(32) 3061-1694

Você não odeia como demora demais para se obter resultados quando o assunto é SEO?

Todo mundo diz que demora entre 6 meses e um ano, e, em alguns casos, até alguns anos para se obter resultados.

Bom, eu tenho uma notícia boa e uma ruim.

Vamos começar pela ruim…

SEO é uma estratégia de longo prazo. Não adianta fazer por alguns meses e deixar para lá. E se você parar de focar nisso, vai chegar um momento em que seus concorrentes vão te ultrapassar.

E agora vamos passar para a notícia boa.

Você pode obter resultados no curto prazo. Você pode não conseguir todos os resultados que você quer logo de cara, e pode não ranquear para as suas palavras-chave ideais, mas isso não significa que você não possa obter resultados em 90, 60 ou até possivelmente em 30 dias.

Então como obter resultados em alguns meses?

Antes de mais nada, vamos reprogramar seu cérebro para você pensar SEO do jeito certo.

SEO não é só conteúdo e links

Se você quer ser o primeiro no ranking do Google, do que você precisa?

Bom, os dados mostram que você precisa escrever conteúdo longo. Porque a média das páginas que ranqueiam na primeira página do Google contém 1890 palavras.

word count

E, claro, o que é o conteúdo sem links? Porque os dois fatores mais importantes que afetam os rankings de acordo com o mercado de SEO são links de nível de domínio e links de nível de página.

moz links

Mas o negócio é que o SEO não é mais o que costumava ser. Até 2010, você podia inserir palavras-chave nas suas meta e subir nos rankings em alguns meses.

Conforme a internet vai ficando mais abarrotada, você pode obter resultados fazendo a mesma coisa de sempre, mas você teria que construir alguns links. Isso costumava funcionar bem entre 2010 e 2013.

Mais negócios estavam aparecendo porque todo mundo focava em marketing de conteúdo. Era o que estava em alta. Entre 2013 e 2017, se você criasse muito conteúdo em texto, conseguisse alguns compartilhamentos nas redes sociais e alguns backlinks, você dominava o Google.

Mas agora, existem mais de um bilhão de blogs se você considerar o WordPress.com, o Medium, e o Tumblr.

Isso significa que o Google escolhe quais sites vão ranquear no topo.

Em outras palavras, só porque você escreve conteúdo longo ou constrói backlinks não quer dizer que você vai ranquear. Milhões de sites também fazem isso.

E mesmo que você tivesse começado cedo e seu site tenha 10 anos, dominar a internet não é mais tão fácil assim.

Só dê uma olhada em sites como o Wisegeek, eles dominavam a internet sendo um site com milhares de artigos informativos.

Agora veja só o tráfego deles

wisegeek

Segundo o Ubersuggest, eles recebem aproximadamente 49.211 visitantes por mês a partir do Google nos Estados Unidos. Pode parecer muito, mas o tráfego deles está sempre caindo.

Quando eu conheci o fundador, há alguns anos, estava na casa dos milhões… Mas agora não mais.

Nem importa o fato de o site ter 8.761.524 backlinks de 74.147 domínios de referência.

wisegeek links

Você pode argumentar que o conteúdo do Wisegeek não é dos melhores. Mas eu tenho vários exemplos de sites com ótimo conteúdo sofrendo dos mesmos problemas.

Por exemplo, o Derek Halpern do Social Triggers cria ótimo conteúdo. Dê uma olhada em alguns posts dele se não acreditar no que eu estou dizendo.

Mas vamos dar uma olhada nas métricas de tráfego dele

social triggers

De acordo com o Ubersuggest, ele recebe aproximadamente 26.640 visitantes por mês a partir do Google nos Estados Unidos e tem 993.790 backlinks de 5.678 domínios de referência.

E eles ranqueiam para termos muito bons. Dê uma olhada nas páginas principais dele, ele ranqueia para termos como “como se tornar mais confiante”.

social triggers top pages

Mas até o Social Triggers teve dificuldades de manter o tráfego ao longo do tempo. Não tem nada a ver com o Derek, ele é um empreendedor inteligente, e resolveu parar para focar no seu novo projeto Truvani, que estava indo bem.

Ou seja, conteúdo e links não são garantia de sucesso.

Então qual a melhor maneira de subir nos rankings atualmente?

Você precisa ir no mais fácil primeiro.

Claro, você precisa de conteúdo, links e tem que otimizar para outros 198 fatores que o Google monitora para a quantidade certa de tráfego.

Mas NÃO É REALISTA você querer fazer tudo. Mesmo que você contrate uma agência de SEO para te ajudar.

E não tem a menor possibilidade de você esperar um ano para obter resultados de uma campanha de SEO.

