(32) 3061-1694

Com a chegada de algumas plataformas de streaming de vídeos, como Netflix, Globoplay, HBO Go e Google Play, ficou mais fácil assistir a séries e filmes — consequentemente, as obras estão mais acessíveis. Porém, devido ao número alto de produções disponíveis, nem sempre é fácil decidir o que ver.

Pensando nisso, o separamos 10 séries e filmes de 2019 e de anos anteriores sobre histórias de empreendedorismo.

As obras são capazes de inspirar tanto quem está começando a jornada do negócio próprio quanto quem quer manter o pique da gestão da empresa. São roteiros que, mesmo que não sejam ligados diretamente ao processo de abertura de um negócio, trazem lições sobre oportunidade, determinação e empreendedorismo. Confira a nossa seleção!

1. O menino que descobriu o vento

Baseado na história real do engenheiro William Kamkwamba, o filme lançado em 2019 pela Netflix fala sobre um jovem autodidata que desenvolveu uma turbina de vento para gerar energia eólica no Malawi. A trama de superação traz ensinamentos como acreditar em suas próprias ideias e seguir buscando conhecimento para tirá-las do papel.

2. Lionheart

O filme nigeriano conta a história de Adaeze, filha de um empresário do setor de transportes que precisa manter a companhia de pé quando o seu pai adoece. Ela enfrenta não só as dificuldades do negócio — como a concorrência e a gestão financeira —, mas também a presença dominante dos homens na área.

3. Cozinha do Bem

Este mini documentário fala sobre dois restaurantes — um na Cidade do México, chamado Contramar, e o Cala, que fica na Califórnia, Estados Unidos. Estrelado pela chef de cozinha Gabriela Cámara, a obra destaca a administração do negócio com base na convivência entre os funcionários.

4. Maddman – The Steve Madden Story

A história do Steve Madden, dono da marca de mesmo nome, é contada neste documentário desde o começo de seu império no setor de calçados até a sua condenação e cumprimento da pena de prisão por envolvimento em um esquema de fraude no mercado de ações. Madden é um dos personagens do filme O Lobo de Wall Street.

5. Brinquedos que marcaram época

A série não foi feita apenas para despertar nostalgia nos adultos. A produção, que está na segunda temporada, também fala sobre o crescimento das marcas envolvidas, o número de vendas alcançadas e as estratégias de sucesso no mercado infantil.

6.  From Business to Being

O documentário traz a história de grandes empresários que passaram pelo esgotamento profissional devido ao foco único no trabalho e em sua rotina desgastante. Em contrapartida, a obra também mostra as possíveis e novas formas de lidar com esse excesso e com as consequências dele, que podem se manifestar por meio de doenças como depressão e síndrome de burnout.

7. The Defiant Ones

Dividido em quatro partes, este documentário conta a história da ascensão dos produtores musicais Jimmy Iovine e Dr. Dre até a criação da marca de eletrônicos Beats. A obra é original da HBO, mas também está disponível na Netflix.

8. Print the Legend

Para quem quer empreender na área da tecnologia, este documentário traz exemplos de empresas que investem na corrida das impressoras 3D. Além dos bastidores do mercado, a importância de inovar e se reinventar é uma questão fortemente presente no filme.

9. Dix pour cent 

Também disponível na Netflix, a série de comédia da televisão francesa tem como plano de fundo uma agência de talentos de Paris. Nela trabalham agentes que lutam para manter os famosos satisfeitos e os lucros altos. O título da série em português, inclusive, quer dizer 10%, que é a comissão desses profissionais. Vale destacar que a trama é totalmente ficcional!

10. Girlboss

A série de televisão é inspirada em uma história real. Os 10 episódios da primeira e única temporada produzida pela Netflix são baseados no caminho da empresária americana Sophia Amoruso, criadora da marca de varejo Nasty Gal. Na trama ficcional, a protagonista começa um negócio online de venda de roupas usadas.

Conhece mais filmes que podem inspirar outros empreendedores? Conte para nós!

Fonte: https://www.donodonegocio.com.br/comece-o-sonho/filmes-para-empreendedores/

Comentários

comentários

Share This