(32) 3061-1694

Você sabe o que é um público-alvo? Apesar de ser algo básico, muitas empresas ainda não possuem o costume de planejar o seu público, e como consequência, acabam não direcionado com precisão as suas estratégias, nem alcançando mais clientes.

Afinal, a principal função do público-alvo é direcionar os seus esforços de marketing e vendas, de modo que garanta uma aproximação mais precisa com o seu público.

Ou seja, se você conseguir entender o que é público-alvo e como é possível segmentá-lo, também poderá direcionar as estratégias de marketing de modo mais personalizado, atingindo as dores, interesses e necessidades desse público.

A definição e segmentação do público-alvo são passos iniciais que todos os empreendedores precisam planejar para conseguir desenvolver os seus negócios de maneira sustentável no mercado.

Se você já empreende no ramo industrial há algum tempo, mas suas ações de marketing não geram resultados positivos, também é fundamental realizar novamente um planejamento de público-alvo e descobrir se ele ainda é o mesmo.

Afinal, um erro muito comum é direcionar seus esforços para um público totalmente diferente do seu.

Imagine, por exemplo, que sua indústria venda produtos como bomba centrífuga, e segmente as suas ações de marketing para pessoas que querem comprar produtos de decoração. Como resultado, a empresa não não irá obter nenhum retorno, lucro ou engajamento.

E pensando nisso, nós elaboramos este conteúdo para te explicar todos os detalhes sobre o público-alvo, e como realizar essa segmentação em sua indústria! Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post!

O que é público-alvo?

De forma simples, o público-alvo diz respeito a um grupo específico de pessoas ou empresas, que possuem uma necessidade e perfil semelhante e, por conta disso, também possuem interesse em um determinado produto e serviço.

E é a partir dessa definição que seu negócio poderá desenvolver ações e estratégias de marketing e vendas corretamente.

O público-alvo são aquelas pessoas com quem a sua organização terá mais chances de adquirir os seus serviços ou produtos.

Realizar uma segmentação eficiente significa que a empresa não precisará gastar esforços com diversos tipos de pessoas com necessidades diferentes, mas sim, ela poderá obter bons resultados e altas chances de retorno com apenas um público.

Além disso, se a sua indústria fornece diversos tipos de produtos de vários nicho, a análise de público-alvo deve ser diferente e personalizada para cada um deles, assim como as suas ações de marketing.

Para determinar e segmentar um público-alvo, é necessário realizar uma gama de pesquisas que envolvem a análise das características em comum desta parcela da sociedade. Essa parcela deverá ser o foco do seu negócio.

Algumas informações como o seu comportamento de compra, classe social, faixa etária, condições socioeconômicas, entre outros, são essenciais para realizar uma pesquisa de público.

Caso a empresa não tenha um público-alvo bem definido, consequentemente será menos eficaz em suas ações e não terá retorno o suficiente.

Pensa comigo: por qual motivo você venderia fritadeira elétrica industrial para um menino de 15 anos, ou uma lancheira da Lady Bug para um executivo? Sem o planejamento de público-alvo, esse é tipo de situação que pode acontecer em seu negócio.

Muitas empresas do ramo industrial também estão inseridas no ramo B2B (business to business).

Dentro desse mercado, é ainda mais importante segmentar o público-alvo e entender tudo sobre a persona do seu negócio, pois em um setor altamente competitivo, quanto maiores as chances de alcançar o seu público, a empresa pode se desenvolver sem impedimentos no mercado.

Qual a importância de segmentar o público-alvo de uma indústria?

Enquanto há alguns anos atrás, o planejamento de um público-alvo era algo simples e se baseava em apenas alguns aspectos, hoje em dia, é preciso um detalhamento muito específico para entender o perfil dos consumidores.

Isso, pois com a expansão de diversos segmentos de produtos e serviços no mercado, o comportamento e preferência dos clientes se tornaram mais rígidos, criando mais nichos com diversas necessidades especiais em cada um deles.

Vamos imaginar que sua empresa vende imóveis, por exemplo. Pense em dois homens, com cerca de 20 anos, ambos vieram da mesma cidade e possuem um bom cargo como sócios de uma grande empresa.

Se a análise do público-alvo não for bem detalhada, poderíamos afirmar que eles possuem o mesmo perfil, portanto, comprariam o mesmo imóvel para morar, não é mesmo?

Mas a decisão de compra muda no momento em que um deles é casado, com 3 filhos e esposa, e o outro é solteiro.

E por ter detalhes diferentes, a motivação de cada um para adquirir o imóvel também diferem muito.

