(32) 3061-1694

Google Analytics é uma ferramenta que pode te ajudar a obter informações sobre o que está acontecendo no seu site.

Você pode usá-lo para acessar informações sobre suas fontes de tráfego, níveis de engajamento, sucesso geral da sua campanha e muito mais.

A maioria das empresas vem usando análise de dados para tomar decisões em todas as áreas de marketing do seu negócio, então é você que está por fora se não estiver usando também.

Mas, se você nunca usou o Google Analytics, o número enorme de relatórios diferentes que estão disponíveis pode ser um pouco demais quando se está começando.

Quando você configura a ferramenta no seu site, quais relatórios você deve rodar primeiro? Onde você pode encontrar os relatórios que vão te ajudar a aumentar suas vendas?

Você pode encontrar a resposta para todas essas perguntas nos relatórios em tempo real.

Veja como usar os relatórios em tempo real do Google Analytics para aumentar suas vendas.

Para começar, vamos falar sobre os diferentes tipos de relatório do Google Analytics disponíveis.

Os diferentes tipos de relatório do Google Analytics

Relatórios no Google Analytics podem ser divididos basicamente em dois tipos.

Primeiro, tem os relatórios comuns, padrão. São os relatórios pré-configurados que você vai ver listados do lado esquerdo do painel.

pasted image 0 43

Eles são divididos nos seguintes segmentos:

  • Tempo Real
  • Público
  • Aquisição
  • Comportamento
  • Conversões

O Google Analytics pré-configura os dados que aparecem nesses relatórios. Mas você também tem a opção de personalizar os dados, se quiser.

Isso significa que você pode adaptar os relatórios padrão para atender às necessidades específicas da sua marca.

O que nos leva ao segundo tipo de relatório, conhecidos como relatórios personalizados.

Eles são relatórios criados do zero, direcionados para os dados que você quer obter, ou podem se basear em um relatório padrão com segmentos adicionais.

Para criar um relatório personalizado, clique no botão “+ Novo Relatório Personalizado” e preencha os campos necessários.

pasted image 0 34

Relatórios em tempo real são um pouco diferente dos relatórios personalizados.

Eles são um grupo de relatórios ao vivo pré-configurados pelo Google. Eles fornecem basicamente os dados de um determinado momento.

Isso significa que você pode ter uma visão de como os visitantes estão acessando e interagindo com o seu site enquanto isso acontece.

Os dados ficam disponíveis depois que um visitante passa dois segundos no seu site, então não precisa esperar. Você pode obter insights sobre o se site em questão de segundos.

Quando há um aumento no número de visitantes ativos no seu site, o número em “Agora” aumenta e fica destacado em verde.

pasted image 0 41

Quando esse número diminui, ele vai ficar destacado em rosa.

Relatórios em tempo real estão disponíveis para todos os usuários do Analytics. Não é necessária nenhuma modificação no seu código de rastreamento.

Para visualizar os relatórios em tempo real, comece entrando na sua conta do Google Analytics.

Em seguida, navegue para visualizar sua conta.

pasted image 0 40

Abra “Relatórios” e clique em “Tempo Real.”

pasted image 0 49

As vantagens dos relatórios em tempo real

Marketo é uma empresa de automação de marketing que faz parcerias com mais de 3.750 empresas B2B e B2C como Charles SchwabCurves e GE.

pasted image 0 38

A empresa usou o Google Analytics para aumentar as conversões 10x mais do que o display marketing tradicional.

Os objetivos deles no uso do Analytics foram gerar mais conversões, aumentar o engajamento dos clientes e completar uma campanha de remarketing online.

Outros resultados incluíram um aumento de 117% nos resultados ano-a-ano nos leads qualificados e mais 200% de conversões para B2C, com 150% mais para usuários B2B.

Você pode obter o mesmo sucesso com os relatórios do Google Analytics.

Existem milhares de oportunidades para você entrar em ação com base em dados constatados através desses relatórios.

Por exemplo, se você estiver planejando publicar um novo post, você pode usar dados em tempo real para publicar o texto em um horário com mais visitantes ativos no seu site.

Isso vai aumentar suas chances de ser visto e compartilhado e dar o máximo de exposição ao seu post.

Você também pode checar se o seu código de rastreamento está instalado corretamente no seu site com relatórios em tempo real.

pasted image 0 52

Dessa forma, você não precisa esperar horas pelo processamento dos dados a cada vez que quiser checar os relatórios e saber se sua página está sendo rastreada corretamente.

Relatórios em tempo real também te informam em tempo real se os visitantes do seu site estão abandonando seu site rapidamente.

Isso vai te ajudar a determinar se o seu conteúdo está criando engajamento ou sendo eficaz sem precisar de tanta pesquisa.