O que significa que sua única solução é ir atrás das opções mais fáceis.

Eu queria poder dizer a vocês exatamente quais são essas opções, mas isso varia de site para site. O que eu posso fazer é mostrar algumas táticas simples que funcionaram para mim e que são fáceis de implementar.

Estratégia nº1: Não coloque datas na sua URL

Eu colocava datas na minha URL porque era a opção padrão do WordPress. Eu não pensei duas vezes a respeito, mas na hora que eu tirei as datas, meu tráfego de busca subiu 58%.

E o melhor de tudo foi que demorou apenas 30 dias para ter esse incremento no tráfego. 🙂

Estratégia nº 2: Faça link para seus posts mais populares na sua barra lateral

Você já percebeu que eu ranqueio para termos como “marketing online” e “SEO”?

Eu sou atualmente o nº 2 para o termo marketing online:

online marketing rankings

E número 5 para o termo SEO:

seo rankings

Você quer saber uma técnica que me ajudou a ranquear mais alto para esse termo? Vou dar uma dica… Você vai encontrá-lo na minha barra lateral.

sidebar links

Como você pode ver, eu coloquei links para todos os meus principais guias na minha barra lateral. Isso me ajuda a dar o que eles precisam para ranquear mais alto para termos como SEO e marketing online.

Se você ainda não fez isso, talvez seja uma boa tentar, já que pode gerar ganhos rápidos.

Você não vai ver os resultados em 30 dias, mas em alguns meses você vai ver que essas páginas vão escalar nos rankings.

Estratégia nº 3: Aterrisse e expanda

Eu falei muito disso anteriormente, mas só porque funciona muito, muito, muito bem.

É também uma das principais razões pelas quais eu transformei o Ubersuggest em uma ferramenta robusta de SEO. Não só para vocês, mas também porque eu a uso para a estratégia de aterrissar e expandir para aumentar meu tráfego de busca.

É assim que eu obtenho 2.105.896 visitantes por mês só pelo Google…

search traffic

Mas o que é essa estratégia de SEO de aterrissar e expandir que eu uso?

Você precisa antes de mais nada logar no Google Search Console.

Quando você estiver logado, clique no link “performance” e você vai ver uma lista de palavras-chave para as quais você atualmente ranqueia.

search console

Depois, clique no termo mais popular para o qual você ranqueia. Tenha certeza de que a palavra-chave não é o nome da sua marca.

Depois, clique em “páginas”. Você vai ver a página que está ranqueando para essa palavra-chave.

search console pages

Eu quero que você vá até o Ubersuggest e digite essa palavra-chave. Depois que o relatório carregar, clique em “ideias de palavras-chave” na barra lateral. Você vai ver um relatório mais ou menos assim:

ubersuggest keywords

Você vai ver uma longa lista de palavras-chave que são variações da palavra-chave principal para a qual você já ranqueia. A maioria desses termos são tirados do Google Suggest.

Se você pegar as expressões populares relacionadas ao termo principal para o qual você já ranqueia e integrá-las à sua página, você vai perceber que entre 30 e 60 dias seu tráfego de busca vai disparar.

Mas quando você for usar essa estratégia, você não pode deixar de ajustar seu conteúdo. Você não pode simplesmente enfiar mais palavras-chave, você precisa retrabalhar seu conteúdo para que ele faça sentido e flua naturalmente.

A razão de essa estratégia de SEO ser a minha tática preferida de todos os tempos é que o marketing de conteúdo é um tiro no escuro. Só o fato de escrever conteúdo e construir links não é garantia de sucesso. Mas se você expandir as páginas que o Google já gosta, tem grandes chances de você obter mais tráfego.

Estratégia nº 4: Expanda internacionalmente

Na maioria das minhas empresas eu gero mais receita de fora dos Estados Unidos do que de dentro.

Por essa razão, além de ter sido um conselho que eu recebi de um funcionário do Google, eu traduzi meu site para várias línguas.

Veja só meu tráfego do Brasil…

brazil

E esse é meu tráfego da Alemanha…

german

E do mercado espanhol…

spanish

O que eu aprendi com um funcionário do Google foi que falta conteúdo em regiões em que o inglês não é a língua-mãe. Então, se você focar nessas regiões, você rapidamente vai notar um aumento no seu tráfego e na sua taxa de conversão de visitantes para clientes nessas regiões também deve aumentar.

Estratégia nº 5: Tática de marca de 5 minutos

O Google adora marcas. Elas são realmente o futuro do SEO, além do fato de serem mais defensíveis.

Como disse o Ex-CEO do Google:

Marcas são a solução, não o problema. É através das marcas que se separa o joio do trigo.

