – Aplicando Para Vaga de Redator no assunto do email. Seu email deve conter:

  • Um pouco sobre você, bem como seus perfis nas redes sociais
  • Por que você se encaixa na vaga
  • Links para 2 ou 3 artigos que você tenha escrito
  • Seu preço por 500 palavras

Nós escalamos para um milhão de visitantes mensais publicando 5 posts por semana. E toda vez que um redator escrevia um post para nós, ele não se importava de promovê-lo para seus seguidores, já que o nome dele estava no artigo.

Depois de atingirmos 50.000 visitantes por mês, percebemos que começamos a receber mensagens de pessoas dispostas a escrever para a gente de graça. Então aos poucos fizemos uma transição para um modelo em que as pessoas escreviam para a gente de graça e a gente não precisava pagar por redatores.

Você vai perceber que isso vai acontecer com o seu blog conforme ele fica mais popular.

O mais legal dessa estratégia é que, quanto mais redatores você conseguir, mais gente vai ficar sabendo sobre a sua empresa, já que cada redator tem seguidores diferentes nas redes sociais.

Semana nº 5: Crie um podcast e entreviste convidados

Você já ouviu o meu podcast Marketing School? Se ainda não ouviu, faça isso.

Meu co-apresentador Eric Siu e eu damos dicas de marketing todos os dias em menos de 5 minutos.

Mas não se preocupe, a estratégia que eu quero que você implemente não é copiar o Marketing School, nem ouvi-lo (apesar de que eu ficaria honrado se você ouvisse).

Na verdade, eu quero que você copie meu co-apresentador Eric Siu. Ele tem outro podcast popular chamado Growth Everywhere, em que ele entrevista uma pessoa nova toda semana.

Você não precisa fazer um podcast semanal, mas eu quero que você entreviste alguém da sua área pelo menos uma vez por mês.

E em vez de fazer um site separado para o seu podcast, é só colocá-lo no seu site principal.

E quando você publicar cada uma dessas entrevistas, peça que o entrevistado compartilhe-a com o público dele. Desde suas redes sociais até mesmo enviar por email para a lista dele.

Apesar de o Eric ter construído uma marca na área do marketing, ele não era tão conhecido quando começou o Growth Everywhere.

Veja só os números que ele obteve com essa tática:

growth everywhere

O Eric está gerando mais de 15.300 visitantes únicos por mês. É bastante tráfego, considerando que ele sequer tentou aumentar o tráfego do Growth Everywhere.

E o melhor de tudo é que você pode conseguir resultados parecidos com os do Eric. Mas a chave para fazer isso é entrevistar pessoas da sua área, para que assim o tráfego que chegar ao seu site seja relevante e que, com o tempo, esses visitantes se tornem clientes.

Se você não souber como começar um podcast, assista isso aqui:

Você pode comprar equipamentos sofisticados, mas eu simplesmente usaria o que tiver no computador até começara obter resultados a partir da tática.

E se você realmente quiser tornar seu podcast popular, dê uma olhada aqui.

Semana nº 6: Torne-se uma estrela em ascensão

Você quer ser uma estrela em ascensão? Claro que quer… Quem não quer?

Mas você deve estar pensando, que diabos é uma “estrela em ascensão?”

Bom, vamos começar com grupos do Facebook.

Seja qual for a sua área, seja quem forem seus clientes ideais… Você pode encontrá-los em um grupo do Facebook.

Procure grupos de nicho no Facebook relacionados ao produto ou serviço que você estiver vendendo. Você deve entrar nesses grupos quando eles tiverem pelo menos 1.000 membros.

Você também vai encontrar grupos com mais de um milhão de membros. Você deve evitar esses grupos.

Foque em grupos entre 1.000 e 17.000 membros. Esses grupos são grandes o suficiente para você gerar tráfego e pequenos o suficiente para você ser notado.

O que você deve fazer é entrar em alguns grupos e postar entre 4 e 5 vezes neles ao longo do seu primeiro mês.

Imaginando que você esteja criando posts envolventes, aos quais as pessoas respondam e interajam com você, você vai receber um selo de estrela em ascensão.

rising star

Isso quer dizer que as pessoas estão interagindo com os seus posts. Então, quando você mencionar seu produto ou serviço, você vai perceber que não só as pessoas o veem, mas que elas vão até o seu site.

O fundamental quando postar em grupos do Facebook é gerar uma quantidade alta de comentários e respostas. Se você simplesmente colocar links para o seu site, você vai parecer spam. Postar links e nada mais vai fazer com que você seja banido do grupo.

