A importância das Redes Sociais na metodologia Inbound
A importância das Redes Sociais na metodologia Inbound
30 de agosto de 2017
12 Julho 2016 Dez ferramentas de SEO para analisar seu site como o Google analisa
Dez ferramentas de SEO para analisar seu site como o Google analisa
4 de setembro de 2017

Quer mais tráfego no blog? Foque no aumento de assinantes

Quer mais tráfego no blog? Foque no aumento de assinantes

“Como posso aumentar o tráfego para meu blog?”

Essa é uma das perguntas mais comuns que recebo de pessoas que começam um novo blog e sempre digo a elas a mesma coisa: O mais importante para aumentar o tráfego no blog é focar em aumentar os assinantes.

Na equipe de blog da HubSpot, descobrimos que investir no aumento da base de assinantes de e-mail é crucial para aumentar e dimensionar o tráfego para seu blog, esteja ele no início, ou no ar por alguns anos. Já escrevemos até um blog sobre isso antes. Porém, embora haja evidências de que mais assinantes conduzam a mais tráfego, eu desejava ter alguns dados para apoiar isso.Assim, eu extraí os dados de tráfego e assinantes do Blog da HubSpot nos últimos anos para ver se havia uma correlação desses números. Confira o que descobri:

image003.pngimage005.png

(Infelizmente, não temos dados de assinantes dos anos anteriores a 2011).

Por que esses grandes saltos em 2012 e 2013?

O que aconteceu: no final de 2012, começamos a adicionar caixas de opt-in nos formulários de captura de leads em nossas landing pages para dar oportunidade às pessoas assinarem nosso blog. Em outras palavras, se as pessoas preenchiam um formulário em uma landing page da HubSpot para obter uma de nossas ofertas protegidas (como um e-book), elas também podiam optar por receber e-mails sobre novo conteúdo no Blog da HubSpot.

image007.png

Isso foi INCRÍVEL para nós. De fato, ao adicionar essas caixas de seleção de assinatura em várias de nossas landing pages, conseguimos dobrar nossos assinantes de e-mail em apenas três meses. Funcionou!

No final de 2013, acrescentamos a caixa de seleção de assinatura de blog em todas as landing pages da HubSpot para ofertas relacionadas a marketing, o que nos permitiu mais que dobrar o número de assinantes de e-mail de blog de 2012 a 2013 – um aumento de 147%.

E, como você pode ver nos gráficos acima, o tráfego aumentou junto com isso.

Claro, é sempre bom notar que a correlação não significa necessariamente, causalidade. E em um blog, o desempenho pode ser afetado por toda uma série de variáveis, como frequência e qualidade da publicação, momento, assunto e usabilidade, que são praticamente impossíveis de isolar. Isso significa que é ainda mais difícil determinar a casualidade. Mas esses dados são bastante convincentes e, por isso, aumentar os assinantes é um dos melhores conselhos que posso dar às pessoas que estão tentando aumentar o tráfego em seu blog.

Por que mais assinantes levam a mais tráfego?

Como você pode já saber, um dos maiores benefícios de se escrever blogs é seu ROI em longo prazo. Isso porque novas publicações de blog não desaparecem no dia seguinte à sua publicação. Graças à beleza dos mecanismos de pesquisa (e redes sociais), essas novas publicações podem ser redescobertas dias, semanas, meses e mesmo anos após serem originalmente publicadas. Isso significa que, ao longo do tempo, quanto mais publicações forem publicadas, mais oportunidades estarão sendo criadas para obter uma boa classificação em mecanismos de pesquisa e criar tráfego sustentável para seu website.

De fato, cerca de 75% do tráfego e 90% dos leads gerados com o Blog da HubSpot todos os meses vêm de publicações de blog que não foram publicadas naquele mês. Isso mesmo, conteúdo antigo é responsável pela maior parte dos resultados de nosso blog, todos os meses.

Leva tempo para que seu blog acumule uma massa crítica de conteúdo e autoridade de pesquisa que leva a um tráfego sustentável da pesquisa orgânica e um blog novo, ou recente, ainda não tem isso. Mas o tráfego inicial precisa vir de algum lugar, certo?

É aqui que entram em cena os assinantes. Eles podem fornecer esse surto inicial de tráfego às novas publicações de blog que, em última análise, impulsiona o sucesso de longo prazo das publicações, além do sucesso geral em longo prazo do seu blog.

Veja como isso funciona:

Você faz uma nova publicação e envia um e-mail a seus assinantes para avisá-los. Esse tráfego obtido de seus assinantes de e-mail fornece uma base inicial de tráfego ao seu novo conteúdo do blog. Embora sua base de assinantes de e-mail seja composta principalmente por visitantes repetidos, o que é excelente é que seus assinantes são pessoas que voltam ao seu blog regularmente, tornando-os alguns de seus maiores fãs e promotores do conteúdo.

Então, esse surto inicial de tráfego desses assinantes leva a compartilhamentos sociais, links de inbound e até mesmo visualizações por visitantes novos e tudo isso ajuda esse conteúdo (e outros conteúdos em seu blog) a serem classificados em mecanismos de pesquisa, o que se traduz em crescimento de tráfego de pesquisa orgânica ao longo do tempo.

Aqui, temos alguns exemplos de dados de uma publicação real no Blog da HubSpot, que foram publicados em março. O gráfico abaixo mostra o detalhamento do tráfego inicial que a publicação gerou nos primeiros dias após sua publicação. 73% do tráfego inicial que essa publicação gerou vêm de nossos assinantes de e-mail e isso é comum para qualquer nova publicação em nosso blog.

image009.png

O gráfico abaixo mostra o que aconteceu nessa publicação em longo prazo. Embora o tráfego de assinantes de e-mail tenha grande responsabilidade nesse surto de tráfego inicial, essa publicação ainda gera muito tráfego mensal e ele é, em grande parte, da pesquisa orgânica.

image011.png

Isso porque esse surto inicial de tráfego de e-mail leva a compartilhamentos sociais, links de inbound e até mesmo mais visualizações que ajudam a melhorar a classificação em pesquisas orgânicas para algumas palavras-chave altamente pesquisadas e para as quais essa publicação foi originalmente otimizada.

Torne o aumento de assinantes uma prioridade contínua

Embora o foco no crescimento dos assinantes seja crucial para blogs que estão começando, ele pode ajudar a impulsionar o crescimento contínuo para blogs mais maduros também. É simples: quanto mais assinantes você tiver, maior seu alcance e seu potencial para gerar mais tráfego de novos visitantes. De fato, o Blog da HubSpot existe desde 2006 e o aumento de assinantes é ainda umas das principais metas de nossa equipe.

Esta publicação trata de muitos “por quês”, mas se você quer entender em que fase da metodologia inbound o blog é considerado estratégico, não deixe de fazer a certificação inbound da HubSpot. É gratuita!

 

Fonte: https://br.hubspot.com/blog/aumento-de-assinantes-gera-trafego-para-blog

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

Orçamento