(32) 3061-1694

Se você tem dúvidas sobre a diferença entre crédito e débito e como usar o cartão, entenda mais e saiba escolher o que é melhor para você e para o seu bolso!

A diferença entre crédito e débito é uma dúvida de bastante gente. Na hora das compras, qual forma de pagamento escolher? O que levar em conta nesse momento?

Vem com a gente e aprenda o que é crédito e o que é débito, quais as vantagens e desvantagens de cada modalidade e como comprar sem apertar o seu bolso! Anota aí o que vamos falar sobre crédito e débito:

Qual a diferença entre crédito e débito?

A principal diferença entre débito e crédito é a data de pagamento da compra. 

No caso das compras no débito, o preço total do produto é pago naquele momento, de uma só vez. 

Já na opção de compras no crédito, o pagamento é feito em uma data futura à compra. Nessa modalidade, você também pode parcelar o pagamento. 

Crédito e débito para consumidor

Se você está pensando como consumidor, a melhor forma de entender a diferença entre crédito e débito é pensar no prazo: no débito você paga na hora e no crédito você paga depois.

Crédito para autônomo, comerciante ou prestador de serviços

Se você está pensando como comerciante ou prestador de serviços e quer uma maquininha de cartão para oferecer essas modalidades de pagamento aos seus clientes, vale o mesmo princípio: no débito recebe antes e no crédito recebe depois.

O legal de uma maquininha é que você não precisa se preocupar em cobrar as pessoas, porque é a instituição bancária que vai pagar para você. 

Outra vantagem é que você pode adiantar o recebimento das parcelas de vendas feitas no cartão de crédito. 

O que é e como funciona o cartão de débito?

Cartão de débito como consumidor

Ao comprar em dinheiro você entrega a nota e as moedas para o vendedor, não é mesmo?

O cartão de débito funciona da mesma forma, mas nesse caso, você não vai tirar o pagamento do seu bolso. Ele sai direto de sua conta no banco. 

Para usar o cartão de débito é importante ter o valor do produto em sua conta, tanto para que o pagamento seja aprovado quanto para não entrar no vermelho. Lembre-se que os juros do cheque especial são altos.

Cartão de débito como empreendedor

Se você tem interesse em ter uma maquininha de cartão de débito, a regra é a mesma: o consumidor paga o valor total de uma só vez com o cartão dele – e o pagamento vai para a sua conta. 

Vantagens e desvantagens de pagar no débito

Vantagem: nada de contas futuras

Em relação ao crédito, pagar no débito é a escolha perfeita quando você tem dinheiro na sua conta porque assim você não fica com um compromisso financeiro futuro.

Vantagem: segurança e controle

Em relação ao dinheiro em espécie, as vantagens de escolher o débito é que você não precisa andar com notas na carteira e que você pode fazer um controle financeiro mais preciso.

Desvantagem: tem que ter dinheiro na conta

A desvantagem é que você precisa ter dinheiro no banco para comprar. Sem saldo, sem compras no débito! 

E o que fazer quando você gostaria de comprar algo mais caro em algumas parcelas sem juros ou tem uma emergência? Aqui entra o crédito.

Homem comprando doces de menina na rua. Ele entendeu a diferença entre cartão de crédito e débito e, por ser um valor baixo, ele optou por pagar no débito.

O que é e como funciona o cartão de crédito?

Cartão de crédito como consumidor

O cartão de crédito funciona como uma maneira segura de comprar fiado. Você leva o produto ou serviço na hora, mas paga depois. 

Com o cartão de crédito, o banco que vai pagar para a loja – é como se ele emprestasse o dinheiro para você. 

Uma vez por mês, você recebe a fatura do cartão de crédito. Essa conta vai reunir todos os gastos que você teve nos últimos 30 dias usando o cartão. 

É importante ter controle de quanto você está comprando no crédito para que a fatura não ultrapasse o limite de quanto você pode pagar.

Cartão de crédito como empreendedor

Se você é lojista ou prestador de serviço, a opção de cartão de crédito permite mais poder de compra ao seu cliente e garante que você receba os pagamentos. Você também pode adiantar o que parcelou para o consumidor, recebendo antes.

Vantagens e desvantagens de pagar no crédito

Vantagem: prazo e parcelamento

Além da possibilidade de comprar para pagar depois, a principal vantagem de comprar no crédito é o parcelamento sem juros.

Parcelamentos em até 12x sem acréscimo são comuns e isso ajuda na compra de produtos que, sem esta opção, seriam caros demais para pagar tudo de uma vez. 

Vantagem: programa de pontos

Além disso, bancos oferecem vantagens para quem usa o serviço do cartão de crédito, como programas de pontos que você pode trocar por outros produtos ou combustível em postos credenciados. 

Desvantagem: faturas altas se não houver controle 

Já a desvantagem do cartão de crédito é a perda de controle. Veja que não é necessariamente uma desvantagem do cartão em si, concorda? 

Perder o controle das despesas no crédito é uma desvantagem ligada aos hábitos de consumo e de educação financeira. 

Comprar no crédito sem ter controle sobre essas despesas pode gerar uma fatura muito difícil de pagar. 

Geralmente, as multas e juros para faturas em atraso costumam ser altas. Se o cliente do banco não pagar, não pode mais comprar no cartão de crédito e fica com o nome sujo.

Ou seja: o descontrole ao usar o cartão de crédito gera dívidas e apuros desnecessários.

Vale lembrar que o cartão de crédito possui um limite para que o cliente utilize, mas, esse limite não deve ser considerado complemento de renda. É uma possibilidade de compra que precisa ser feita com consciência.

E a parte legal é que, com equilíbrio e organização, o cartão de crédito é um ótimo aliado do orçamento familiar.

Quando usar cada um deles?

Quando usar o cartão de débito

O cartão de débito é ideal para compras de valor mais baixo e que fazem parte do dia a dia, como padaria, farmácia e também quando a loja oferece descontos para esse tipo de pagamento.

Quando usar o cartão de crédito

Já o cartão de crédito é uma opção bacana quando você não tem dinheiro na hora da compra, mas precisa de um item de emergência ou gostaria de parcelar um produto mais caro – como uma geladeira, por exemplo.

Como decidir se vai pagar no crédito ou débito

Para decidir, a dica é avaliar, principalmente:

  • qual compra pode ser paga inteira à vista; 
  • quanto você tem na conta; 
  • quanto você já tem acumulado nas próximas faturas e se cabe mais uma parcela ou se é melhor esperar. 

Fazendo essas perguntas a si mesmo e comprando consciente, você evita exageros e pode aproveitar débito e crédito sem se apertar! 🙂

Gostou do nosso artigo sobre as diferenças entre crédito e débito? Conta pra gente nos comentários!

Comentários

comentários

Share This