Agora, vamos falar sobre cada seção dos relatórios em tempo real, começando com o relatório de visão geral.

Tenha uma maior perspectiva com o relatório de visão geral

O relatório de visão geral serve como um panorama para te ajudar a ter uma percepção mais ampla do que está acontecendo no seu site em determinado momento.

Pense nesse relatório como o “quartel general” de tudo que for em tempo real.

Esse relatório mostra quantas pessoas estão visitando seu site no momento, uma lista das páginas mais ativas, as principais fontes de tráfego de referência e de tráfego em geral.

pasted image 0 50

Ele também mostra as principais localizações a partir das quais os usuários estão visitando seu site, o que pode te ajudar com informações em tempo real sobre os dados demográficos dos seus clientes.

(Se você quiser dados mais aprofundados sobre a localização dos visitantes do seu site, você sempre pode ir até o relatório “localizações”, sobre o qual falaremos melhor mais à frente).

Informações sobre as principais palavras-chave também estão disponíveis através desse relatório, o que pode te ajudar a descobrir se seu trabalho de pesquisa de palavras-chave está sendo eficiente.

Em seguida, vamos ver a importância da seção de eventos dos relatórios em tempo real.

Veja todos os eventos em um lugar só com o relatório de eventos

O relatório de eventos mostra quais eventos estão acontecendo em determinado momento no seu site.

Ele também mostra quais eventos aconteceram nos últimos 30 minutos. A “Etiqueta do Evento” fica oculta como padrão, mas você pode revelá-la clicando em uma das “Categorias de Evento”.

Os eventos te ajudam a visualizar o que os usuários ativos de fato estão fazendo no seu site enquanto estão online, o que pode te ajudar a conduzi-los ao longo do seu funil.

Por exemplo, se você sabe que muitos usuários estão acessando um formulário mas não o estão enviando, você pode fazer testes A/B com diferentes versões para ver qual funciona melhor.

Assim, você vai capturar mais leads qualificados, que podem ser usados para fechar vendas no futuro.

Esse relatório é especialmente útil se você já tiver usado a funcionalidade Eventos do Google Analytics para adicionar eventos personalizados como downloads, cliques ou exibições de vídeos no seu site.

Screen Shot 2018 04 29 at 5.36.01 PM

E os relatórios das fontes de tráfego em tempo real te permitem ver como os usuários chegaram até o seu site.

Acesse fontes de tráfego em tempo real

Entender suas fontes de tráfego é importante.

Se você não sabe ao certo como as pessoas estão chegando ao seu site, você não vai saber para onde direcionar sua atenção.

O relatório de fontes de tráfego em tempo real te mostra como seus visitantes ativos encontraram seu site categorizando os visitantes como orgânicos, provenientes de redes sociais, email, campanhas, diretos, tráfego de referência, etc.

pasted image 0 46

Isso te permite ter uma visão instantânea quando o assunto são métricas como busca paga e orgânica.

Você pode ver exatamente quais campanhas estão atraindo visitantes, o que te ajuda a determinar em quais redes sociais e fontes alternativas você precisa prestar mais atenção.

Esse relatório pode ser útil se você foi citado na mídia e quer averiguar qual fonte da imprensa está gerando mais tráfego para o seu site.

Ele também pode ser útil se você está veiculando uma campanha nas redes sociais e quer avaliar sua performance.

O relatório de conteúdo te mostra em quais páginas as pessoas estão ativas naquele momento.

Confira o relatório conteúdo/telas

O relatório de conteúdo, que se chama “telas”, se você estiver vendo dados de aplicativos móveis, te mostra em quais páginas do seu site os visitantes estão ativos naquele momento.

Esse relatório mostra a URL da página, seu título, o número de visitantes ativos na página, e o percentual de visitantes ativos na página.

content real time

Você pode analisar as visualizações de página por minuto ou por segundo.

Você também pode visualizar esse relatório por visualizações de página que aconteceram nos últimos 30 minutos em vez de ter um detalhamento dos usuários atuais.

O relatório de conteúdo em tempo real também detalha os dados dos seus usuários com base nos dispositivos pelos quais eles acessam o seu site.

Isso é ótimo porque você recebe dados sobre quais visitantes estão chegando ao seu site por fontes desktop, mobile ou tablet.

Veja de onde os usuários estão te visitando com o relatório de localização

Esse relatório te dá uma lista de países e cidades, junto com um detalhamento de quantos usuários ativos desses países estão no seu site no momento.

pasted image 0 45

É fornecida uma representação visual desses dados na forma de um mapa, e você pode filtrar ou dar zoom em qualquer país clicando no seu nome na tabela ou no mapa.

Se você selecionar uma cidade ou país, você vai poder filtrar todos os seus dados em outros relatórios por essa cidade específica até limpar os filtros.

pasted image 0 32

Se você tem interesse em monitorar as conversões, tem um relatório em tempo real para isso, também.

