O que é Domínio e Plataforma?
1 de junho de 2018
Dicas de Títulos para Aumentar o Compartilhamento nas Redes Sociais - teknabox
Dicas de Títulos para Aumentar o Compartilhamento nas Redes Sociais
7 de junho de 2018

O Segredo Para Vender No Instagram Sem Gastar Um Centavo

O Segredo Para Vender No Instagram Sem Gastar Um Centavo - teknabox

O Instagram se tornou uma fonte riquíssima para empresas no mundo todo.

Navegar pelo seu feed do Instagram te dá uma visão próxima e pessoal de produtos, lugares e experiências que seus amigos recomendam e compartilham.

As marcas se beneficiam das funcionalidades de marketing boca-a-boca oferecidas pelo Instagram, e rapidamente passaram a reconhecer a plataforma como um dos melhores lugares para se ganhar dinheiro.

No entanto, anúncios do Instagram têm um custo. Mas é possível vender pelo Instagram sem precisar gastar um centavo do seu dinheiro suado.

Criar uma vitrine no Instagram que alavanque suas vendas é mais fácil do que você imagina.

Você já tem seguidores, clientes em potencial e clientes leais esperando para comprar. Você só precisa se engajar com eles.

Veja como usar o Instagram e aumentar as vendas sem gastar um centavo.

Não ter links dificulta a venda no Instagram

Se você está começando no marketing no Instagram, você pode não saber que os links não funcionam em posts de foto como em outras plataformas.

É por isso que é mais difícil vender pelo Instagram quando comparado a quase qualquer outra rede social.

No Twitter, Facebook, e Pinterest, você pode postar links que acompanham suas fotos para direcionar os usuários para landing pages ou páginas de produto onde eles podem comprar.

No Instagram, você pode postar uma foto bonita do produto e sua descrição, mas não dá para adicionar links que levem os usuários para o seu site.

pasted image 0 239

Tente adicionar um, e ele não vai se tornar um link clicável, o que pode se tornar uma distração da descrição ou da foto em si. Ou seja, um erro enorme.

Isso significa que, se os usuários quiserem comprar os itens nos seus posts, eles precisam visitar seu site e encontrar os produtos sozinhos.

A maioria dos sites tem uma lista longa de produtos, e a maioria dos usuários não tem tempo ou paciência para navegar por todos eles e encontrar o que eles viram no seu perfil.

É isso que torna vender pelo Instagram um pouco mais difícil.

Na verdade, o Instagram só te permite ter um único link clicável na plataforma inteira: o link na bio. Vamos falar disso mais para a frente.

Apesar de o Instagram ser um lugar difícil de se fazer vendas, sempre foi um bom lugar para se promover produtos.

Um seguidor engajado no Instagram inclusive vale aproximadamente US$ 10 a mais do que um seguidor engajado do Facebook.

pasted image 0 233

Felizmente, existem maneiras de contornar o problema do link que vão te permitir aproveitar todo o valor de seguidores engajados no Instagram, como posts compráveis.

Venda diretamente através de posts com um Instagram comprável

De acordo com dados do Instagram do Yotpo, 72% dos clientes acreditam que ver fotos de um produto no Instagram aumenta suas chances de comprá-lo.

A mesma pesquisa revelou que 38% dos clientes disseram comprar frequentemente os produtos que veem no Instagram.

Isso significa que cabe a você permitir que os clientes comprem pela sua página do Instagram com facilidade.

Uma maneira de alcançar isso é com posts compráveis.

pasted image 0 219

Esses posts permitem que os usuários cliquem nos produtos que você marcou em uma foto e sejam levados à pagina do produto, para realizarem a compra.

Dessa forma, seus seguidores não vão ter que sair do caminho deles para encontrar os produtos que você está compartilhando. É simplesmente descobrir, visualizar e comprar.

pasted image 0 250

Tudo isso pode ser feito por usuários sem que eles saiam do aplicativo do Instagram. Bem conveniente.

Como você pode habilitar a marcação de produtos no seu Instagram?

