6 Maneiras de fazer o seu conteúdo ter um ROI duradouro
6 Maneiras de fazer o seu conteúdo ter um ROI duradouro
28 de agosto de 2017
Quer mais tráfego no blog? Foque no aumento de assinantes
Quer mais tráfego no blog? Foque no aumento de assinantes
1 de setembro de 2017

A importância das Redes Sociais na metodologia Inbound

A importância das Redes Sociais na metodologia Inbound

Durante muito tempo, as estratégias de marketing eram baseadas em ofertas generalizadas para o grande público. De uma maneira quase invasiva, as empresas chegavam aos clientes por meio de anúncios que interrompiam e obrigavam a pessoa a ver aquela oferta. Basta pensarmos nos anúncios da televisão, das rádios e, até mesmo, nos outdoors espalhados pela cidade. No entanto, com o progresso digital, a capacidade de carregar este universo no bolso, o cenário vem e estas técnicas antigas vêm perdendo o efeito que tinham nos últimos anos.

Cada vez mais, o mundo real e o virtual se misturam. As pessoas permanecem conectadas 24 horas por dia, atualizando as redes sociais, lendo notícias, vendo vídeos e muitas outras atividades que hoje são feitas online. Esta integração destes dois mundos, fez com que uma nova linguagem surgisse, um novo conceito de marketing nasceu e ganhou espaço rapidamente. Estamos falando do Inbound Marketing.

A Metodologia Inbound

metodologia-inbound-hubspot

Com o intuito de atrair o interesse do público da maneira mais natural possível, o Inbound Marketing conta com uma metodologia inovadora. A proposta é que, a partir de agora, os usuários encontrem as empresas, através dos conteúdos propostos, de maneira quase orgânica.

Pensemos o seguinte, se todo mundo está conectado, principalmente nas redes sociais, procurando conteúdos que despertem a atenção, resolvam os problemas e sanem as dúvidas, qual é o lugar e a momento de disseminar os seus conteúdos? Agora e nas redes sociais. É hora de usar as redes sociais para propagar o que você faz, produz e soluciona, criado de maneira particular e inovadora. Assim, você vai atrair as pessoas, aumentar o seu tráfego, e claro, subir a sua taxa de conversão.

As redes sociais e o Inbound Marketing

A metodologia Inbound conta com quatro ações principais: Atraia o tráfego de visitantes, convertê-los em leads, transformá-los em clientes e, por últimos, conquistá-los para que se tornem verdadeiros promotores da sua marca.

Desde o primeiro momento, que é o de atrair os visitantes para o seu site, as redes sociais fazem-se fundamentais. Na verdade, é neste momento que elas precisam ser exploradas ao máximo.

Como dissemos, o número de usuários online nas redes sociais é imenso. A todo momento há pessoas atualizando o feed do facebook, twitter, linkedin e tantas outras redes. Pensando nisso, tudo o que você deseja é levar o seu conteúdo até estes milhões de usuários e despertar atenção em relação ao seu negócio, certo?

Ao produzir um post para o seu blog, um infográfico ou qualquer outro conteúdo, você espera que o material chegue o mais rápido possível aos interessados. Exatamente por isso, que você precisa contar com as redes sociais no momento da atração, quando você transforma desconhecidos em visitantes.  Pois é lá que vão acontecer as primeiras interações.

Alinhando o conteúdo

Você já reparou como cada rede social tem a sua peculiaridade? Isso não acontece a toa, assim como a maneira como as pessoas interagem dentro das plataformas. Na hora de pensar na estratégia de marketing digital para sua empresa, você precisa levar isso em conta. É fundamental propagar o conteúdo criado nas redes sociais, mas de nada adianta fazer isso, se não for de maneira consciente. É preciso que o conteúdo divulgado, a linguagem utilizada na postagem e até mesmo a imagem escolhida esteja completamente de acordo com a rede social utilizada.

Regularidade e planejamento

Já sabemos que uma das chaves para o sucesso na utilização da metodologia Inbound é a produção de um conteúdo relevante para o público certo. Exatamente por isso criamos materiais produzidos com o foco nas personas, que são personagens semi fictícias, criadas a partir de pesquisas de mercado e dados reais dos clientes da empresa. São estas personas que queremos e precisamos atingir. Ou seja, o conteúdo que você produz e compartilha nas redes sociais precisa chegar exatamente nestas pessoas. Para que isso aconteça, planejamento e regularidade são fundamentais.

Para que haja regularidade e que, assim, você consiga marcar presença no ambiente digital, o planejamento torna-se primordial. Seja qual for a segmentação da sua empresa, ela oferece diferentes produtos ou serviços, consequentemente, ela abrange clientes em diferentes etapas. Procure identificar estes momentos do seu negócio, desta forma, será possível planejar uma estratégia que atraia diferentes visitantes. Além disso, o planejamento serve para que você enxergue, com uma visão mais ampla, a quantidade de conteúdo que será produzida, os temas e a forma como será propagado nas redes sociais. Lembre-se, manter uma frequência regular deve fazer parte da sua estratégia digital.

Analisando resultados

Quando postamos algo em nossas redes sociais, logo começam a pipocar atualizações com “curtidas”, “comentários”, “compartilhamentos” e agora outras reações.  Estas interações nos ajudam a medir se o que publicamos se destacou na timeline, entra tantos outros posts, e se atraiu ou não o interesse daqueles que nos seguem.

As reações causadas são excelentes aliadas para o sucesso da nossa estratégia digital. Na verdade, a mensuração e análise desses dados são importantíssimas para descobrirmos o que está dando certo e o que deve ser alterado.

Muitas são as ferramentas que permitem descobrir e conhecer cada vez mais as pessoas que estão interagindo com o que foi postado. Portanto, não há porque desperdiçar a oportunidade de descobrir as preferências destes usuários. A análise dos dados de interação nas redes sociais, permite criar conteúdos ainda mais pertinentes e necessários para o nosso público, mantendo o ciclo de atração, conversão até chegar nos divulgadores, vivo e sustentável.

Concluindo o pensamento

Já deu para entender que se você quer que sua empresa conquiste o espaço merecido no espaço digital, é preciso ir a luta e ficar por dentro da metodologia Inbound Marketing. Arquitetar bem a sua estratégia, criar conteúdos relevantes, propagá-los de maneira consciente, aumenta muito mais a sua chance de ser encontrado por aqueles que precisam dos seus serviços. Portanto, integre as redes sociais na sua estratégia de marketing digital, ofereça a ajuda certa e garanta o sucesso do seu negócio.

Quer se tornar um profissional na metodologia Inbound Marketing? Obtenha o certificado Inbound da Hubspot Academy e domine o marketing digital.

Fonte: https://br.hubspot.com/blog/as-redes-sociais-na-metodologia-inbound

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

Orçamento