9 Dicas Poderosas de Marketing para Usar no LinkedIn - tiago - teknabox
9 Dicas Poderosas de Marketing para Usar no LinkedIn
5 de maio de 2018
O que é SEO?
28 de maio de 2018

Como Lançar do Zero uma Marca de E-commerce no Instagram

Como Lançar do Zero uma Marca de E-commerce no Instagram - tiago - teknabox

Existem toneladas de conselhos por aí sobre como usar o Instagram e aumentar as vendas.

Mas se você é um iniciante nessa plataforma ou nem consegue ganhar seguidores, talvez se sinta perdido.

Segundo dados da SelfStartR, o Instagram se tornou a melhor plataforma para marcas que querem engajar seguidores dispostos a comprar.

Somente 32% dos usuários do Facebook engajam com marcas regularmente. No Instagram, por outro lado, 68% dos usuários engajam regularmente com marcas.

É quase o dobro da oportunidade.

Se você acabou de criar uma conta ou está publicando mas não está conseguindo ganhar um público, não tenha medo. Existem alguns passos práticos que você pode tomar para aumentar sua página e ganhar seguidores.

Veja aqui como construir uma marca de e-commerce no Instagram quando você ainda não tem seguidores.

Porque o Instagram é a melhor ferramenta para o e-commerce

O Instagram é uma das plataformas esteticamente mais agradáveis da web. A existência dele está centrada nas imagens.

O excelente design visual fez dele um espaço excelente para fotógrafos, modelos e artistas compartilharem sua criatividade.

Isso também faz dele um local excelente onde compartilhar seu negócio, enviar fotos de produto, conectar-se com seguidores engajados e impulsionar seu ROI.

Segundo o Statista, a receita de publicidade do Instagram deve atingir incríveis $7 bilhões em 2018.

pasted image 0 240

É um salto de quase $5 billhões desde 2016.

E o Instagram está apenas começando. Ele já está gerando ondas enormes em comparação ao Facebook.

O Facebook teve uma queda de 63% no alcance de seu marketing orgânico desde 2012. O Instagram teve um aumento de 115% no mesmo período.

pasted image 0 238

E então, como transformar o Instagram na vitrine do seu e-commerce? Particularmente quando você está apenas começando ou não tem seguidores?

O primeiro passo para divulgar seu e-commerce no Instagram é incluir links para sua loja em sua página.

Inclua links para sua loja

Você já deve estar publicando fotos e seguindo contas relevantes no Instagram. Se você ainda não fez isso, está esperando o que?

Mas o que mais você deve fazer se acabou de entrar na plataforma ou ainda não tem um público significativo?

Crie links para o seu site. Isso pode parecer simples, mas é uma tática muitas vezes esquecida.

Publicar imagens divertidas é ótimo, mas você precisa de uma estratégia que conecte suas ações no Instagram à sua loja e-commerce. Afinal, essa é a principal razão para fazer o marketing do seu e-commerce no Instagram, certo?

Se você não tiver um objetivo final para suas atividades no Instagram, não vai conseguir usá-lo para construir sua marca com sucesso.

O Street Easy informa às pessoas que eles têm um link em sua bio simplesmente adicionando a hashtag #LinkInBio a seus posts.

pasted image 0 264

No entanto, a marca não utiliza um link qualquer em sua bio. Eles têm um link criado com a ferramenta Linkin.bio.

pasted image 0 262

Ao clicar no link, você é levado à página do Street Easy na plataforma do Link In Bio. Os usuários podem clicar em imagens anteriores para ver mais informações.

pasted image 0 261

Por exemplo: o post mais recente deles traz informações sobre a fotógrafa Olena Hassell.

pasted image 0 232

Você pode usar uma ferramenta como o Link In Bio ou simplesmente incluir o link comum para sua loja.

Se quiser ir mais longe, crie uma landing page do Instagram feita especificamente para usuários dessa plataforma.

Uma landing page do Instagram é uma página da web que pode conter vídeos, testemunhos ou algum tipo de oferta que influencie os visitantes a converter.