Se você está nos EUA, sorte a sua. Essa funcionalidade atualmente está disponível apenas para empresas elegíveis e aprovadas nos EUA, então você vai ter que esperar se estiver em outro país.

Depois de conectar sua conta de empresa do Instagram com uma loja no Facebook ou um catálogo no Gerenciador de Negócios, você poderá habilitar a marcação de produtos no Instagram.

Antes de iniciar o processo, confira se você tem a versão mais recente do aplicativo do Instagram. Você também tem que ser o administrador de uma Página do Facebook ou de uma conta no Gerenciador de Negócios.

Em seguida, vá até o seu perfil e clique no alerta “Get Started”.

pasted image 0 245

Se você não tem esse alerta, clique no ícone de engrenagem.

pasted image 0 257

Em seguida, clique em “Products” e “Continue.” Depois, selecione um catálogo de produtos que você queira conectar com a sua conta de empresa.

Por fim, clique “Done.”

Agora, seu perfil Business vai poder marcar produtos em posts do Instagram.

Se você não encontra essas opções, sua conta ainda pode estar sob análise ou não ter sido aprovada.

Outra forma gratuita de vender pelo Instagram é explorar o poder da boa e velha call-to-action (CTA).

Adicione à sua bio do Instagram uma CTA que linque para uma landing page do Instagram

Uma das maneiras mais fáceis de impulsionar vendas pelo Instagram é fazer seus links se destacarem.

Praticamente qualquer pessoa que encontrar sua marca no Instagram vai até a sua bio, que é lugar perfeito (e o único lugar) para dar a eles o link para a sua loja.

Para dar destaque para esse link, adicione uma CTA curta e simples, como a Forever21.

pasted image 0 243

Escreva algo simples, como “Clique no link para ver nossos novos produtos” ou “Compre nossos produtos aqui”.

Esse tipo de CTA estimula visitantes do perfil a darem uma olhada nos seus produtos, o que vai alavancar as vendas e o tráfego.

O tráfego mobile está deixando desktop e tablet para trás num ritmo constante. E essa tendência provavelmente não vai se modificar tão cedo.

pasted image 0 215

Na verdade, o mobile provavelmente vai derrubar o uso de desktop nos próximos anos.

Isso significa que sites mobile-first como o Instagram são o melhor lugar para postar seus produtos. A maioria dos usuários acessa a plataforma pelo aplicativo mobile.

Você pode obter resultados incríveis se combinar seus anúncios com landing pages do Instagram. Mas o que é uma landing page do Instagram, você deve estar se perguntando?

Uma landing page do Instagram é uma landing page que usa elementos como vídeos, depoimentos ou outro tipo de conteúdo persuasivo para convencer visitantes a converter.

É importante garantir que essa página seja mobile-friendly.

Você pode inclusive adicionar botões de CTA para posts patrocinados específicos, com frases como “Inscreva-se”, “Saiba Mais”, “Baixe” e outras.

Por exemplo, depois de clicar no botão “Inscreva-se” nesse post, usuários do Acquisio são levados a uma landing page do Instagram, criada para dar as boas-vindas para quem tiver clicado no botão.

instagram landing page acquisio ad

landing page desse post ficou assim:

instagram landing page acquisio

A landing page combina com o tom e objetivo do anúncio, explica por que o webinário é importante e inclui um formulário simples que reduz o atrito.

Crie suas próprias landing pages do Instagram para acompanhar determinados posts. Não precisa ser para um post patrocinado com um botão sofisticado de CTA.

Basta adicionar uma CTA à sua bio ou uma foto específica que linque para uma landing page do Instagram.

Outra maneira de usar o Instagram e aumentar as vendas sem gastar um centavo é postar conteúdo dos bastidores.

Poste conteúdo dos bastidores com o Instagram Stories

Quando o Instagram lançou sua funcionalidade “Stories”, ela imediatmente se tornou um concorrente direto do Snapchat.