Mas se você linkar dentro de um contexto ou responder à pergunta de alguém com um link para o seu site ou compartilhar algo do seu site que vá ajudar membros do grupo, é bem mais provável que você consiga cliques.

Mas se o conteúdo não for envolvente e se as pessoas não quiserem deixar comentários, você não vai conseguir muito tráfego do grupo do Facebook.

Eu tenho um grupo fechado do Facebook com 2.616 membros.

amp facebook

Quando você postar alguma coisa que gere engajamento, você vai aparecer como “post popular recente”, e eu vi com meus 2.616 membros que eu consigo gerar entre 119 e 184 visitantes quando eu posto alguma coisa de alto engajamento com um link para o meu site.

Mas em vez de criar um grupo, como eu fiz, entre em outros grupos populares. Você vai poupar bastante tempo.

Semana nº 7: Co-publique conteúdo

Você já pensou em co-publicar conteúdo com donos de outros sites? Mesmo que seu público não seja muito grande, as pessoas vão adorar co-publicar conteúdo com você.

E por que, você deve estar perguntando?

Bom, elas podem ter o público, mas talvez estar ocupadas demais para sempre criar conteúdo novo.

Veja só eu… Eu co-publiquei vários guias com outros escritores.

advanced seo

E…

online marketing guide

E…

personal branding

Esses escritores conseguiram uma exposição enorme e fizeram a maior parte do trabalho.

Com o tempo, esses guias geraram mais de um milhão de visitantes. Mas eu sei que eles demandam muito tempo para criar, e eu não estou falando para você criar guias.

Você pode, em vez disso, co-publicar posts juntos, gravar webinários juntos, criar um whitepaper ou qualquer coisa que você ache que seja uma boa ideia.

Um bom exemplo disso foi como minha equipe co-publicou conteúdo junto com uma empresa chamada Hotmart no Brasil.

Eles escreveram sobre o Ubersuggest. Eles até co-publicaram um vídeo sobre SEO, e, claro, minha equipe mencionou o Ubersuggest.

hotmart

Isso ajudou a tornar o Brasil o país com o maior uso do Ubersuggest.

google analytics brazil

Se você vai tentar co-publicar conteúdo com outras pessoas, esteja disposto a fazer a maior parte do trabalho.

Entre em contato com outros sites da sua área e faça sua oferta. Diga a eles que eles não terão muito trabalho e, claro, mencione o que eles vão receber em troca.

Quando você co-publica conteúdo, você não pode falar só da sua empresa, você também tem que falar da empresa deles.

Semana nº 8: Lançamentos de produtos

Você já ouviu falar do Drift?

É uma ferramenta de chatbot que muita gente do ramo de marketing e vendas usa.

O que eu adoro no Drift é a estratégia deles de Product Hunt. Sempre que eles lançam uma nova funcionalidade, eles a promovem agressivamente no Product Hunt.

drift

Você provavelmente não lança tantas novas funcionalidades porque seu site é novo, mas sempre que você lançar, é uma boa colocá-la no Product Hunt ou até um Sub-Reddit.

Mas, por enquanto, por que não lançar seu site no Product Hunt ou num Sub-Reddit?

Claro, seu site pode estar no ar há algumas semanas, mas você ainda não anunciou isso para o mundo. 🙂

O Product Hunt é super eficaz para geração de tráfego. Quando a FYI foi lançada através do Product Hunt eles tiveram mais de 1.000 votos. Foi um sucesso tão grande que o co-fundador do HubSpot até ofereceu investimento para eles.

hubspot product hunt

Eu fiz algo parecido com o Ubersuggest. Sempre que eu lanço uma nova funcionalidade, eu a anuncio no Product Hunt. Até agora, me gerou 12.319 visitantes.

product hunt uber

A chave do sucesso com o Product Hunt é:

  • Conseguir o máximo de votos quando você lançar… De preferência na primeira hora (então peça para os seus amigos e colegas de trabalho votarem)
  • Participe da comunidade antes de inserir seu próprio site. O melhor é que alguém o insira, mas se você não conhece nenhum usuário ativo do Product Hunt, participe um pouco antes de inserir seu site.
  • Não deixe de responder a todos os comentários, porque isso ajuda com o engajamento.
  • Insira seu site de manhã bem cedo, no horário do pacífico. O Product Hunt reinicializa toda noite, então procure inserir por volta das 4h no horário do pacífico.