Essa landing page deve ser otimizada para usuários mobile, já que a maioria dos usuários do Instagram acessam a plataforma através da app para dispositivos móveis.

Crie landing pages do Instagram baseadas em suas campanhas atuais e mude o link em sua bio para refletir seus objetivos.

Por exemplo: se você está fazendo uma promoção, crie uma landing page do Instagram sobre ela, contendo todos os produtos que atualmente estão com desconto.

Ou, se você está promovendo uma competição (vamos falar sobre isso mais à frente), crie uma landing page adaptada para dispositivos móveis e adicione-a à sua bio até o final do concurso.

pasted image 0 244

Também é útil adicionar um CTA antes do seu link. Use alguma coisa breve, simples e engajante, como  “Compre em nossa página agora!” ou “Compre em nosso feed:”

pasted image 0 253

Você precisa criar uma hashtag da sua marca, se ainda não tiver uma. Uma hashtag da marca pode gerar muito interesse ao redor da sua marca (e vai facilitar para você encontrar posts gerados por usuários).

Crie uma hashtag da marca (e use-a, claro)

Sua principal razão para entrar no Instagram provavelmente foi divulgar sua marca e seus produtos, especialmente se você for uma marca de e-commerce.

Mas e se seus consumidores já estiverem falando sobre seu e-commerce no Instagram e você ainda não souber disso?

Pesquise a hashtag do nome da sua marca para encontrar conteúdo gerado por usuários já existente.

Por exemplo: quando você pesquisa a hashtag #topshop, há milhões de resultados de imagem.

pasted image 0 267

Isso significa que existem milhões de fotos geradas por consumidores da Topshop, e a marca não teve que solicitar isso a ninguém.

Mas outra forma excelente de monitorar os posts de imagens de seus consumidores é criar uma hashtag oficial para sua marca.

Você pode usar o nome do seu negócio, um slogan já existente ou outra frase criativa.

Depois, informe aos consumidores qual é a hashtag, adicionando-a à sua bio e encorajando seus seguidores a usá-la em posts.

A Topshop usa a hashtag oficial #TopshopStyle.

pasted image 0 224

A marca informa às pessoas que se elas compartilharem suas fotos usando a hashtag, poderão ser selecionadas para aparecer na página do Instagram da Topshop, que tem milhões de seguidores.

Imagens geradas por usuários não só dão mais exposição à sua marca, mas também trazem mais exposição a outros usuários do Instagram, para que eles também possam obter mais seguidores. É uma situação em que todo mundo ganha.

Você deve também adicionar essa hashtag às suas imagens, para lembrar seus usuários dela regularmente.

Depois, quando você quiser encontrar fotos de consumidores para compartilhar em sua página, é só ir para a hashtag da sua marca para encontrá-las todas no mesmo lugar.

pasted image 0 236

Agora você tem um arquivo com todos os posts relacionados à sua marca, que você (ou qualquer usuário do Instagram) pode ver sempre que quiser.

Se decidir republicar fotos de consumidores, lembre-se de adicionar uma tag para o usuário que criou a imagem. Nunca se esqueça de atribuir os créditos corretamente.

pasted image 0 234

Outra forma de fazer sua marca crescer quando você não tem seguidores no Instagram é roubar seguidores de seus concorrentes.

Roube seguidores de seus concorrentes

Seus concorrentes já fizeram boa parte do trabalho duro e criaram enormes bases de seguidores engajados.

Você pode tirar vantagem disso.

Tudo o que você precisa fazer para encontrar e atrair seu próprio público é visitar os perfis de seus concorrentes no Instagram e roubar os públicos deles.

Você já deve ter uma boa ideia de quem são seus maiores concorrentes. Se não for o caso, experimente usar uma ferramenta como o Webstagram para encontrar algumas contas populares em sua indústria.

Para começar, pesquise palavras-chave e hashtags relacionadas à sua marca. As melhores contas relacionadas àquela palavra-chave devem aparecer como resultados:

pasted image 0 242

Para ver uma conta similar, é só clicar nela. Você pode também pesquisas palavras-chave no painel da app do Instagram, se preferir.

pasted image 0 260

Caso você decida que a conta é bem parecida com a sua marca, vá em frente e siga-a.

pasted image 0 256

Depois disso, o Instagram deve sugerir contas relacionadas à que você acabou de seguir.

pasted image 0 249

Seguir essas contas vai te levar a mais e mais concorrentes. Continue explorando até que você tenha seguido várias marcas similares à sua.