E no ramo industrial, não é diferente. Se sua indústria vende carroceria de madeira, por exemplo, pode ter certeza que apenas uma parcela bem definida da sociedade realmente terá interesse em seu produto.

Ou seja, é fundamental levar em consideração todos os fatores para escolher da forma correta o seu público, pois isso afetará diretamente o sucesso do seu negócio.

Como segmentar o público-alvo da sua indústria?

Agora que já entendemos sobre o conceito e importância de realizar um planejamento de público-alvo, vamos ver abaixo como é possível definir e segmentar o público do seu próprio negócio, por isso, continue nos acompanhando!

Analise a necessidade que a sua empresa resolve

A primeira análise para segmentar o público-alvo da sua indústria é verificar quais são as necessidades que a sua empresa pode solucionar.

Para isso, observe quais são os principais benefícios e qualidades dos seus produtos e serviços.

Nesta etapa, é importante estabelecer e detalhar a importância e a principal proposta de valor deles.

Já se sua indústria trabalha com nicho, uma dica importante também é diferenciar a proposta e valores do seu produto e serviço dos seus concorrentes.

Observe o perfil do público com problemas que seus produtos resolvem

Agora que você já analisou todos os benefícios e vantagens dos seus produtos e serviços, sabe também qual a necessidade que ele soluciona.

Portanto, nesta etapa, é hora de observar o perfil das pessoas (ou empresas, se sua indústria for do mercado B2B) que estão mais propensas a ter essa necessidade.

Neste ponto, também é essencial verificar se há nichos de compradores diferentes, que possuem a mesma necessidades.

Voltando ao exemplo da compra de imóvel, por exemplo, duas pessoas totalmente distintas podem se interessar e tomar a mesma decisão de compra. Por isso, determine todos os tipos de público e não tenha de ser específico aqui.

Após isso, verifique também se o seu negócio terá condições de trabalhar com todos os perfis, ou se será necessário apenas focar em um tipo de público.

Realize pesquisas de mercado

Após descobrir o perfil ideal de compradores para a sua indústria, um passo essencial é entender mais sobre esse público por meio de dados e informações.

Nessa situação, as pesquisas de mercado são ótimas alternativas! Há várias formas de realizar uma pesquisa de mercado. Uma dessas maneiras é perguntando diretamente ao seu público sobre informações que sejam relevantes para o seu negócio.

Essas perguntas podem ser feitas por formulários impressos e até mesmo por questionários online.

Uma dica é elaborar um questionário dinâmico e prático, utilizando questões de múltipla escolha para deixar os compradores mais confortáveis para responder.

Lembre-se que o questionário não pode ser amplo e nem muito específico, pois apesar das pesquisas de mercado serem necessárias, dependendo da forma como ela for elaborada, pode gerar um impacto negativo nas respostas dos compradores.

Defina seu público por meio da segmentação de mercado

A segmentação de mercado faz parte de uma pesquisa para ter mais clareza sobre as formas de segmentar o seu público-alvo. Abaixo, vamos explicar quais são os tipos de segmentação de mercado que sua indústria pode realizar:

Segmentação geográfica

A segmentação geográfica se consiste em segmentar seu negócio de acordo com a região. Se você vai decidir vender imóveis, você pode escolher apenas direcionar as ações de marketing em uma região específica de São Paulo, por exemplo.

Até mesmo entre os bairros e ruas é possível encontrar uma grande necessidade e explorar quais são as estratégias para se implementar.

Segmentação psicográfica

Neste tipo de segmento, você terá um posicionamento de acordo com com o estilo de vida e o opiniões do seu público.

Por isso, identifique quais são seus hábitos, como ele leva a vida e quais são suas formas de se expressar.

É muito comum encontrar lojas de roupas ou instrumentos musicais voltados ao estilo de um tipo de público, por exemplo.

Segmentação demográfica

A segmentação demográfica se consiste em segmentar de acordo com a idade, gênero, renda, escolaridade, entre outros dados demográficos.

Uma indústria que fornece alimentos, por exemplo, se segmenta para fornecer esse produto para empresas com um determinado tipo de perfil.

Segmentação comportamental

Por fim, a segmentação comportamental, como o próprio nome já diz, é definida de acordo com o comportamento de um determinado tipo de público.

Esse comportamento pode ser, por exemplo, comprar presentes na época de páscoa. Por isso, existem diversas empresas que atuam com mais frequência em algumas épocas do ano.

Agora que você já sabe tudo sobre como segmentar o público-alvo de uma indústria, o que acha de começar agora mesmo esse planejamento e se destacar? Gostou do nosso conteúdo?

Fonte: https://blog.hotmart.com/pt-br/como-segmentar-publico-alvo/

Comentários

comentários

Share This