Como Melhorar o SEO da sua Marca Através de Conteúdo Cativante - teknabox
Como Melhorar o SEO da sua Marca Através de Conteúdo Cativante
28 de julho de 2018
marketing errado - teknabox
Você Está Fazendo Seu Marketing Errado (E Eu posso Te Provar Isso)
14 de agosto de 2018

Redes Sociais: Consiga +400% Fãs com Conteúdo Gerado por Usuário

Redes Sociais: Consiga +400% Fãs com Conteúdo Gerado por Usuário -teknabox

Conteúdo gerado por usuário (CGU) é uma mina de ouro do marketing.

Se você souber onde usá-lo, ele pode criar um efeito bola de neve para aumentar o engajamento e seu número de seguidores nas redes sociais.

Você está aproveitando as oportunidades certas, permitindo que seus usuários te promovam por você?

Nove em cada dez consumidores online confiam em conteúdo orgânico, gerado pelo usuário, mais do que em anúncios tradicionais.

Em outras palavras, seu público prefere ouvir seus clientes em vez de você.

Quer mais provas disso? 37% dos consumidores se baseiam nas redes sociais para suas pesquisas pré-compra.

Eles vão direto à fonte: usuários.

Com base nesses dados, conteúdo gerado por usuário é uma fórmula certa para conquistar seus potenciais clientes, certo?

Alguns profissionais de marketing, contudo, ainda não estão tirando todo o proveito do CGU por não saber por onde começar.

Felizmente, conteúdo gerado por usuário é praticamente gratuito e altamente eficaz quando se sabe como posicioná-lo junto com seu trabalho interno de branding.

Buffer vê valor no conteúdo gerado por usuário. Inclusive, eles turbinaram seu número de seguidores no Instagram em 400% usando uma estratégia de CGU.

Eu vou te mostrar como aproveitar o conteúdo gerado por usuário para atrair mais fãs nas redes sociais, como fez o Buffer.

Mas antes, você precisa entender por que o número de seguidores nas redes sociais é importante para você como profissional de marketing.

Por que as marcas precisam de seguidores nas redes sociais?

Mais de dois bilhões de pessoas ao redor do mundo usam alguma forma de rede social. Isso é mais que um quarto da população do mundo inteiro.

pasted image 0 38

Então faz sentido que redes sociais sejam a segunda maior fonte de tráfego de referência para sites, alcançando mais de 25% do número total de referências de todas as fontes (atrás apenas de buscas).

Mas muitos profissionais de marketing ainda não veem valor em investir tempo e energia nas redes sociais como estratégia de marketing de conteúdo e conversões.

Pesquisas mostram que apenas 2% das marcas se engajam de forma significativa com seus usuários nas redes sociais, e, ainda assim, 53% dos clientes que seguem uma marca nas redes sociais se sentem mais leais a essa marca.

Seja uma questão de tempo, uma percepção de valor ou uma simples negligência, se você está entre os 98% dos profissionais de marketing ignorando o engajamento nas redes sociais, chegou a hora de mudar sua perspectiva.

Por que dedicar tempo e esforço quando você já está atolado de estratégias de marketing?

Porque 74% dos compradores C e VP-level usam as redes sociais para tomar decisões de compra – só por isso.

pasted image 0 57

E não ache que CGU não vale a pena se você tem um negócio B2C. Tudo isso também se aplica a você. 74% dos consumidores usam as redes sociais para os ajudar a decidir o que e de quem comprar.

Ainda não tem certeza se o CGU vale o esforço?

Marcas como o Buffer veem o valor. Lembra do aumento de 400% no engajamento nas redes sociais deles que eu mencionei antes?

pasted image 0 48

Toyota também usa conteúdo gerado por usuário a favor da marca. Eles aumentaram o engajamento com seus anúncios do Facebook Ad em 440% com CGU.

pasted image 0 49

A agência de criação da Toyota teve um objetivo ambicioso de aumentar o engajamento em 300% quando eles iniciaram seu planejamento de conteúdo gerado por usuário.

