14 Dicas para pesquisar no Google como um especialista-teknabox
14 Dicas para pesquisar no Google como um especialista
6 de outubro de 2017
8 exemplos das melhores campanhas de e-mail marketing-teknabox
8 exemplos das melhores campanhas de e-mail marketing
11 de outubro de 2017

Como preparar seu E-mail Marketing para a época de férias

Como preparar seu E-mail Marketing para a época de férias-teknabox

Acredite ou não, chegou a hora de planejar seu e-mail marketing para os feriados de fim do ano. Para falar a verdade, já passou da hora, mais para aqueles que ainda querem montar uma campanha ainda da tempo!

O e-mail continua a ser um dos canais de comunicação mais importantes em 2015, mas a concorrência pela atenção dos seus leitores está ficando mais apertada a cada ano, especialmente durante esta época. De fato, o volume de e-mail foi 13% maior durante a temporada de feriado de 2013 do que em comparação com a temporada de feriado de 2012.

Temos pouco tempo para brainstorming, planejamento de estratégias e definição de metas mas aqui estão algumas dicas para você começar.

Começando sua estratégia

Personalize suas mensagens de e-mail.

Seus clientes não são todos iguais. Tente segmentar os e-mails por envolvimento ou comportamento do usuário para criar uma experiência verdadeiramente personalizada. Isto não só vai fazer com que seus clientes sintam que você entende seus gostos e preferências, mas também irá elevar a afinidade deles com a marca, aumentando a probabilidade de transformá-los em clientes fiéis.

Descontos juntos com e-mails de boas vindas.

Adicionando novos nomes para o seu banco de dados? Dê a seus novos clientes um pequeno presente com seu e-mail de boas-vindas. Afinal de contas, campanhas de e-mail de boas-vindas com cupons possuem taxas de transação 2.5x mais elevadas do que aquelas que não possuem (Experian, 2013).

Envie descontos para clientes atuais

Seus clientes querem receber informações sobre ofertas exclusivas e outras maneiras com que possam economizar dinheiro enquanto gastam dinheiro com você. Em uma pesquisa de 2013 realizada pela Wanderful Media, 82% dos compradores queriam receber alertas de e-mail sobre descontos.

Envie aos seus assinantes por e-mail, descontos e ofertas – mesmo as pequenas. Confira os resultados da pesquisa da empresa Experian na tabela abaixo. Descobriram que cupons que oferecem $10 de desconto ou 20% de desconto causam uma maior taxa de cliques do que outros mailings promocionais. Portanto, antes de fazer um corte nas margens do seu produto ou nos custos do serviço, considere descontos menores.

A imagem de baixo mostra as taxas de click para desconto de $10 como 86% maior e 66% para desconto de 20% e uma taxa de transação 2x maior para as promoções.

marketing-para-feriados

Considere e-mails durante o fim de semana

Durante o fim de 2013, e-mails enviados aos sábados e domingos ostentavam algumas das mais altas taxas de abertura e cliques. Da mesma forma, e-mails enviados mais à noite tendem a ser mais envolventes. A imagem mostra o desempenho dos envios primeiro por dia da semana e também por horário do dia, com ambos mostrando resultados melhores durante o fim de semana e depois das 20h.

marketing-para-feriados2

Tente o teste A/B, testando diferentes dias e horários para determinar o que funciona melhor para o seu público.

Dê a seus clientes o presente do valoroso conteúdo.

Fique top of mind durante a temporada de férias, fornecendo conteúdo útil e relevante para o seu público alvo. Considere a incorporação de temas natalinos em seu sistema de mensagens para um maior engajamento – mais ou menos como fizemos com este post.

Faça sua lista, verifique os detalhes

A sua campanha de e-mail só pode ser eficaz se as suas mensagens estão alcançando caixas de entrada – e você sabia que cerca de 2% dos endereços de e-mail são abandonados, bloqueados ou alterados a cada mês? Compor estes e-mails inválidos mês a mês pode se tornar um grande problema quando você está se preparando para as suas campanhas de férias. Para superar o problema da decadência do endereço de e-mail, tente essas dicas:

Não compre listas

Querendo resultados rapidos, você pode querer tentar aumentar dramaticamente o tamanho de seu banco de dados para se comunicar com o maior número de clientes e prospects quanto possível. Embora a compra de uma lista possa parecer tentador, elas normalmente são de qualidade duvidosa. Atenha-se a e-mails endereçados que você coleta através métodos opt-in (com permissão) para suas campanhas de férias.

Preste atenção a sua reputação

O aumento do volume de e-mails enviados por volta da época dos feriados pode levar a reputação do remetente à vulnerabilidade. Como a pontuação de crédito pessoal impacta sobre sua capacidade de tomar empréstimos, sua reputação de remetente com um determinado Fornecedor de acesso à Internet (ISP) pode afetar sua capacidade de chegar à caixa de entrada do assinante. Confirmar que os endereços em sua lista são válidos antes de enviar uma grande campanha de férias vai ajudar a combater estes desafios comuns de e-mails que são ampliados durante esta época do ano.

Fique de olho nos bounces (retornos)

Embora a gestão da reputação do remetente seja um esforço contínuo, mesmo para além das férias, uma solução rápida para esta época do ano é eliminar hard bounces (retornos graves). Remova todos os hard bounces de seu banco de dados imediatamente para evitar um impacto negativo sobre a reputação do seu remetente.

Os dados importantes

A única maneira de melhorar seus esforços em marketing – inclusive em torno dos feriados – é acompanhar e avaliar o seu desempenho. Ao aproveitar os dados que estão disponíveis para você através de coisas como ferramentas de automação de marketing, você pode decidir o que está funcionando e o que não está. Algumas métricas importantes que você deve acompanhar para as suas campanhas de férias incluem:

  • Taxas de abertura
  • Taxas de cliques
  • Receita nova

Embora estes dados devam ser monitorados durante todo o ano, são especialmente críticos para a sua previsão de férias à medida que você ajusta e desenvolve suas campanhas de férias a cada ano. O monitoramento dessas métricas vai ajudar a dar uma visão sobre o que está funcionando, e dar uma indicação do que precisa ser mudado para o próximo ano.

O que a sua empresa faz para se preparar para a corrida de e-mails de férias? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!

Fonte: https://br.hubspot.com/blog/como-preparar-seu-e-mail-marketing-para-a-epoca-de-ferias

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

Orçamento