Agora, seu uso diário é até mais alto do que o do Snapchat. Mais de 200 milhões de pessoas usam o Instagram stories todos os dias, e mais de um terço dos stories mais visualizado são de marcas.

Isso é bastante coisa!

Os stories somem em 24 horas, e não há comentários públicos ou likes. Eles não aparecem no seu feed.

Ferramentas de texto e desenhos, adesivos e outras funcionalidades, tornam o stories o lugar para dar asas à imaginação da sua marca.

Diferentemente do feed de fotos normal, os usuários veem o Instagram stories acima do feed normal todos os dias.

pasted image 0 259

Quando você posta stories, as chances de os clientes visualizá-los são muito mais altas do que se você postar uma imagem ou vídeo normais. Não tem um real algoritmo envolvido, diferentemente do feed de fotos.

Os usuários vão ver a foto de perfil da sua marca no topo da tela deles, onde eles podem clicar para acessar e clicar ao longo das fotos e vídeos no seu stories.

Instagram stories são a sua chance de soltar a criatividade e se preocupar menos com a qualidade. Você pode facilmente mostrar a cultura dos bastidores da sua empresa no stories para aumentar sua cumplicidade com os seguidores.

pasted image 0 227

Se você quiser mostrar o desenvolvimento do seu produto ou um evento especial, o Instagram Stories é o melhor lugar para fazer isso.

Os seguidores vão gostar do olhar insider e vão ficar animados com lançamentos futuros.

Dê uma olhada nesse Stories do Ben and Jerry’s. Não te dá vontade de ir correndo comprar um “Chill-aco” antes que todos acabem?

pasted image 0 237

Mas posts do stories não são o único lugar para você dar aos seus seguidores um preview dos seus novos produtos.

Dê um preview do novos produtos nos seus posts para estimular o interesse

Se você quer aumentar a hype em torno de um produto recém-lançado ou que vai sê-lo em breve, poste uma foto desse produto.

Você provavelmente já está tirando fotos de produtos para adicionar o item à sua loja. Por que não fazer alguns cliques para o Instagram já que você está com a mão na massa?

Poste uma legenda intrigante, como “Alerta de produto exclusivo!” ou “Em breve!”

Isso funciona especialmente bem para itens sazonais. Veja como a Bath and Body Works mostrou seus produtos exclusivos de páscoa.

pasted image 0 229

Teenage Engineering e a IKEA recentemente fizeram uma colaboração com caixas de som compactas e de cores fortes.

No Instagram, a IKEA postou uma provinha da linha de produtos fruto dessa colaboração, antes do lançamento, para manter os seguidores atualizados sobre o desenvolvimento dos produtos.

Além de ser uma imagem cativante, a descrição tem um papel importante no sucesso dessa foto.

A descrição, que começa com “Do esboço ao protótipo final…” mostra todo o esforço das duas marcas em desenvolver o produto.

pasted image 0 216

Você também pode estar perdendo um grande recurso de marketing do Instagram que não custa nada: seus clientes atuais.

Deixe seus usuários venderem seus produtos ou serviços por você

Pelo menos 77% das pessoas preferem fotos de clientes a imagens profissionais antes de tomar uma decisão de compra.

pasted image 0 221

O que isso significa para você?

Você provavelmente tem um monte de fotos de clientes no Instagram só esperando para serem encontradas. Você tem o direito de repostar e compartilhar essas imagens, desde que dê os créditos devidos.

Fotos de clientes geram prova social ao mostrar que alguém acredita no seu produto e teve sucesso comprando-o.

A Curve Fragrances faz muito bem ao compartilhar e destacar fotos de clientes, como essa:

pasted image 0 231

Apesar de ser uma imagem de alta qualidade, é uma selfie de uma pessoa normal. Isso dá um toque pessoal e originalidade.

Fotos profissionais, com a identidade da marca, por sua vez, muitas vezes parecem anúncios. Há menos chances de os clientes passarem direto por fotos pessoais, com as quais eles podem se identificar, do que uma imagem criada pela própria marca.