Seguir essas marcas não só te ajuda a roubar o público delas, mas também te ajudar a ficar de olho no que exatamente elas estão publicando.

E como roubar seguidores dos seus concorrentes? Engajando com eles.

Siga usuários individuais que estão comentando nas páginas dos concorrentes. Curta as fotos deles, deixe comentários ou envie mensagens diretas falando sobre a sua loja.

Faça eles te verem. Fale um pouco sobre sua marca e porque eles podem gostar dela.

Outra coisa útil é publicar imagens patrocinadas ou avaliações de produtos sempre que possível.

Publique imagens patrocinadas e avaliações de produtos.

Se você realmente quiser ter um impacto maior no Instagram, você precisa fazer contas maiores em sua indústria expor os públicos delas à sua marca.

Como você pode fazer isso?

Encontre alguns influenciadores e contas grandes em seu nicho. Se você tem uma marca de produtos de beleza, por exemplo, faça contato com alguns blogueiros de beleza e peça a eles um post sobre um produto.

Lembra dos concorrentes que você acabou de seguir? Tente criar uma lista de influenciadores que estão trabalhando com essas marcas.

É provável que eles também estejam interessados em trabalhar com você. Procure posts patrocinados com influenciadores nos feeds de seus concorrentes.

Depois, vá até as páginas desses usuários. Procure contas com grandes públicos e um endereço de email em seus perfis.

Quando um usuário coloca um endereço de email em seu perfil, isso geralmente significa que ele está interessado em compartilhar posts patrocinados.

pasted image 0 226

Envie emails ou mensagens diretas à essas contas e pergunte qual é o preço regular para posts patrocinados. Tente criar um relacionamento com esses usuários.

Se eles estão dispostos a trabalhar com seu concorrente, provavelmente estarão dispostos a trabalhar com você.

Depois, faça uma planilha simples comparando o número de seguidores, o custo por post, o CPM, a média de curtidas por post e o número de seguidores dividido pela média de curtidas por post de cada conta.

pasted image 0 222

Selecione a(s) conta(s) com as maiores vantagens e o preço mais baixo.

Se você estiver oferecendo um produto original ou único, pode ser melhor solicitar uma avaliação ao invés de um post de produto.

Envie alguns de seus produtos gratuitamente a influenciadores, em troca de um post de avaliação com imagens ou vídeo falando da experiência deles com a sua marca.

pasted image 0 266

Se quiser oferecer outros produtos gratuitamente, considere promover um sorteio no Instagram.

Considere promover um sorteio

Os sorteios no Instagram não são úteis apenas para engajar seguidores já existentes, mas também podem te ajudar a ganhar seguidores novos.

As competições mais comuns incluem sorteios do tipo “curta essa foto para participar”. No entanto, esses tipos de competição não necessariamente atraem as pessoas à sua marca.

Eles só atraem pessoas que querem coisas gratuitas e estão dispostas a curtir suas imagens para ganhá-las.

Ao invés disso, faça os usuários publicarem no Instagram fotos sobre sua marca ou simplesmente seguirem sua página.

Se você pedir aos usuários que publiquem conteúdos, lembre-se de incluir uma hashtag da marca para ser utilizada na competição.

Anuncie seu sorteio com um post no Instagram post. Não se esqueça de incluir as regras na seção de descrição, para que as pessoas saibam como participar.

pasted image 0 230

Se precisar de ajuda para ter ideias para a competição, experimente uma ferramenta como o Woobox.

Essa ferramenta ajuda marcas de todos os tipos e tamanhos a criar competições nas mídias sociais que podem impulsionar as vendas, aumentar o público e coletar leads.

O Woobox é utilizado e merece a confiança de quatro milhões de marcas, incluindo empresas notáveis como a Spotify, a American Airlines e a NFL.

