(32) 3061-1694

Você consegue adivinhar quantos posts eu tenho no NeilPatel.com?

Se você chutou 4.784, você errou. 😉

Tecnicamente, eu acabei de postar esse aqui, então são 4.785.

É muito conteúdo! Principalmente considerando que o blog está aí há uns 4 anos. Isso significa que eu publico por volta de 3,27 posts por dia.

Eu sei o que você está pensando… Parece um pouco demais para uma pessoa só escrever.

Bom, antes de mais nada, vamos ver como eu publiquei 4.784 posts em 4 anos.

Você realmente escreveu todos os 4.784 posts?

Só olhe a captura de tela abaixo:

4784 posts

Como você pode ver, realmente tem 4.784 posts publicados no NeilPatel.com.

Mas o negócio é o seguinte: se você olhar bem de perto a foto, vai ver que alguns posts estão em línguas diferentes.

Tem conteúdo em Alemão, Espanhol, Português e Inglês. E, não, eu não falo essas línguas fluentemente.

O que significa que eu só escrevi os posts em inglês.

Em outras palavras, eu paguei pessoas para manualmente traduzir meu conteúdo para várias línguas.

Além disso, eu comprei o blog da KISSmetrics e seus 1.313 posts foram incorporados ao NeilPatel.com.

Então eu mesmo só escrevi 862 posts. O resto é do blog da KISSmetrics e traduções (nem todo o conteúdo foi traduzido).

Considerando que eu não precisei escrever todos os 4.784 posts, você deve está se perguntando por que eu me arrependo.

Por que você não escreveu todo o conteúdo?

Mais conteúdo não corresponde a mais tráfego. Simples assim.

Claro, se você posta 100 vezes por dia como os sites de notícia, seu tráfego deve subir. Mas isso não é nenhuma garantia, porque existem outros 199 fatores em que o Google fica de olho.

Além disso, seria muito caro produzir 100 textos por dia!

Vamos dar uma olhada no tráfego do NeilPatel.com:

traffic

Como você pode ver pela imagem acima, meu blog gerou 1.701.486 visitantes únicos e 5.948.818 visualizações de página. Agora vamos dar uma olhada em quais páginas estão gerando os visitantes.

top 10 pages

Você vai perceber que a minha página inicial gera muitas visualizações. Grande parte disso é tráfego de robôs vindo da Turquia. Não me pergunte por quê!

Então, vamos dar uma olhada nos números de “visualizações únicas de página”, que exclui a maior parte do tráfego de robôs.

As principais 10 páginas correspondem a 29,23% do tráfego. Mas a maior doideira é que 5 das 10 páginas mais populares são ferramentas. (É por isso que eu mudei minha estratégia de SEO para gastar mais tempo e dinheiro em tecnologia.)

Mas eu adoro postar no meu blog, poe isso eu não paro de escrever.

Agora, vamos dar uma olhada nas principais 50 páginas:

top 50 pages

As principais 50 páginas correspondem a 45,75% do meu tráfego. Como você pode ver, todos os posts passam a gerar cada vez menos tráfego quando você passa das 10 principais páginas. 

top 250 pages

E os números diminuem conforme você vai descendo na lista. As principais 250 páginas correspondem a 64,49% do meu tráfego. As principais 500 páginas correspondem a 72,96% do tráfego. E as principais 1000 páginas correspondem a 80,99% do tráfego.

Em outras palavras, a maior parte do conteúdo nem gera tanto tráfego assim. Mais da metade do meu conteúdo não gera sequer 83 visitas por mês.

Leia de novo:

Mais da metade do meu conteúdo não gera sequer 83 visitas por mês!

Tem alguns posts e páginas populares que vão super bem, o que cria uma cauda bastante longa, na qual o resto do conteúdo praticamente não gera tráfego nenhum.

E eu sou um caso isolado, porque eu entendo mais de SEO, social media marketing e marketing de conteúdo do que a maioria das pessoas. Eu consigo gerar mais tráfego para os meus posts fracos do que a maioria dos blogs.

Para comprovar, eu analisei os dados de 11 blogs que geram entre 1.301.492 e 24.502.503 visitantes únicos por mês. E esses blogs têm entre 5.592 e 29.095 posts.