Fotos de clientes chamam mais atenção porque são mais autênticas. Elas parecem mais com uma coisa que seu amigo postaria no Instagram do que uma marca tentando vender um produto.

Compradores em potencial podem se identificar com a pessoa que está na foto e imaginar a si mesmos segurando o perfume nas mãos.

Conteúdo gerado pelos usuários também dá aos compradores uma impressão mais realista do tamanho, forma, características e cores do produto, porque eles sabem que a imagem provavelmente não pasou pelo photoshop.

Essa é provavelmente uma razão pela qual 93% dos consumidores achem que conteúdo gerado pelo usuário é útil quando estão tentando tomar uma decisão de compra.

Um monte de usuários provavelmente já estão postando fotos da sua marca feitas por eles no Instagram. Se você tem uma hashtag da sua marca, procure por ela primeiro.

Se não, crie uma para que os usuários possam adicionar às imagens quando compartilharem fotos de produtos nas suas próprias páginas.

Usar fotos de clientes também mostra que você é fiel a eles. Você notou a paixão deles pelo que você está vendendo, e você quer usar sua página do Instagram para agradecer.

Carbon 6 Rings usa a hashtag “#CustomerPhoto” e marca quem postou originalmente nas imagens geradas por usuários na página deles.

pasted image 0 248

Sempre marque a pessoa que postou originalmente quando você compartilhar a foto. Você precisa ser transparente quando postar imagens que não foram capturadas pela sua marca.

Sabia que você pode até vender na seção de comentários do Instagram?

Venda nos comentários

E se comprar pelo Instagram fosse tão fácil quanto deixar um comentário? Na verdade, é sim.

Spreesy usa a seção de comentários como principal ferramenta para vender pelo Instagram.

Um vendedor pode usar o app da Spreesy para criar um post comprável do Instagram, que pode conter várias informações personalizadas, como quantidades monitoráveis ou custo do frete.

O app está disponível para iOS e Android.

pasted image 0 247

O usuário só precisa comentar seu endereço de e-mail em um dos seus posts criados com o Spreesy.

Em seguida, o Spreesy envia ao comprador um link seguro para a página de checkout criada pelo vendedor.

Os itens podem ser comprados com cartão de crédito ou PayPal.

O único porém de se usar o Spreesy é que alguns compradores podem ficar meio hesitantes em colocar seu emails em posts públicos, com medo de receber spam.

No entanto, os vendedores podem instruir os clientes a deletar os comentários depois de receber o link para o checkout.

Spreesy também seleciona usuários para exibir no próprio perfil deles no Instagram, então, se você criar uma loja com o Spreesy, eles podem te usar como post.

pasted image 0 217

Conforme os usuários criam posts compráveis, eles criam uma loja comprável no aplicativo.

Cada loja tem um link personalizado que os usuários podem colocar na sua bio do Instagram. Ter uma loja mobile-friendly para a qual você pode direcionar seus seguidores é tão simples quanto criar uma conta no Spreesy.

pasted image 0 235

Todos os produtos são postados com uma imagem, o nome do produto, e o preço. Quando o usuário clica em um item, ele pode selecionar opções customizadas como tamanho ou cor.

Screen Shot 2018 03 14 at 1.45.15 AM

Usuários do Instagram também podem se cadastrar com vendedores do Spreesy comentando #subscribe nas fotos.

Depois de postar esse comentário, vai ser enviado um link de checkout para o endereço de email deles, para todos os produtos postados pelos vendedores que eles assinaram.

A melhor parte? O Spreesy é gratuito tanto para compradores quanto para vendedores.

As únicas taxas relacionadas à plataforma são as taxas de vendedores do PayPal ou empresas de cartão de crédito.

Mas comentários não são a única maneira de vender pelo Instagram. Você pode até vender por hashtags.

Venda através de hashtags

Se você conhece o Instagram (ou qualquer rede social), então você já sabe da importância das hashtags.

Mais especificamente, você provavelmente sabe o quão importantes são hashtags de marcas. Hashtags de marcas representam a maioria de todos os posts de marcas.