Monitorando com o relatório de conversões

Se você ainda não está monitorando suas conversões, você deveria fazr isso.

Suas taxas de conversão podem mostrar quantos visitantes do seu site estão percorrendo seu funil de vendas e se tornando clientes.

O relatório de conversões mostra as conversões recentemente completadas no seu site.

Esse relatório só mostra metas de conversão e não lista nenhum tipo de dado ou informação transacional.

Na verdade, ele só fornece informações sobre eventos e metas baseadas em destinos, que são tão importantes quanto.

Com esse relatório, você consegue ver quantos usuários completaram uma compra, criaram uma conta ou chegaram até o checkout no seu site nos últimos 30 minutos.

pasted image 0 48

Essas informações podem te ajudar a visualizar quantos visitantes desktop vs. mobile estão convertendo nas suas páginas.

Você pode então usar esses dados para tomar decisões sobre quaisquer mudanças a serem feitas nas versões mobile ou desktop do seu site para otimizá-las para os usuários.

Agora que você já sabe como cada relatório em tempo real funciona, chegou a hora de ver como aplicá-los às suas campanhas.

Usando relatórios em tempo real nas suas campanhas

Normalmente, os melhores insights de uma campanha são obtidos depois que ela termina. Afinal, o tempo nunca passa quando ficamos olhando para o relógio.

Por mais que não seja a melhor ideia do mundo sentar e ficar olhando os números no seu site aumentarem, não existem muitos relatórios por aí que te deem informações sobre o que está acontecendo em tempo real.

Mas há algumas campanhas que podem se beneficiar de monitoramento em tempo real, porque ele te permite influenciar e mudar as campanhas no momento.

E quando você consegue mudar as campanhas instantaneamente em vez de esperar até que elas tenham sido concluídas, você pode mudar seu desfecho e sucesso geral.

Por exemplo, se você está fazendo uma campanha nas redes sociais, você pode querer ajustar seu nível de atividade em tempo real dependendo de como o seu público está (ou não) interagindo com as suas páginas.

Relatórios em tempo real oferecem aos donos dos sites e profissionais de marketing a melhor maneira de monitorar isso.

Você pode ver quando a atividade de um post, tweet, ou status de Facebook sofreu uma queda, o que significa que é hora de postar de novo.

Você pode até pedir para influenciadores mencionarem a sua campanha em outra plataforma, como o Instagram, para dar uma turbinada natural e rápida na sua campanha quando a atividade cair.

pasted image 0 42

Outra razão pela qual relatórios em tempo real podem ser úteis é que eles podem te ajudar a capitalizar em cima das últimas tendências.

Você pode precisar reagir a alguma coisa que não faz parte de uma campanha planejada, como uma notícia bombástica na sua área. E você provavelmente vai ter que reagir assim que a notícia começar a repercutir.

Conferir relatórios em tempo real pode te ajudar a perceber quando isso estiver acontecendo e como você pode destacar artigos relacionados na sua página inicial ou dar uma atualização rápida sobre a situação.

Se por acaso seu artigo viralizar, você pode monitorar de onde vem o tráfego enquanto a coisa se desenrola na sua frente e planejar como usar essa atenção em todo o seu potencial.

Quando você sabe que as pessoas estão buscando a sua marca em um determinado momento, você pode fazer uma promoção de conteúdo em tempo real.

Por exemplo, se as pessoas estão acessando seu site pelo Facebook, você pode atualizar sua página ou criar um status patrocinado para atrair ainda mais gente.

pasted image 0 33

Filtros no Google Analytics podem ser úteis e bem poderosos quando usados corretamente.

pasted image 0 36

É por isso que você deve configurá-los em uma visualização de teste antes de começar a usá-los para valer.

Assim que ativar um filtro, vá até a seção de relatórios em tempo real do Google Analytics para monitorar como o filtro está afetando seus dados e seu site.

Esse é o método perfeito para quem quer fazer um teste rápido de um filtro avançado para descobrir se vale a pena usá-lo.

Você também pode usar relatórios em tempo real para diagnosticar problemas com rastreamento de UTM.

Parâmetros UTM são as tags que você adiciona a uma URL.

Assim, quando seu site é clicado, as tags são rastreadas e enviadas de volta ao Google Analytics.

pasted image 0 35

Esses parâmetros são o coração do sistema de rastreamento do Google. No entanto, um monte de coisas podem arruinar sua campanha de rastreamento de UTM, como redirecionamentos.

Uma boa maneira de corrigir problemas de rastreamento é monitorar parâmetros UTM nos seus relatórios em tempo real.

Analise os relatórios de fontes de tráfego para ver se os valores teste que você passou estão sendo coletados e relatados corretamente no Google Analytics.

