(32) 3061-1694

Quantos acessos mensais você acha que o NeilPatel.com gera?

Talvez um milhão… Talvez dois milhões?

Aposto que você vai chutar 1.866.913.

Se esse é o seu chute, você está errado. Esse blog gerou, na verdade 2.530.346 acessos, 1.866.913 é o número dos que vieram de mecanismos de busca.

google graph

Então qual é o segredo para o meu tráfego do Google não parar de crescer?

Claro, eu otimizei meu SEO on-page, fiz link buildingescrevi vários posts… Eu fiz todas essas coisas que a maioria dos meus concorrentes também fez. Mas fazer o mesmo que os seus concorrentes não é o suficiente.

Meu ingrediente secreto é otimizar para sinais dos usuários.

Semana passada, eu listei alguns dos sinais dos usuários em que o Google fica de olho, e também dei benchmarks para você se pautar se não quiser ser penalizado pelo Google.

Se você não sabe bem o que são sinais dos usuários, dê uma olhada no post que eu linkei acima.

E como se otimiza para sinais dos usuários?

Bom, eu sei que cada tipo de site é diferente, então eu pensei em compartilhar o processo que eu uso para otimizar o NeilPatel.com.

Você está mostrando às pessoas o que elas querem?

O Google Analytics é uma ferramenta incrível. Eu sou tão viciado nele que eu entro umas 3 ou 4 vezes por dia. Gente, eu entro até nos fins de semana, sério.

Mas o negócio é o seguinte, ele só conta a história pela metade. Ele te dá números, mas não te ajuda a visualizar o que as pessoas estão ou não fazendo.

Por exemplo, minha página inicial estava assim, segundo o Crazy Egg:

blog heatmap

O que tem de errado com essa imagem?

Todo mundo entra no blog para saber mais sobre marketing. No topo da página, tem um box para análise de SEO. Mas tem um problema sério: ele praticamente não recebe nenhum clique em comparação com o menu em cascata que te permite filtrar o conteúdo do blog.

A ferramenta de análise de SEO teve 128 cliques, contra 359 cliques na opção de filtro.

Já que vocês não ligavam muito para ela, eu a removi da página principal do blog. E agora, quando você entra na página, dá para ver as opções de filtro no topo.

new blog

Eu procuro saber no que vocês clicam ou não. Simples assim.

Se eu continuar mostrando coisas em que vocês não clicam, eu vou estar desperdiçando a oportunidade de oferecer uma coisa que vocês de fato querem ver. O que significa que eu preciso ajustar ou apagar o conteúdo.

Agora, deixa eu mostrar minha atual homepage:

homepage

O que tem de errado?

Vai, tente adivinhar…

Bom, olhando a imagem, você vai perceber que tem um monte de pontos quentes no footer. É onde está acontecendo a navegação. Sendo todos os cliques na navegação, eu deveria pensar em colocar um menu de navegação em barra no topo da página.

Está começando a entender como tornar seu site mais user-friendly? Vamos tentar mais uma coisa.

Veja um elemento da barra lateral dos meus posts:

blog sidebar

Esse elemento só tem um clique. Isso é péssimo, considerando que o post gerou 10.016 visitas. E, para completar, o clique veio de um visitante repetido.

Meu objetivo é converter mais visitantes novos em leads, o que compõe a maior parte dos meus visitantes, mas a menor porcentagem dos meus leads.

new visitors

O que eu fiz, então? Eu deletei esse elemento, e não dá mais para vê-lo na minha barra lateral.

Você está otimizando para mobile?

Vamos encarar a realidade, a maior parte dos acessos mensais do seu site se dá através de dispositivos móveis do que notebooks ou desktops.

Se não for esse o caso, é só uma questão de tempo.

E então, você já otimizou seu site para mobile? E não, eu não estou falando só de ter um design responsivo, porque todo mundo faz isso hoje em dia.

mobile homepage

Se você olhar a imagem acima, você vai perceber que eu tirei a minha foto e alguns outros elementos. Isso ajuda a tornar o carregamento mais rápido e a direcionar a atenção das pessoas para os elementos mais importantes.