Quando eles atingiram esse objetivo magistralmente, Kirsten Matthew da Media Blanco (a agência deles) disse o seguinte:

Nós tínhamos certeza de que aproveitar o conteúdo gerado por usuários atrairia engajamento positivo do nosso público, mas ficamos surpresos com o quão eficaz foi. Estamos muito animados com os resultados e orgulhosos da campanha que conseguimos entregar para a  Toyota.

Então como você pode fazer a mesma coisa?

Capriche no seu trabalho de marketing e construa seu público deixando que seus usuários falem por você. É marketing gratuito! Use-o a seu favor.

Mas eu preciso compartilhar uma regra fundamental antes que a gente avance: quando você criar uma conta em uma nova rede social, por favor, escolha um nome memorável.

Por exemplo, a revista Fortune usa uma variação do seu nome.

pasted image 0 55

Se eles tivessem escolhido algo como “moneymag419” ou “fameandfortune76,“ ninguém conseguiria encontrá-los ou segui-los.

Pronto para começar? Aqui vão algumas dicas práticas para colocar sua estratégia de CGU a todo vapor.

Promova um concurso de hashtags

Concursos de hashtags são um jeito certeiro de aumentar o número de fãs e promover sua marca.

Concursos do Instagram que incorporam hashtags crescem 70% mais rápidos do que aqueles que não incorporam.

pasted image 0 56

Todo mundo usa hashtags. Você só precisa fazer com que o seu público use as hashtags certas.

Não é tão difícil quanto você pensa. Veja como funciona um bom concurso de hashtags:

  • Primeiro, poste as regras (e só abra o concurso para quem segue o seu perfil).
  • Em seguida, peça aos seguidores para usar uma hashtag específica (ligada à sua marca) para concorrer ao prêmio.
  • Escolha um ganhador aleatoriamente ou através de uma banca julgadora.
  • Promova o vencedor junto com o prêmio incrível que ele ganhou e dê um gostinho do próximo concurso para minimizar uma possível queda nos seguidores pós-concurso.

Veja um exemplo de concurso com uma hashtag simples que gerou mais de 1.500 entradas em 25 dias.

pasted image 0 50

O número de hashtags também é fundamental para o sucesso. Tenha pelo menos uma no seu concurso (obviamente), mas não exagere.

Qualquer número acima de 11 hashtags gera retornos menores.

pasted image 0 51

Se você não sabe bem por onde começar, a Wishpond pode te ajudar a desenvolver o concurso certo para a sua marca com o aplicativo de concursos de hashtags deles.

pasted image 0 58

Não se esqueça de abrir mais oportunidades de aumentar seus seguidores com compartilhamentos nas redes sociais. Você pode usar um pop-up simples como esse:

pasted image 0 41

Ele faz uma promoção cruzada do seu conteúdo em outras plataformas e aumenta exponencialmente seu alcance nas redes sociais.

Depois de arrematar todos esses novos seguidores com o seu concurso esperto de hashtags, o que você faz com eles?

Faça uma pergunta

Fazer perguntas direcionadas (porém intrigantes) é outra forma de gerar mais conteúdo dos usuários e aumentar seu crescimento.

Pense no engajamento nas redes sociais como um primeiro encontro. Se você só fala de si mesmo, você provavelmente não vai conseguir um segundo encontro, certo?

Mas se você faz várias perguntas sinceras sobre a outra pessoa, ouve suas respostas e deixa a conversa fluir, suas chances de ter outro encontro são bem maiores.

Profissionais de marketing adoram falar sobre si mesmos (mais especificamente, sobre suas marcas). Eles não perguntam o suficiente. Se você não pede aos seus leitores para se engajar positivamente com você, eles não vão fazê-lo.

Então como fazer as perguntas certas para garantir que a conversa não vire um monólogo embaraçoso?

Antes de mais nada, conheça seu público.

Use uma ferramenta como o Sprout Social para puxar dados demográficos do seu público e te dar uma noção melhor de com quem você está se engajando.

pasted image 0 46

Em seguida, confira se suas perguntas estão formuladas de modo a sugerir uma resposta positiva. Por exemplo, o USA Today faz um ótimo trabalho com perguntas envolventes no Twitter.

Dê uma olhada nesse post.

Ele recebeu 27 likes, 14 comentários e 6 retweets em menos de uma hora. Nada mal!

pasted image 0 60

Por fim, não se esqueça de manter o engajamento. Nada é mais confuso para um seguidor do que quando uma marca interrompe o engajamento do nada.