As hashtags mais usadas do Instagram vêm de marcas poderosas, que criaram suas próprias hashtags, como a BMW ou a Mercedes Benz.

pasted image 0 241

Inselly é uma plataforma fácil de usar que estimula a venda pelo Instagram através de hashtags.

Ela usa um método de vitrine para venda de links, como o Spreesy, mas os usuários podem acrescentar a tag original #Inselly a seus posts para notificar usuários que buscam essa tag que a a foto é comprável.

pasted image 0 225

Quando você insere a tag #Inselly na descrição do seu produto, junto com outras tags relevantes, os usuários podem encontrar seu conteúdo comprável.

Karma Charms Jewelry usa a tag #Inselly com frequência.

pasted image 0 223

Compradores no Inselly podem entrar em contato com os vendedores através das mensagens disponíveis no site ou app do Inselly.

É totalmente gratuito, como o Spreesy.

Não há taxas ou comissões. Os compradores podem, no entanto, adquirir “moedas” para promover seu conteúdo na plataforma.

Por fim, você pode usar o poder das lives do Instagram para enviar notificações aos usuários sobre conteúdo em tempo real.

Use lives do Instagram para notificar usuários sobre conteúdo em tempo real

O Instagram lançou uma nova maneira de compartilhar conteúdo em tempo real logo depois do lançamento do Instagram Stories: Instagram Live.

Você pode criar uma transmissão ao vivo no Instagram da mesma maneira que uma live no Facebook.

pasted image 0 254

Conteúdo em tempo real torna mais fácil vender pelo Instagram, porque você pode anunciar o lançamento de produtos ao vivo para todo mundo que te segue.

Melhor ainda, vídeos ao vivo podem ser mais eficazes do que posts normais do Instagram. Por quê?

Porque a plataforma envia notificações para seguidores sempre que você começa uma live, o que faz com que eles saibam que você postou.

Isso também cria um senso de urgência, uma vez que as lives normalmente desaparecem assim que você para de gravar.

pasted image 0 252

Mas anúncios de produtos não são a única maneira pela qual você pode se beneficiar das lives do Instagram.

Você pode ver comentários de usuários e o número total de visualizações do seu post, então as lives são uma ótima maneira de interagir com seus seguidores reais instantaneamente.

Você pode também fazer uma seção de perguntas e respostas para mostrar as coisas mais legais sobre a sua marca.

Você pode até dar um passo à frente e fazer uma live entrevistando um influenciador da sua área, para que os seguidores façam suas próprias perguntas.

E essa funcionalidade não tem custo nenhum.

Conclusão

O Instagram é um dos melhores lugares para se vender online.

Mas anúncios do Instagram têm um custo. Felizmente, existem maneiras de vender pela plataforma sem gastar nada.

E elas são muito mais simples do que você imagina.

Não ter links torna muito mais difícil vender pelo Instagram. Se você tentar colocar um link em uma foto, ele não vai funcionar. Você só tem uma chance para compartilhar um link clicável no Instagram: a sua bio.

Você pode vender diretamente pelos seus posts com uma página comprável do Instagram. Se você mora nos EUA, é fácil habilitar a marcação de produtos.

Adicione uma CTA à sua bio (próximo ao seu link) e linque para uma landing page do Instagram otimizada para mobile.

Poste conteúdo dos bastidores via Instagram Stories. Eles vão aparecer acima de todas as fotos no feed dos seus seguidores.

Publique fotos de preview de produtos a serem lançados para estimular o interesse.

Você também pode deixar que seus usuários vendam seus produtos ou serviços por você repostando o conteúdo gerado por eles. Basta procurar na hashtag da sua marca.

Venda pelos comentários com uma ferramenta gratuita como o Spreesy ou venda através de hashtags com uma ferramenta como o Inselly.

Não se esqueça das lives do Instagram. Quando você começar uma live, seus seguidores vão receber uma notificação em tempo real que eles não vão poder ignorar.

Como você economiza dinheiro vendendo no Instagram?

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

Orçamento