Eu sei que autopromoção pode ser meio difícil quando se está começando, mas você precisa mergulhar fundo. Não tem nada de errado em impulsionar sua própria empresa… Se você não fizer isso, ninguém vai.

Semana nº 9: O gram

Sinceramente, o que você acha do Instagram?

Bom, amando ou odiando, é uma das redes sociais que mais fazem sucesso. E o marketing de influenciadores está se tornando um dos canais de promoção mais eficazes.

Sempre que uma Kardashian fala de um produto, ele voa das prateleiras.

fittea

Foi assim que empresas como a FitTea surgiram do nada e alcançaram uma receita de sete dígitos da noite para o dia.

Eu sei o que você está pensando: vai ser caro demais pagar a Kim Kardashian para falar do seu negócio. E você está certo, vai ser muito caro.

Nossa, qualquer pessoa com mais de um milhão de seguidores vai tentar te cobrar muito caro. Qualquer um com mais de 100.000 também vai te cobrar muito caro.

O que você deve fazer, então, é procurar micro influenciadores que tenham pelo menos 10.000 seguidores. Encontre pessoas no seu vértice que não sejam tão populares mas cujos seguidores sejam seus clientes ideais.

Eu quero que você entre em contato com esses influenciadores e ofereça-lhes algum dinheiro para promover seu produto ou serviço.

Em termos da sua oferta, não pague por post porque vai ser muito caro, pague para criar um story do Instagram.

Veja, a partir do momento em que alguém atinge 10.000 seguidores, o Instagram habilita a funcionalidade de “arrastar para cima”. Isso significa que ela pode falar para os seguidores arrastarem para cima e irem para qualquer site. E, nesse caso, ela vai dizer para os seguidores arrastarem e irem para o seu site.

Você vai ver que os influenciadores vão cobrar muito barato para criar um story, porque ele some depois de 24 horas.

Normalmente, se alguém tem entre 10.000 e 20.000 seguidores, eu pago algumas centenas de dólares por três stories ao longo de duas semanas.

Eu prefiro um story do que um post, porque gera tráfego para o seu site e te permite monitorar o número de vendas que você está gerando a partir de cada campanha.

Você também pode usar sites como o Influence para encontrar influenciadores.

Um amigo meu, Timothy Sykes, faz isso com frequência. Ele surta e paga influenciadores com mais de um milhão de seguidores para fazer isso, porque ele conseguiu lucrar com todas as campanhas.

Normalmente, você vai ver que entre 1% e 2% dos seguidores da pessoa vão arrastar para cima e entrar no seu site, presumindo que o story vá ser bom. Com essa estratégia, você não vai conseguir um número altíssimo de visitantes, mas os visitantes que você vai conseguir têm muito mais chances de se tornar clientes, já que eles já ficaram sabendo sobre o seu produto durante o story.

Semana nº 10: Wikipedia

Você já pensou na Wikipedia como fonte de tráfego? Eu sei que eu nunca tinha pensado até ir a uma conferência de marketing há alguns anos e ouvi uma pessoa do Comedy Central falar.

Esse profissional de marketing estava explicando como o Comedy Central consegue milhões de visitantes por mês, o que não é nenhuma surpresa, já que é um canal de televisão famoso.

A surpresa foi quando ele explicou como eles conseguem 100.000 visitantes por mês a partir da Wikipedia.

Você ouviu certo, eles conseguem mais de 100.000 visitantes por mês só da Wikipedia.

Como isso é possível?

Bom, eles entram e editam verbetes da Wikipedia e mencionam o Comedy Central sempre que é relevante.

Mas antes de sair editando centenas de verbetes da Wikipedia, saiba que você não vai obter o mesmo resultado do Comedy Central.

É mais realista pensar que você vai gerar algumas centenas de visitantes por mês… Talvez até chegar a alguns milhares por mês depois de algum tempo.

O fundamental ao editar verbetes da Wikipedia é começar ajustando várias páginas que não são sobre o seu site. Não se trata só de linkar para o seu site, e sim de oferecer valor para a comunidade.

Então, ao longo dessa semana, eu quero que você ajuste entre 12 e 15 verbetes. Depois de fazer isso, você pode ajustar qualquer um que seja relevante para o seu negócio e incluir sua empresa sempre que fizer sentido.

Mais uma vez, isso não vai te gerar um tráfego gigante, mas você consegue fácil algumas centenas de visitantes.

Veja os passos que você precisa seguir se quiser editar verbetes da Wikipedia.