Você vai ser tomado por outras obrigações de marketing, e vai ficar tentado a deixar de lado o engajamento nas redes sociais.

Dedique tempo a isso para que os seus seguidores não desapareçam.

Depois que o engajamento começar a aparecer, o Sprout Social pode te ajudar a monitorá-lo, possibilitando que você cultive relacionamentos nas redes sociais e use os dados dos seus seguidores para estimular seu crescimento.

pasted image 0 53

Humanize sua marca

Quando você considerar fontes para conteúdo gerado por usuário, não se esqueça dos seus funcionários.

Pense nisso. Quem pode ser mais próximo da sua marca do que os seus funcionários?

Você pode achar que o seu público vai colocar o conteúdo gerado por funcionários no mesmo saco do conteúdo gerado pela marca.

Mas não é esse o caso.

Consumidores confiam no conteúdo que eles veem através de especialistas da empresa 66% das vezes.

Compare isso à publicidade corporativa. 82% dos consumidores não confiam em anúncios de grandes empresas.

Estimule seus funcionários a promover conteúdo relacionado à marca com uma hashtag própria, previamente aprovada, mas dê a eles alguma liberdade criativa para que o conteúdo final seja autêntico.

Empresas centradas no cliente normalmente têm funcionários altamente engajados.

Na verdade, 64% dos funcionários se caracterizam como “engajados” ou “totalmente engajados” em empresas que se consideram centradas nos clientes.

pasted image 0 44

Alguns anos atrás, a T-Mobile lançou uma campanha de conteúdo gerado por funcionários chamada #BeMagenta.

Ela apoiava a causa social da empresa, a Boys and Girls Clubs of America (vou falar mais sobre causas sociais à frente).

Foi uma maneira simples de empoderar os funcionários para inspirar conversas sobre suas experiências como insiders da marca T-Mobile.

Ao fim da campanha, eles tiveram um aumento de 140% nas curtidas do Facebook e crescimento de 150% nos seguidores no LinkedIn.

pasted image 0 43

Se você quer surfar na onda do conteúdo gerado por funcionários, experimente uma ferramenta como o Hootsuite Amplify.

pasted image 0 45

Isso vai ajudar os funcionários a ficarem mais à vontade para começar compartilhando conteúdo já desenvolvido até estarem prontos para criar seus próprios posts ligados à marca.

Outras ferramentas, como o GaggleAMP, permitem que os usuários editem o conteúdo antes de postá-lo.

Empresas como a Pivot3 tiveram enorme sucesso com esse método híbrido de criação de conteúdo pela marca e pelo usuário.

Depois de implementar o GaggleAMP, eles tiveram um aumento de 32% no alcance das suas redes sociais no primeiro mês.

A frase de Jay Baer “As redes sociais permitem que grandes empresas voltem a agir como pequenas” nunca foi mais verdadeira do que com conteúdo gerado por funcionários.

Ele faz de qualquer pessoa um profissional de marketing, tenha sua empresa 10 ou 10.000. É unificante.

Agora que você permitiu que seus funcionários mostrassem seu orgulho pela sua marca para ajudar a conseguir mais seguidores nas redes sociais, vamos falar sobre como estimular seus clientes a se exibirem um pouco com a sua marca.

Deixe seus clientes se exibirem um pouco

Nós já vimos como conteúdo gerado por funcionários geram mais confiança do que conteúdo corporativo.

É uma boa maneira de alavancar o crescimento nas redes sociais, mas não dá para parar por aí.

Se você quer se engajar de verdade com os seus usuários, você precisa respirar fundo e se desapegar um pouco do que é dito sobre a sua marca nas redes sociais.

Dê aos seus clientes a chance de serem verdadeiramente criativos.

76% dos clientes dizem confiar em conteúdo compartilhado por pessoas “comuns”, mais do que conteúdo da própria marca.

A BMW usa uma campanha de hashtag chamada #BMWrepost para permitir que os clientes postem fotos de seus carros, as quais a BMW reposta na sua página.

pasted image 0 61

É uma ótima maneira para os donos de carros exibirem suas adoradas BMWs e para a marca mostrar o quão fieis são seus seguidores.