Ou seja, se mais pessoas estiverem buscando o nome da sua marca no Google, você vai perceber que seus rankings vão subir.

Quanto mais gente digitava “Neil Patel” no Google, meu tráfego foi de 185.980 no mês:

feb traffic

a 454.382 visitantes no mês:

august traffic

É um aumento enorme considerando que ele se deu em um período de 6 meses. E eu consegui isso em 2016.

Construir uma marca não é fácil, requer uma abordagem de longo prazo. Mas eu vou dar uma dica de como começar… Que leva só cinco minutos.

Antes de eu entrar em detalhes, ela segue a regra dos sete, segundo a qual alguém precisa ver sua marca sete vezes antes de se tornar leal a ela. Ou seja, se você conseguir fazer com que as pessoas voltem para o seu site no curto prazo, você vai começar a construir uma marca e ver que as suas pesquisas de marca vão aumentar no curto prazo.

Agora veja uma captura de tela das minhas métricas para ver a coisa na prática:

push traffic

Até agora eu consegui que 42.316 pessoas voltassem ao meu site 174.281 vezes. Isso são quase 4 vezes, o que significa que eu tenho mais 3, de acordo com a regra dos 7.

Como eu fiz isso?

Usando uma ferramenta chamada Subscribers.

Através da qual eu envio uma notificação push toda vez que publico um post novo no meu blog:

neil subscribers

Além disso, ela me permite gerar 4.000 visitantes a mais para cada push que eu envio. 🙂

subscriber stats

Estratégia nº 6: Otimize sua taxa de cliques

Você não precisa escrever conteúdo novo ou construir links para subir nos rankings.

Você pode fazer uma coisa simples como otimizar sua taxa de cliques.

Pense da seguinte maneira: se 1.000 pessoas fizessem uma busca no Google e clicassem no segundo resultado em vez do primeiro, o que isso diria ao Google?

Diria ao Google que o segundo resultado deveria, em tese, estar na primeira posição. E é isso que o Google faz… Eles pegam os resultados que as pessoas mais clicam e movem para o topo, e movem para baixo os resultados em que as pessoas não clicam.

Se você quer instruções de como aumentar sua taxa de cliques, siga a tática nº 1.

Funciona muito bem e muito rápido. É como eu aumentei o tráfego de busca para uma das minhas principais palavras-chave para 1289 visitantes em 30 dias.

social media marketing

Estratégia nº 7: Atualize seu conteúdo antigo

SEO e anúncios pagos têm uma coisa em comum, que é, se você para de fazer, seu tráfego cai.

Anúncios pagos são um pouco pior, no sentido de que, se você para de pagar, seu tráfego cai para onde ele estava.

Com SEO, quando você para, você vê uma diminuição lenta com o tempo.

Mas essa estratégia é tão eficaz que eu tenho um funcionário em tempo integral para me ajudar com isso, e ele fica alocado apenas nisso.

Lembra que eu falei sobre existirem mais de um bilhão de blogs na internet hoje em dia?

Bom, eu tenho uma pessoa em tempo integral atualizando meu conteúdo antigo para garantir que ele não fique desatualizado.

Porque o Google tem tantas opções para escolher quando se trata de ranquear sites para qualquer palavra-chave existente, que eles vão ranquear os sites mais frescos.

Ao atualizar seu conteúdo antigo, você não só garante a manutenção do seu tráfego, mas também obtém mais tráfego.

Não existe uma verdadeira estratégia para isso que não mergulhar nos seus textos antigos que obtiveram tráfego e ter certeza de que eles estão atualizados.

Às vezes você nem vai precisar fazer mudanças, às vezes você vai precisar mudar algumas frases ou links, e, espera-se que, raramente, você precise reescrever o post inteiro.

De tempos em tempos, você vai precisar deletar uma página ou post porque se tornou irrelevante. Por exemplo, eu deletei meus posts mais antigos que falam sobre redes sociais como o MySpace, que ninguém mais usa.

Conclusão

Sim, SEO leva tempo se você pensar do ponto de vista de qualquer outro profissional de SEO.

Mas se você pensar de uma perspectiva estratégica, você vai encontrar novas oportunidades que podem oferecer resultados rápidos.

Você pode não conseguir todo o tráfego que você quer amanhã, mas ir atrás das opções mais fáceis vai trazer os resultados mais rápidos.

Se você quer ajuda para encontrar as opções mais fáceis na sua campanha de SEO, você sempre pode procurar minha agência de publicidade e alguém vai ajudar. Ou você pode deixar um comentário abaixo.

Fonte: https://neilpatel.com/br/blog/como-pensar-sobre-seo/

Comentários

comentários

Share This