Essa ferramenta de competições pode te ajudar a criar formulários, landing pages e posts pages, e posts do Instagram para cada conteúdo necessário relacionado à sua competição.

pasted image 0 220

Lembre-se de anunciar o “prêmio” que você planeja entregar ao anunciar sua competição para seus seguidores.

É melhor oferecer alguns dos seus próprios produtos gratuitamente, ao invés de alguma coisa sem relação com a sua marca ou nicho, como um iPad.

Do contrário, as pessoas podem te seguir apenas pela oportunidade de ganhar um iPad, ao invés de um interesse em sua marca de ecommerce e sua indústria.

Se você oferecer promoções exclusivas aos seus seguidores, mais pessoas vão seguir sua página.

Ofereça promoções em fotos e use uma app de vendas do Instagram

E então, como transformar o Instagram na vitrine do seu e-commerce?

A maioria das pessoas usa o Instagram para procurar e visualizar fotos.

Se você deixar para colocar ofertas exclusivas e promoções na descrição/legenda, seus seguidores podem passar pelo post sem vê-las.

É por isso que você deve oferecer promoções nas próprias fotos. Coloque detalhes sobre suas promoções sobre imagens, como nesse post da Kate’s Lab.

pasted image 0 246

O post simplesmente anuncia um desconto de 30%.

Você pode sobrepor textos em suas imagens, como nesse exemplo, em apenas alguns minutos, usando uma ferramenta como o Canva ou o Pixlr.

Você deve também instalar uma app de vendas do Instagram, que pode ser sincronizada com o Instagram para facilitar a venda de diferentes produtos de todos os tamanhos e cores.

Uma app de vendas muito conhecida é a LIKEtoKNOW.it.

Para comprar seus produtos, os usuários só precisam se cadastrar para a ferramenta, integrá-la com o Instagram, curtir a imagem e receber os produtos “shoppable” do post em suas caixas de entrada.

pasted image 0 251

Like2Buy e o Soldsie são outras plataformas similares.

Essas ferramentas permitem que lojas vendam no Instagram através de seus posts ou bios, exatamente como o LiketoKNOW.it.

É difícil navegar de um post no Instagram para páginas de produto.

Os usuários têm que ir à homepage da sua marca, procurar entre várias categorias de produtos, e torcer para encontrarem o que viram em seu post.

Essas ferramentas eliminam essa dor. Mas outra opção é deixar seu Instagram “shoppable”.

Isso vai direcionar seguidores diretamente para um local onde eles podem fazer compras a partir das suas fotos, e tudo isso sem ter que sair da app do Instagram.

Em posts shoppable, os usuários podem clicar para ver os nomes e os preços dos produtos em seus imagens.

Depois, eles podem clicar para ler a descrição de um produto e fazer suas seleções e a compra.

pasted image 0 228

Se você criar uma galeria shoppable, os usuários vão poder ver o número de curtidas em cada imagem, usuários com tags, avaliações de consumidores e o número total de compras no último mês.

Aí você poderá adicionar esse link à sua bio, para que os usuários possam ver uma versão melhorada do seu feed apenas com imagens shoppable.

Você pode criar uma galeria facilmente usando a solução Shoppable do Yotpo. Tudo o que você tem que fazer é colar o link para sua loja shoppable no Instagram em sua bio.

O Yotpo vai gerar um feed melhorado e shoppable automaticamente para você, retirando as informações dos produtos de seus produtos com tags no Instagram.

pasted image 0 255

Se você quiser mais seguidores, deve integrar seu feed do Instagram com seu site.

Adicione seu feed do Instagram ao seu site

Se você quer promover sua página do Instagram para ganhar mais seguidores, que lugar poderia ser melhor para isso do que o seu próprio site?

Você já está se esforçando para direcionar tráfego, converter leads e engajar o público em seu site. Aproveite isso adicionando um feed ao vivo do Instagram à sua página.

Você pode encontrar rodapés com feeds do Instagram em vários sites online, como o Studio Press.

pasted image 0 263

Tudo o que você tem a fazer é copiar, colar e fazer embed do código do feed pra adicioná-lo ao seu site.

