(32) 3061-1694

Provavelmente você já sabe que ter presença online é um item obrigatório para todo empreendedor, certo? Nesse sentido, ter um site próprio pode ajudar o seu negócio a alcançar o público com mais facilidade.

O problema é que, na hora de criar um site, muitas pessoas recorrem a construtores de sites, como o WordPress. Embora essas ferramentas ajudem na hora de criar uma página, não permitem personalizar o endereço. Assim, ele sempre vai terminar com “wordpress.com” ou algo do tipo. E vamos combinar que isso não passa uma imagem de profissionalismo.

A solução para isso é registrar um domínio personalizado. E acredite, isso é mais fácil e rápido do que parece.

Se você ainda não sabe como fazer isso, continue lendo este artigo. Vamos apresentar um passo a passo para você registrar um domínio e algumas dicas para escolher o domínio perfeito.

O que é um domínio?

O domínio é o endereço que identifica um negócio, marca ou pessoa na internet, funcionando como uma espécie de “nome”.

Todo o domínio é composto por um nome e uma extensão:

  • empresaX.com.br
  • nome: empresaX
  • extensão: .com.br

No caso do site da Hotmart, o domínio é hotmart.com. Assim, o nome é hotmart e a extensão é .com.

registrar um domínio - o que é um domínio

Existem diversos tipos de extensões disponíveis na internet, mas as mais comuns e recomendadas para negócios e empreendedores são .com e .com.br.

Qual a diferença entre domínio e hospedagem?

Essa é uma dúvida comum entre muitos empreendedores digitais.

Como explicamos no começo do texto, o domínio é o nome do seu negócio na internet. É com esse endereço que o seu público irá acessar o seu site. E ao registrar um domínio, você garante o direito de usar esse endereço.

Mas além do domínio, você precisa de um lugar para guardar todos os dados do seu site, como textos, imagens e vídeos. E é importante que esse lugar esteja sempre conectado à internet.

E é aí que entra a hospedagem.

Com um serviço de hospedagem, todos os arquivos da sua página são armazenados em um servidor, que é um computador super potente especialmente preparado para armazenar sites.

Dessa maneira, o seu site estará pronto para ser acessado 24 horas por dia, bastando digitar o nome do domínio.

Por que você precisa registrar um domínio?

Você já deve ter acessado diversos sites com endereços longos, com mais informação do que somente o nome da empresa.

É o caso de páginas que não usam domínios próprios e foram criadas em criadores de sites, como:

  • www.meusite.wordpress.com
  • www.suamarca.blogspot.com
  • www.meunegocio.wixsite.com

Plataformas como WordPress ou Wix permitem que qualquer um crie um site sem a necessidade de registrar o domínio. E, para isso, “emprestam” um endereço.

O problema disso, como você já deve imaginar, é que dá uma aparência extremamente amadora para o site. E, consequentemente, prejudica a imagem do seu negócio.

Mas não é só isso, existem outras vantagens em registrar um domínio. Veja só:

  • Credibilidade e autoridade: Ter um domínio próprio demonstra que a sua marca é séria e confiável. Além disso, quem acessar a sua página, saberá que você investiu para oferecer uma experiência mais segura;
  • Divulgação: Divulgar um blog ou site com domínio simples e direto ao ponto é muito mais fácil. Além disso, o público vai conseguir memorizar o seu endereço com mais facilidade;
  • Alcance nas pesquisas: O Google e outras ferramentas de pesquisa dão preferência aos sites com domínio próprio. Ou seja, ao registrar um domínio, você tem mais chances de aparecer na primeira página de pesquisas;
  • E-mail próprio: Outro benefício de ter um domínio próprio é poder ter e-mails personalizados com o nome da sua empresa (como [email protected]). Esse pequeno detalhe garante um toque mais profissional ao seu trabalho;
  • Proteção da marca: Teoricamente, qualquer pessoa pode registrar um domínio em nome da sua marca. Ou seja, registrar um domínio é uma forma de proteger a sua marca e garantir o posicionamento e a reputação do seu negócio na rede;
  • Baixo custo: Ao contrário do que muita gente pensa, ter um domínio próprio é muito barato, custando a partir de R$ 40,00 ao ano.

Passo a passo para registrar um domínio

Como deu para ver, ter um domínio próprio e personalizado é essencial para que o seu negócio ganhe relevância e autoridade na internet. Mas como registrar um domínio?

É isso o que você confere logo abaixo:

Como registrar um domínio com final “.br”

Para criar um domínio com final “com.br”, acesse o Registro.br, que é o serviço responsável pelo registro e manutenção dos nomes de domínio “.br”.

Na página inicial do site, você verá uma barra de pesquisa onde você pode conferir se nome de domínio que você quer registrar está disponível ou já foi registrado por outra pessoa.

registrar um domínio - como registrar um dominio br

Depois de consultar um domínio e se certificar de que ele está disponível para registro, você precisa se cadastrar na plataforma. Basta clicar em “Criar conta” e seguir as instruções do site.

Depois de criar a sua conta, você já pode registrar o seu domínio. Durante essa etapa, você deverá informar dados como CPF ou CNPJ, além de endereço e telefones de contato válidos.

Outra informação necessária é o DNS do servidor onde o seu site está hospedado. Caso você não tenha um serviço de hospedagem, o site Registro.br oferece um serviço de DNS próprio durante o cadastro.

Para concluir o processo, basta pagar pelo serviço de registro, com preço a partir de R$ 40,00 ao ano e pronto. Você agora tem um domínio para chamar de seu!

Como registrar um domínio com outras extensões

Também é possível registrar um domínio que não termina com “.br”, algo interessante para personalizar ainda mais o seu endereço.

O jeito mais fácil de fazer isso é através de um serviço de hospedagem, como HostGator, GoDaddy, UOL Host, entre outros.

Depois disso, o processo é bastante parecido. A maioria dos serviços de hospedagem permite checar se o nome de domínio está disponível, apontando sugestões caso o endereço já tenha sido comprado.

Depois de encontrar um endereço disponível, basta seguir as instruções da ferramenta de hospedagem que você escolher, inserir as informações solicitadas e realizar o pagamento.

Como escolher o domínio perfeito para o seu site?

Escolher o endereço certo é tão importante quanto registrar um domínio. Isso porque um nome errado pode prejudicar toda a sua estratégia e colocar em xeque a autoridade e confiabilidade da sua marca.

Pensando nisso, é importante tomar alguns cuidados na hora de escolher um nome de domínio:

  • evite usar símbolos e números;
  • prefira domínios curtos, mas que ainda assim informem do que o site se trata;
  • escolha uma extensão que faça sentido para o seu modelo de negócios (“.edu” para um curso online, por exemplo);
  • use o nome da sua marca no domínio;
  • evite endereços com o nome de outras marcas.

Fácil, não é? Seguindo essas dicas, você não terá problemas na hora de registrar um domínio e colocar o seu site no ar!

E lembre-se: escolha um nome de domínio que faça sentido e representa bem o seu negócio. Afinal, ele será o seu cartão de visitas.

E agora que você já tem um domínio registrado, é hora de começar a publicar conteúdos e movimentar o seu site. Então não deixe de ler o nosso post completo com as melhores dicas de produção de conteúdo para a web.

Fonte: https://blog.hotmart.com/pt-br/registrar-um-dominio/

Comentários

comentários

Share This