Como a versão para desktop, minha homepage mobile tem uma taxa de conversão de 24%. Quando minha versão mobile tinha uma foto minha no topo da página, a taxa de conversão caiu para 17%… Então sem mais fotos minhas. 😉

Agora eu quero que você dê uma olhada na versão mobile da página principal do meu blog e compare com a minha homepage.

mobile blog page

Você consegue ver o problema?

A página gera um monte de cliques nas três barras do topo… Esse é o meu menu de navegação.

Meu desenvolvedor sem querer removeu esse menu da homepage mobile. É por isso que o botão de contato no footer da homepage recebe tantos cliques.

Espero que isso seja corrigido nos próximos dias, porque isso pode afetar negativamente meus rankings mobile. 

Além de otimizar a experiência mobile, você precisa garantir que seu site carregue rápido. Não importa se as pessoas estão usando Wifi ou 4G, às vezes o sinal delas é horrível. E, nesse caso, o site vai carregar devagar.

Se você otimizar para velocidade, você vai diminuir o número de pessoas que simplesmente abandonam o site.

Se você quer ter um tempo mais curto de carregamento, siga esses passos.

E não otimize a velocidade do seu site apenas uma vez e depois esqueça do assunto. Conforme você faz mudanças no seu site, o nível de velocidade da sua página vai diminuir, o que significa que você precisa fazer isso constantemente.

Por exemplo, você vai notar que eu venho fazendo várias mudanças no NeilPatel.com (pelo menos é o que mostram os mapas de calor acima).

Conforme eu vou fazendo essas mudanças, isso às vezes vai afetando meu nível de velocidade negativamente. Isso significa que eu tenho que voltar e otimizar de novo meu tempo de carregamento.

Um segundo a mais no tempo de carregamento em média vai te custar 6,8% da sua receita.

Você está focando em ajudar todos os seus usuários?

Nem todo mundo que visita seu site é igual.

Por exemplo, uma pequena percentagem das pessoas que visitam o NeilPatel.com trabalham em grandes companhias de capital aberto que valem bilhões de dólares.

E uma porcentagem muito maior dos meus visitantes são donos de pequenas e médias empresas. Essas pessoas estão tentando aprender como aumentar seu tráfego e receita sem gastar o olho da cara.

E a maior parte dos meus visitantes não têm um site e querem saber como começar sem pagar nada.

Basicamente, tem três grupos de pessoas que visitam meu site. O primeiro grupo tende a se converter em leads de consultoria para a minha agência, mas eles compõem a menor parte dos meus acessos mensais.

Poderia-se argumentar que eu deveria focar apenas em atender essas pessoas e ignorar todo o resto. Mas eu não posso fazer isso por algumas razões…

  1. Eu comecei praticamente sem dinheiro nenhum e fui ajudado por pessoas que eu não poderia pagar. Eu fico muito feliz de retribuir ajudando pessoas que não podem pagar pelos meus serviços porque eu estive no lugar delas e eu sei como é isso.
  2. Se eu focasse só nas grandes empresas, quem linkaria para o meu site e promoveria meu conteúdo? Você pode ter certeza que a Microsoft não vai ficar me linkando toda hora. Se você quer gerar compartilhamentos nas redes sociais e backlinks, você precisa focar nas massas.
  3. Pequeno é o novo grande… Se você consegue agradar as massas, eles vão fazer barulho e os grandes players vão acabar ouvindo falar de você. Então não trate bem só quem tem dinheiro, trate todo mundo da mesma maneira e realmente se importe com os seus visitantes.

Depois que você entende os diferentes tipos de pessoas visitando o seu site (e, se você não tiver certeza, é só fazer uma pesquisa), faça tudo o que estiver ao seu alcance para ajudá-las. Crie experiências diferentes para cada grupo.

Com o NeilPatel.com, eu compreendi que pessoas que trabalham em grandes empresas são ocupadas e querem ouvir dicas de marketing enquanto vão de um lado para o outro. Foi por isso que eu criei o podcast Marketing School.

E muitos iniciantes pediram que eu detalhasse meus passos em vídeos, para que eles pudessem replicar minhas táticas mais facilmente. É por isso que eu crio novos vídeos três vezes por semana, dando conselhos de marketing e negócios.