Dessa forma, você vai maximizar o número de pessoas que engaja com sua página no Instagram, ao mostrar aos seus consumidores que você está ativo lá.

Se você quiser ganhar seguidores rapidamente, use alguns anúncios no Instagram.

Para resultados rápidos, faça anúncios

Os anúncios do Instagram podem parecer complicados, mas não são.

Se você já fez anúncios no Facebook, vai ver que anunciar no Instagram não é muito diferente. Ou mais caro.

Você pode até segmentar os mesmos públicos para quem está anunciando no Facebook, conectando seu perfil no Instagram à sua página no Facebook.

Vá para o Gerenciador de Anúncios. Clique no botão +Criar Campanha.

pasted image 0 265

Depois, selecione o objetivo da sua campanha. Para ganhar mais seguidores, você deve fazer uma campanha de Reconhecimento de Marca, Alcance, Tráfego ou Envolvimento.

A seguir, crie seu grupo de anúncios e defina quem você quer alcançar com seus anúncios.

pasted image 0 258

Você pode também segmentar públicos personalizados que criou anteriormente.

O próximo passo é selecionar a localização dos anúncios. Selecione “Instagram” em Plataformas. Perceba que você pode colocar anúncios no feed, nos Stories ou em ambos.

A seguir, selecione seu orçamento e programação. É melhor começar com pouco e aumentar seu orçamento se seu post tiver um bom desempenho.

pasted image 0 218

Nunca selecione um orçamento acima do valor que pode ser pago pela sua marca. Não há como garantir que o retorno de uma campanha de publicidade vai superar o custo dela.

Conclusão

Quando você não tem um público enorme no Instagram, utilizar essa plataforma pode parecer inútil.

Mas se você puder ganhar seguidores, vai ver que quando se trata de construir sua marca, o Instagram dá resultados muito melhores do que outras plataformas, como o Facebook.

Os usuários do Instagram engajam com marcas regularmente. E adoram fazer isso.

Para aumentar uma marca e-commerce no Instagram quando você não tem seguidores, você precisa primeiro entender porque o Instagram é a melhor ferramenta para e-commerce.

Desde 2016, a receita de publicidade do Instagram cresceu $5 bilhões. E a tendência é continuar crescendo. Assim, vale a pena descobrir como transformar o Instagram na vitrine do seu e-commerce.

Para fazer sua marca crescer, você vai ter que incluir links para sua loja em sua bio. Você pode usar um link para uma landing page ou uma página de uma promoção específica.

Altere a URL sempre que necessário, quando fizer promoções diferentes. E adicione também um CTA.

A seguir, crie uma hashtag para sua marca e use-a para gerar e encontrar fotos de consumidores. Depois, republique-as com os créditos do fotógrafo original. Essa é uma forma rápida, fácil e gratuita de utilizar prova social.

Talvez você até já tenha conteúdos gerados por usuários no Instagram, publicados anteriormente. Pesquise o nome da sua empresa na plataforma.

Seus concorrentes já têm um público engajado. Por que não aproveitá-lo, “roubando” seguidores dos seus concorrentes?

Publique imagens patrocinados e avaliações de produtos em sua página. Faça contato com influenciadores que podem ser pagos para fazer posts de produto ou avaliações.

Quando eles publicarem sobre sua marca para seus seguidores, você com certeza vai ganhar alguns deles.

Considere promover uma competição para gerar interesse em sua marca. Uma das regras da competição pode ser “seguir essa página”.

Ofereça informações sobre promoções em imagens, usando uma ferramenta como o Canva ou o Pixlr. Utilize post shoppable e use tags nos produtos para que os usuários possam comprar diretamente da app.

Adicione um feed ao vivo de seus posts do Instagram ao seu site. Dessa maneira, seus consumidores vão te seguir.

Para ter resultados rápidos, você pode fazer anúncios no feed ou nos Stories, usando o Gerenciador de Anúncios. Estabeleça o orçamento ideal para você e faça ajustes quando necessário.

Fonte: https://neilpatel.com/br/blog/e-commerce-no-instragram/

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

Orçamento