Como resultado dessa campanha de conteúdo gerado por usuário, a BMW tem dez milhões de seguidores no Instagram e é a marca de automóveis mais bem sucedida do Instagram.

E a melhor parte é que as fotos e a criatividade são por conta dos usuários.

Airbnb leva isso ainda mais adiante, colocando seus clientes como “especialistas locais.”

pasted image 0 42

Embora o Airbnb não esteja vendendo um produto físico, eles muito habilmente vendem uma experiência através de belas fotos geradas por usuários.

Eles simplesmente deixam que seu séquito de fãs contem suas histórias por eles.

Viu algo que você ama sendo postado por um usuário? Entre em contato com ele e peça para comprar os direitos.

E aí será seu para você fazer o que quiser, mas sem perder a autenticidade do espírito CGU.

O fundador do Bylined, David Hungegnaw, diz o seguinte sobre direitos sobre CGU:

Quando o assunto é CGU, a Apple tem uma abordagem diferente… A Apple sorrateiramente varre a internet atrás do melhor CGU, e depois contata seus criadores para comprar os direitos. O resultado? A campanha “Criado com iPhone” com mais de 10.000 outdoors mundo afora…

Se você quiser algumas dicas sobre como abordar usuários para pedir permissão para comprar seu conteúdo, dê uma olhada nesse guia do Metropreneur.

Poste conteúdo sazonal

Conteúdo e campanhas sazonais criam uma empolgação em torno de um produto ou oferta por tempo, o que, por sua vez, impulsiona as vendas e o crescimento nas redes sociais.

Lembra do #RedCupContest do Starbucks?

pasted image 0 36

Eles estimularam os clientes a compartilhar uma foto que mostrasse como eles saboreavam seus cafés no famoso copo vermelho natalino.

Ah, e foi uma ótima tática de vendas, porque requeria que os clientes comprassem o copo para compartilhar nas fotos.

Outro ótimo exemplo do Starbucks é a famosa hashtag #PSL.

pasted image 0 40

Sabendo ou não que o pumpkin spice latte se tornaria um ícone cultural, eles capitalizaram brilhantemente em cima da publicidade através de hashtags e conteúdo gerado por usuário.

Timing é tudo quando o assunto é conteúdo sazonal.

Pense nisso. Você está na fila em uma loja, e o que você faz? Fica mexendo no celular enquanto espera, certo?

Quatro em cada cinco compradores na época do Natal olham seus celulares regularmente ao longo do dia.

Seja a primeira coisa que eles veem quando descem no feed.

Se você quer se aventurar em uma campanha sazonal de CGU, você pode focar em um elemento específico da marca (tipo os copos vermelhos) ou construir sua campanha em torno de um evento específico.

Como um exemplo, o varejo acumulou praticamente US$8 bilhões na Black Friday de 2017.

Os compradores já estão no espírito de comprar — você só precisa fazer com que eles pensem na sua marca.

Estudos mostram que consumidores têm 137% mais chances de comprar se virem fotos de clientes com o produto.

Por que não criar um post ou dois para estimular a a criação de conteúdo por usuários no dia de mais vendas do ano?

Capitalizando em cima do frenesi consumista da Black Friday e da Cyber Monday, a Amazon fez uma brincadeira com gatos e sua inexplicável atração por caixas.

pasted image 0 52

Como resultado, eles tiveram 22.000 reações, milhões de compartilhamentos e 1.100 comentários de usuários. Cada uma dessas métricas é uma pequena fatia da torta de conteúdo gerado por usuário.

Eles não mencionaram um produto sequer. Não postaram um código de desconto. Eles falaram de uma caixa vazia – e funcionou.

Dê destaque ao seu logo

Se você pensar nas campanhas de UGC de que falamos, você vai notar um tema: conteúdo gerado por usuário se desenrola em torno de imagens.

Por que não usar isso como um palco para o seu logo?

Você já ouviu o termo “cegueira de banner?” É o conceito de que os clientes são programados para bloquear e ignorar anúncios em banner.

Existem milhares de razões pelas quais as pessoas odeiam anúncios em banner.

A boa notícia é que você pode contornar a maioria dessas objeções com conteúdo gerado por usuário.