Vamos dar uma olhada em que parcela do tráfego deles vem dos seus principais 10, 50, 250, 500, e 1.000 páginas.

traffic top pages

Você vai notar que as principais 10 ou até 50 páginas não correspondem a uma porcentagem tão alta do tráfego total quando comparadas ao NeilPatel.com, mas você tem que ter em mente que nenhum desses blogs têm ferramentas. As pessoas adoram ferramentas.

As principais 250 páginas correspondem a 68,97% do tráfego total, as principais 500 páginas correspondem a 81,45%, e as principais 1.000 páginas correspondem a 86,88%.

Imaginando que seu blog seja grande, você vai ver que é difícil gerar tráfego além dos principais 10% do seu conteúdo. Se você entende bem de SEO, você consegue melhorar um pouco esses números, como eu fiz, mas não é fácil.

Então por que escrever um monte de conteúdo que as pessoas não vão ler?

O que fazer então?

Como eu falei acima, eu adoro postar no meu blog. Então, independente de qualquer coisa, eu não pararia. Não se trata só do tráfego, não se trata só da receita, o blog é uma diversão para mim.

Mas eu teria ajustado minha estratégia mais cedo.

Eu usaria ferramentas como o Ubersuggest e o Ahrefs para ver as principais páginas dos meus concorrentes (a captura de tela abaixo é da nova ferramenta do Ubersuggest, que ainda não está no ar).

backlinko

E aí eu mergulharia para ver quais palavras-chave estão gerando tráfego para eles.

top pages

A partir daí, eu checaria novamente para garantir que pessoas, e não só mecanismos de busca, gostam da página. Eu faria isso vendo o número de compartilhamentos nas redes sociais, que também pode ser visto na captura acima.

Em outras palavras, se as pessoas não param de compartilhar o conteúdo em redes sociais como o Facebook, isso quer dizer que elas gostaram do que elas leram.

Quando você tiver uma lista dos posts que deram certo para os seus concorrentes, tanto de uma perspectiva humana quanto de mecanismos de busca, você deve criar versões melhoradas deles.

Isso significa que você precisa criar um conteúdo mais aprofundado, com capturas de tela melhores, incluindo talvez até tutoriais em vídeo, infográficos ou seja o que for que você ache que vai tornar seu post melhor do que o do seu concorrente.

Assim, você estará escrevendo SÓ conteúdo que tenha boas chances de receber bastante tráfego, e não cuspindo um monte de textos que quase ninguém vai ler.

Mas então, você ainda traduziria seu conteúdo?

Da mesma maneira que eu ainda postaria no meu blog, mas não 4.784 posts, eu traduziria meu conteúdo, mas não ele todo.

Quando eu comecei a traduzir meu conteúdo, eu cometi um erro enorme.

Sabe qual foi?

Eu estava traduzindo meu conteúdo.

O que eu quero dizer é o seguinte…

Por mais que você contrate pessoas inteligentes que conheçam seu mercado para traduzir seu conteúdo, isso não garante que vá dar certo. O que faz sucesso em um país não necessariamente vai fazer sucesso em outro.

É por isso que você precisa usar ferramentas de busca de palavras-chave como o Ubersuggest para ver quais são as palavras-chave mais populares em cada país.

ubersuggest

Meu tráfego em regiões como o Brasil só começou a crescer rápido quando a gente passou a transcrever o conteúdo e adaptá-lo à região. Agora, eu consigo gerar mais de 209.949 visitantes únicos por mês no Brasil.

top countries

Mesmo que você foque em escrever só conteúdo que as pessoas adorem e se em algum momento você decidir fazer uma expansão internacional, você vai se deparar com um problema sério.

Mais conteúdo significa mais manutenção

As pessoas não falam muito sobre isso, mas se você escreve milhares de posts, como eu fiz, seu tráfego vai acabar caindo se você não atualizar e não mantiver seu conteúdo antigo.

É diferente para sites de notícia porque o conteúdo deles não é atemporal.

Mas, supondo que você esteja escrevendo conteúdo atemporal quanto eu, seu tráfego vai cair se você não estiver sempre atualizado seu conteúdo antigo e ultrapassado.