Semana nº 11: Fale em uma conferência virtual

Nesse ponto, você já deve ter gerado algum tráfego para o seu site. Pode não ser muito, mas se você seguiu todos os passos acima, seus visitantes devem ser altamente qualificados.

E agora eu quero que você use esses visitantes para te ajudar a conseguir uma vaga para falar em uma conferência virtual.

Procure no Google uma conferência virtual na sua área. Você deve encontrar uma facilmente.

Não importa se eles cobram a inscrição ou se a entrada é gratuita. Ofereça-se para falar e promover o evento.

Você vai ficar chocado com quanta gente vai dizer sim se você estiver disposto a promover o evento delas.

Lembre-se, diferente de uma conferência física, não custa quase nada a eles incluir centenas de palestrantes e estender a conferência por mais um ou dois dias.

Quando estiver falando, tenha certeza de que você vai poder promover sua empresa durante a palestra e você vai ver que consegue gerar alguns visitantes e vendas. Mas não é por isso que eu quero que você fale na conferência virtual.

O que eu quero é que você peça ao organizador da conferência para compartilhar a lista de inscritos com você. Supondo que eles estejam com os termos de uso e política de privacidade em dia, não deve ser um problema.

Você também precisa checar se eles não estão violando a Lei de Proteção de Dados.

Você vai ver que essa é uma prática comum na maioria dos eventos virtuais em que os palestrantes promovem o evento e o organizador compartilha a lista de inscritos com os palestrantes.

Isso vai te dar uma lista de pessoas super qualificadas para as quais você pode você pode promover os posts do seu blog, ou até mesmo seus produtos e serviços.

Semana nº 12: Scripts e ferramentas

Você sabe que eu adoro SEO e é uma estratégia de longo prazo sensacional. Mas para se dar bem com SEO, você precisa de backlinks.

Quanto mais sites relevantes você tiver linkando para você, melhor você vai estar.

E quanto mais backlinks você for conseguindo, no curto prazo eles vão te gerar tráfego de referência. No longo prazo, vão jogar seu tráfego nas alturas.

Só para você ter uma ideia do quão poderoso é o tráfego de referência, dê uma olhada no meu:

referral traffic

Com o tempo, todos esses sites linkando para você vão começar a gerar milhares de visitantes.

Então qual é a melhor maneira de conseguir mais backlinks?

Bom, eu não quero que você os compre. E link building manual demora muito e não é tão eficaz quanto costumava ser.

O que eu quero que você faça é lançar ferramentas gratuitas, como eu lancei o SEO Analyzer há alguns anos. E, com o tempo, ele naturalmente produziu 2.369 backlinks de 450 domínios de referência.

analyzer backlinks

Eu sei o que você está pensando: desenvolver uma ferramenta gratuita é caro e demanda tempo. Mas não precisa ser assim. Você pode comprar ferramentas já existentes e colocá-las no seu site a preço de banana. E, com o tempo, elas naturalmente vão gerar backlinks sem você precisar fazer mais nada.

Por exemplo, se você tem um site de consultoria imobiliária, você sempre pode colocar uma calculadora de hipoteca. E adivinha quanto custa colocar uma dessas no seu site?

US$13. Isso mesmo, só custa 13 dólares! Uma loucura, não é!?

Você pode usar essas ferramentas como suas próprias e colocá-las no seu sire com apenas alguns cliques de um botão.

Vá até o Code Canyon e faça algumas buscas. Você logo vai encontrar algumas ferramentas que podem funcionar para você.

Tenha em mente que nem todas essas ferramentas vão ser 100% perfeitas em comparação a criar sua própria ferramenta. Mas tudo bem, você precisa começar de algum lugar. Além disso, as pessoas ainda vão linkar para a sua ferramenta mesmo que ela não seja perfeita.

Conclusão

Eu sei que algumas das táticas que eu mencionei acima não vão gerar milhares de visitantes da noite para o dia, mas elas podem gerar algumas centenas. E centenas de visitantes já são um ótimo começo!

E quando você as mistura depois de um tempo, isso te ajuda a conseguir milhares de visitantes. Você só precisa estar disposto a seguir todos os passos a cada semana… Independente do quão boba a tática parecer.

E o mais importante, as táticas que eu detalhei acima vão gerar visitantes que convertei em clientes e leads. Você só precisa pegar as próximas 12 semanas e segui-las.

Pode parecer muito trabalho no começo, mas você vai pegar o ritmo com o tempo.

Comentários

comentários

Share This