Muitos de vocês querem ir às conferências em que eu falo, mas não podem pagar os ingressos. Para essas pessoas, eu crio webinários semanais, parecidos com as minhas palestras nessas conferências.

E, melhor de tudo, eu sei que muitos de vocês têm dificuldades de colocar todas essas dicas em prática, porque isso pode ser bem cansativo. Por isso, eu criei o Ubersuggest para ajudar.

ubersuggest

Em outras palavras, eu faço tudo que está ao meu alcance para todos os meus visitantes.

Sim, é bastante trabalho, mas se você quer dominar um mercado, isso não acontece da noite para o dia. Você vai ter que dedicar bastante tempo e energia.

Você está recebendo feedback de outras pessoas?

Você vai receber feedback. Seja na forma de emails ou de comentários, as pessoas vão te dar feedback.

Cabe a você ouvir ou não… Mas se muita gente estiver te dizendo a mesma coisa, você deve levá-la em consideração.

Por exemplo, eu recebo um monte de comentários no YouTube de pessoas me pedindo para criar vídeos em hindi.

hindi

E…

hindi

Então agora eu não só estou trabalhando para colocar legendas em hindi nos meus vídeos, mas também traduzir meu conteúdo para hindi.

hindi content

Eu não estou fazendo essas coisas para ganhar mais dinheiro… Eu não estou fazendo isso para ficar famoso… Eu só estou tentando ajudar mais gente.

É a mesma razão pela qual eu tenho versões desse site em Espanhol, Português e Alemão. Eu fui impulsionado por vários pedidos nesse sentido, por mais que eu não esteja concentrado em gerar receita nessas regiões.

Mas tem uma coisa sobre negócios que a maioria das pessoas não fala. Se você focar apenas em ajudar as pessoas e resolver os problemas delas, você vai perceber que a sua receita vai aumentar com o tempo.

Empresas ganham dinheiro não porque o objetivo delas é ganhar dinheiro… Elas ganham dinheiro porque estão resolvendo um problema e ajudando as pessoas.

Outro feedback que eu venho recebendo ultimamente é que meu blog é muito difícil de ler em dispositivos móveis.

hard to read

Foi por isso que eu incumbi um dos meus desenvolvedores de corrigir isso.

trello

Conclusão

Geração de tráfego é um negócio. Não é um hobby. É algo competitivo e é difícil ver ganhos de curto prazo.

E se você quer ranquear no topo do Google, você não pode tratar seu site como um hobby. Você precisa tratá-lo como um negócio.

E, como qualquer negócio, você não vai ter sucesso se não prestar atenção às necessidades dos seus clientes. Isso quer dizer que você precisa escutá-los. Entenda o que eles querem e dê isso a eles.

É isso que o Google está tentando fazer. Eles tentam ranquear os sites que as pessoas mais gostam no topo do seu mecanismo de busca. Se você quer ser um desses sites, então comece a prestar atenção nos seus visitantes.

Mostre a eles o que eles querem e faça tudo que estiver ao seu alcance para que eles se apaixonem pelo seu site e não pelo do seu concorrente.

Se você não sabe bem se está fazendo as mudanças certas, monitore suas pesquisas de marca. Quanto mais gente estiver buscando pelos termos relacionados à sua marca no Google, mais quer dizer que as pessoas estão felizes com o seu site.

Basta olhar o NeilPatel.com: eu recebo mais de 40.000 acessos mensais de pessoas que pesquisam no Google variações do meu nome:

search console brand queries

E eu gero mais de 70.000 visitas por mês só de pessoas que buscam minha ferramenta gratuita, o Ubersuggest.

ubersuggest

É assim que eu consigo fazer meu tráfego aumentar constantemente.

Sim, eu presto atenção ao que o Google gosta, mas, mais importante do que isso, eu presto atenção às suas necessidades e desejos.

Você vai começar a otimizar seu site para sinais dos usuários?

Fonte: https://neilpatel.com/br/blog/aumentar-trafego-mensal/

Comentários

comentários

Share This