Com o NeilPatel.com, meu tráfego continuou crescendo com o tempo, porque eu estou sempre atualizando meu conteúdo antigo, mas eu não fazia isso com meu blog anterior, o Quick Sprout.

quick sprout traffic

O pico do Quick Sprout era por volta de 518.068 visitantes únicos no mês. Conteúdo novo ainda é postado no blog toda semana, o SEO on-page vai bem e o número de sites que linkam para o Quick Sprout cresceu com o tempo.

link count

Mesmo assim, o tráfego continua caindo, porque eu não estou atualizando o conteúdo antigo.

Quando você tem muito conteúdo, como eu, é uma dificuldade atualizar milhares de posts todo ano.

Felizmente, eu tenho um time incrível que olha todos os posts pelo menos uma vez por ano e decide se eles precisam ser atualizados (e, se precisarem, eles atualizam).

Conclusão

Se eu fosse começar de novo, eu usaria o processo simples que eu descrevi acima, no qual eu só escreveria conteúdo novo baseado tanto no que as pessoas quanto no que os mecanismos de busca gostam.

Eu procuraria saber que conteúdo é esse usando ferramentas como o Ahrefs e o Ubersuggest. Eu daria uma olhada no tráfego de busca total que cada post recebe, bem como os compartilhamentos de cada um nas redes sociais.

Em relação a quantos posts você deve publicar, isso depende muito dos seus concorrentes.

Por exemplo, se ninguém na sua área faz marketing de conteúdo, eu começaria com um post por semana até você entender o que funciona e o que não funciona. Porque não daria para você usar ferramentas como o Ahrefs ou o Buzzsumo para ver o que está em alta na sua área, já que ninguém está produzindo conteúdo.

Por outro lado, se você está em um universo em que todos os seus concorrentes estão fazendo marketing de conteúdo, eu tentaria correr atrás e soltar um post por dia com base no que estiver em alta.

Mas eu não escreveria mais de um post por dia, porque marketing de conteúdo não significa só escrever conteúdo, mas também promovê-lo.

E é muito difícil promover mais de um texto por dia. É por isso que agora eu posto semanalmente em vez de diariamente.

Se você está se perguntando o processo que eu uso para promover e divulgar meu conteúdo, eu detalho aqui. Mas segue uma visão geral do meu processo:

  • Impulsionamento de posts – Eu gasto US$400 para impulsionar cada um dos meus posts no Facebook. Eu não sei por que eu gasto US$400 em vez de US$100 ou até US$1.000… É só um valor aleatório que eu me sinto confortável de gastar toda semana.
  • Email para todo mundo que eu faço links – O segundo passo que eu dou é enviar emails para todo muito que eu faço links. Eu peço que eles compartilhem meu conteúdo nas redes sociais (no post original que fala do meu processo, eu dou um modelo de email que você pode usar)
  • Principais compartilhadores – Eu procuro saber quem compartilhou posts dos meus concorrentes nas redes sociais e peço que compartilhem os meus (eu também dou instruções e um modelo de mensagem para isso no post original).
  • Implorar por links – Veja quem linka para os seus concorrentes e peça que eles linquem para o seu site. Isso vai ajudar a subir seus rankings nos mecanismos de busca (eu também dou instruções e um modelo de mensagem para isso no post original).

E se você está se perguntando quanto tempo você deve passar escrevendo versus promovendo seu conteúdo, use a regra 80/20.

20% do seu tempo deve ser gasto escrevendo conteúdo e 80%, promovendo-o.

Tenha em mente que o objetivo não é escrever mais posts do que todo mundo na sua área, e sim escrever posts que gerem volumes altos de tráfego.

Claro, quando você segue esse conselho, você ainda vai ver que parte do conteúdo que você escreve não vai se sair tão bem de vez em quando. Tudo bem, todo blog tem esse problema… Mas, de uma forma geral, você não vai ficar com um monte de posts encalhados que não geram quase nenhum tráfego. 

Se você olhar o blog NeilPatel.com, você também vai notar que eu só posto uma vez por semana. É porque eu vi que é mais eficaz. Depois que eu mudei para a estratégia de postar menos, meu tráfego começou a subir mais rápido.

traffic compare

Claro, é menos conteúdo para o Google indexar, mas eu estou passando mais tempo promovendo o conteúdo, e por isso meu tráfego está 21,31% mais alto.

Fonte: https://neilpatel.com/br/blog/escreva-menos-no-seu-blog/

Comentários

comentários

Share This