Se os parâmetros estiverem corretos, a fonte deve aparecer em parâmetros de campanha personalizados.

pasted image 0 44

Mas você deve ficar ligado em algumas limitações dos relatórios em tempo real.

Limitações dos relatórios em tempo real

Relatórios em tempo real são ótimos para monitoramento e correções rápidas.

Contudo, existem algumas limitações desses relatórios em que você deve ficar de olho se quiser aproveitar ao máximo o Google Analytics.

Em primeiro lugar, o efeito dos filtros pode não ser diretamente visível nos relatórios em tempo real. É por isso que o Google recomenda se usar uma visualização sem filtro.

Pode ser também que você veja alguns atrasos nos relatórios em tempo real por causa de uma coisa chamada batched hit processing (um processamento de levas grandes de dados).

Isso quer dizer que o processamento acontece em blocos de dados que já estavam armazenados por algum tempo,  que pode demorar bem mais do que o processamento em tempo real.

pasted image 0 51

É por isso que você nunca deve usar relatórios em tempo real esperando dados 100% precisos. Veja-os como uma análise mais grosseira, mesmo que eles sejam praticamente ao vivo.

O monitoramento de aplicativos mobile com relatórios em tempo real pode ter um atraso também, já que os dados no mobile são processados em blocos para economizar bateria.

Quando se analisa contagens de referência em relatórios em tempo real, pode-se notar também uma referência direta onde deveria haver uma referência de uma campanha específica.

Isso se dá porque o tráfego e as conversões não estão corretamente relacionados às suas fontes em relatórios de tempo real.

No entanto, eles são exibidos corretamente nos relatórios padrão. Isso acontece normalmente quando usuários retornam a um site diretamente depois de entrar nele originalmente através de uma fonte de campanha.

Se você acha que tem alguma coisa estranha com as suas fontes de tráfego, saia dos relatórios em tempo real de fontes de tráfego e vá até o relatório padrão de fontes de tráfego em “Aquisição”.

pasted image 0 37

O Google está ciente desse problema e planeja resolvê-lo em uma atualização futura.

Se não há nenhum dado nos seus relatórios em tempo real, pode ser que não haja nenhum usuário ativo no seu site.

Contudo, relatórios em tempo real às vezes podem ficar temporariamente suspensos em visualizações que você não acessou recentemente, então nem sempre é esse o problema.

As visualizações em tempo real vão ser reativadas assim que você visitar um relatório em tempo real naquela visualização em particular novamente.

A coleta de dados e outros métodos de relatório não devem ser afetados de nenhuma maneira quando isso acontece, mas é bom estar ciente.

Conclusão

O Google Analytics pode te ajudar a descobrir exatamente o que está acontecendo no seu site em termos de fontes de tráfego, níveis de engajamento e sucesso das campanhas em geral.

Mas se você nunca o usou antes, pode parecer demais no primeiro momento.

Existem suas principais categorias de relatórios do Google Analytics: relatórios padrão e relatórios personalizados.

Relatórios em tempo real, que são um tipo de relatório padrão, podem te ajudar a aumentar as vendas e visualizar dados, tudo em tempo real, enquanto seus visitantes estão em ação.

Dessa forma, você pode agir agora em vez de precisar esperar por uma leva de dados acumulados, obtidos ao longo de determinado período.

Existem vários tipos de relatório em tempo real, incluindo o relatório de visão geral, o relatório de eventos, o relatório de fontes de tráfego, o relatório de conteúdo, o o relatório de localização e o relatório de conversões.

O relatório de visão geral te dá um panorama completo de tudo que está acontecendo no seu site.

Você pode ver tudo, desde as principais páginas ativas até as principais referências e o número total de visitantes ativos no site.

O relatório de eventos mostra todos os eventos acontecendo no seu site em determinado momento em uma localização central.

O relatório de fontes de tráfego te mostra de onde vem todo o tráfego ao vivo do seu site.

É orgânico? Direto? De busca?

Você vai conseguir encontrar essas informações.

Com o relatório de conteúdo/telas, você pode ver as páginas específicas que os visitantes do seu site estão usando no momento.

No relatório de localização, você pode ter informações ao vivo e detalhadas sobre de onde os visitantes estão acessando seu site.

Você também pode monitorar como os visitantes estão se locomovendo pelo seu funil com o relatório de conversões.

Relatórios em tempo real podem ser usados nas suas campanhas por diversas razões, como para monitorar uma campanha nas redes sociais ou checar parâmetros UTM.

Mas tenha em mente as limitações dos relatórios em tempo real. Por exemplo, os filtros nem sempre estarão diretamente visíveis.

Fonte: https://neilpatel.com/br/blog/tempo-real-do-google-analytics/

Comentários

comentários

Share This