A Coca-Cola lançou uma plataforma fantástica de posicionamento de logo com a sua campanha “Compartilhe uma Coca”.

pasted image 0 47

Usuários no mundo inteiro fotografaram e postaram fotos de si mesmos com suas garrafas de Coca personalizadas.

Funcionou, alcançando incríveis 998 milhões de impressões no Twitter.

No processo, criou-se um efeito bola de neve de usuários estimulando seus próprios amigos a participar da campanha.

pasted image 0 59

Dê ao seu público uma boa razão para compartilhar seu logo, e eles o farão.

Crie um quiz

As pessoas adoram quizzes.

Eles apoiam nosso desejo humano básico de provar nossa inteligência e ganhar a aprovação dos outros.

Shelly Turkle, psicóloga do MIT, diz o seguinte sobre quizzes:

Basicamente, estamos tentando conseguir um número… Usamos um quiz para chegar ao número. Ele dá às pessoas algo para olhar, um objeto com o qual pensar. Eu acho que esses quizzes são uma espécie de foco de atenção para se pensar sobre si mesmo.

Como um bônus, quizzes geram até três vezes mais tráfego do que um post de blog.

Então como atrelar esse desejo por atenção a uma campanha de CGU bem sucedida?

Primeiro, você precisa tornar o conteúdo envolvente o suficiente para estimular os usuários a participarem.

O Buzzfeed faz isso muito bem:

pasted image 0 62

Um dos seus quizzes mais recentes foi compartilhado impressionantes 5.9 milhões de vezes.

Isso é muito marketing e posicionamento de logo gratuitos.

O segredo para um quiz de sucesso é: ser divertido e fácil de compartilhar.

Acima de tudo, não se esqueça de incluir uma call-to-action para compartilhar o post ou os resultados do quiz.

Dê uma olhada nesse guia do Kissmetrics sobre como criar um quiz que valha o compartilhamento.

Apoie uma causa

Você sabia que mais de 90% dos consumidores preferem comprar de marcas que apoiam uma causa?

Além de contribuir para um mundo melhor, se esforçar por uma causa atrai novos clientes, chama atenção da imprensa e impulsiona a lealdade à marca por parte de clientes já existentes.

AdWeek conduziu um estudo com várias marcas importantes para ver que tipo de posts de redes sociais tinham um melhor desempenho.

Eles constatarem que posts relacionados de alguma forma à responsabilidade social corporativa deixavam muito para trás outros tipos de posts.

pasted image 0 54

Veja um exemplo da The North Face:

pasted image 0 37

Com um simples post pedindo que os usuários deixassem comentários apoiando seus monumentos nacionais preferidos, eles conseguiram mais de 13.000 curtidas e criaram uma sensação de união entre os usuários e a marca.

Procurando ideias de como ajudar sua empresa a abraçar uma causa?

Dê uma olhada nessas top dez empresas socialmente responsáveis e como elas incorporaram a filantropia à sua cultura.

Encontre uma causa que a sua marca possa apoiar com entusiasmo e que usuários com mentalidade parecida entrem para apoiar junto.

Conclusão

Você está mirando na sua fatia dos mais de dois bilhões de usuários de redes sociais para ajudar a gerar reconhecimento para a sua marca?

Muitas organizações de marketing se baseiam no seu próprio conteúdo para fazer a marca crescer.

Se a taxa média de cliques de um banner comum é de apenas 0,06%, então profissionais de marketing precisam encontrar novas maneiras de compartilhar sua mensagem com as massas.

Conteúdo gerado por usuário não só tira um pouco da pressão das demandas de criação de conteúdo, mas também constrói credibilidade com o seu público e naturalmente atrai mais seguidores.

Você quer ter o mesmo crescimento do Buffer, da Toyota, da BMW, do Starbucks e outras marcas das quais eu falei nesse post?

Então está na hora de você pensar em conteúdo gerado por usuário como uma estratégia de ofensiva, e não uma que precise de defesa em relação aos perigos do que as pessoas podem falar sobre a sua marca.

Seja o tipo de marca que as pessoas querem compartilhar com os amigos e falar nas suas redes sociais.

Fonte: https://neilpatel.com/br/blog/redes-sociais/

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

Orçamento