(32) 3061-1694

Você conhece o significado das cores para o marketing?

O significado das cores pode ajudar a potencializar seus resultados e conquistar seus clientes! Saiba como!

Você já parou para pensar no quanto as cores influenciam nas escolhas e ações dos clientes? Pode parecer exagero, mas elas são capazes de incentivar, direcionar e aumentar muito suas taxas de conversão.

É muito comum que se discuta sobre cores no mundo do design. No entanto, o significado das cores também é importantíssimo para o marketing. Escolher as cores certas para os elementos do seu site, produto e comunicações gráficas é essencial para potencializar os resultados!

As cores fazem parte do nosso cotidiano e da nossas formas de expressão há muito tempo. Desde as primeiras civilizações, guerreiros pintavam o corpo com desenhos e cores que tinham seus significados únicos, por exemplo.

E hoje, o significado das cores está em todos os lugares: nas regras de trânsito, nos modos de vestir, nas expressões populares… E principalmente no marketing!

Como você já deve saber, todos os detalhes do produto que está sendo oferecido causa impacto no consumidor. Mesmo aquilo que muita gente acha que passa despercebido está sendo registrado pelo cérebro.

Quer saber mais sobre o poder da comunicação visual? Leia também esse outro artigo aqui no blog!

Dentro da comunicação visual, existem diversos fatores para considerar. Posso citar, por exemplo, a tipografia, o estilo de linguagem, as imagens usadas e o uso de gatilhos mentais.

Embora todos esses elementos são importantes, não podemos deixar de prestar atenção também nas cores. Elas aparecem em todos os outros pontos que citei.Além de tudo, são capazes de, sozinhas, mudar o tom e a percepção de uma imagem.

A seguir, você encontra tudo o que precisa saber sobre o significado das cores no marketing! Continue lendo para se tornar um expert:

O que é o significado das cores?

significado das cores, para o marketing, trata-se de usar as percepções que as cores proporcionam nos consumidores a favor da sua campanha.

As cores e símbolos são representantes importantes – e universais – no nosso esquema de linguagem. Isso significa que, para a grande maioria das pessoas, as cores são capazes de despertar emoções, sentimentos e sensações específicas.

 

Isso pode ser aproveitado no marketing. Por exemplo, para transmitir o tom correto em um anúncio, para associar determinadas emoções à marca e para incentivar determinadas ações.

Veja o exemplo de alguns significados para as cores nessa figura:

Agora, veja como podemos aplicar essa teoria a logotipos, nesse infográfico da We Do Logos, a maior comunidade de design da América Latina:

Perceba como os valores dessas empresas, demonstrados através de suas campanhas publicitárias, são muito condizentes com as cores utilizadas no logotipo.

Da mesma forma, você pode usar o significado das cores em todos os aspectos da sua campanha de marketing: no site, no blog, nos banners e até mesmo nos links e textos.

É interessante lembrar: a mesma cor pode ter diversos significados. Então, fique atento tanto para divergências quanto para as melhores formas de combinar as cores!

Importância de conhecer o significado das cores para sua estratégia de marketing

Eu sempre digo aqui no blog: uma imagem vale mais que mil palavras. Quando falamos de marketing, isso é especialmente verdade.

As comunicações visuais causam muito mais impacto no consumidor. E o melhor: trata-se de um impacto imediato.

Com um texto, você precisa que o consumidor se engaje o suficiente para ler e interpretar a mensagem corretamente. Isso pode levar alguns minutos para acontecer. Já a imagem desperta emoções e engajamento instantâneos.

As imagens são importantíssimas. Mas as cores são ainda mais. Conhecendo o significado de cada uma delas, você não precisa de palavras. A sensação que você quer despertar no consumidor vem automaticamente.

Clareza de propósito

As cores certas são capazes de ajudar a firmar a identidade de marca e a conquistar o público. Você já deve saber o quão importante é a identidade visual para o reconhecimento da sua empresa.

Através das comunicações visuais e especialmente das cores, é possível transmitir os valores da empresa de maneira clara e dinâmica. Além disso, as cores podem ajudar os seus clientes a identificar:

  • propósito do negócio
  • Seu modelo de negócio
  • Seu público-alvo
  • Os preços que podem ser esperados nos produtos
  • As temáticas abordadas

Contexto e significados divergentes

Muitas vezes, ao estudar o significado das cores, você encontrará atribuições conflitantes para a mesma cor. Veja alguns exemplos:

  • Vermelho pode representar paixão ou ódio.
  • Branco é considerado a cor do luto em alguns países.
  • Verde pode significar esperança ou inveja.
  • Preto pode denotar morte ou sofisticação.

Como agir perante a essas divergências? E principalmente, como evitar que a conotação entendida pelo consumidor seja justamente a mais negativa que a cor possui?

A resposta é simples, mas exige sensibilidade: é preciso oferecer contexto ao seu cliente. Veja algumas dicas para não errar e garantir que sua empresa está usando a cor da melhor maneira possível:

  • Faça pesquisas sobre a cultura e dia a dia do seu público alvo: cores podem mudar muito de significado dependendo de religiões, grupos étnicos, história da região, superstições entre muitos outros fatores.
  • Ofereça contexto: Outros elementos gráficos devem reforçar o significado da cor. Veja no exemplo:

As três imagens utilizam o vermelho como cor majoritária. Na primeira, utilizamos o significado de ação e liderança da cor:

Na segunda, estamos remetendo aos sentimentos de raiva e irritação:

Na terceira, utilizamos os significado de dinamismo, movimento e energia:

O mesmo tipo de técnica de contextualização pode ser aplicado com todas as cores.

Primeiras impressões

A primeira impressão é a que fica. E não existe nada mais impactante no seu site do que as cores que você usa. Nesse outro post, eu explico em mais detalhes a importância da comunicação visual. Dê uma olhada caso se interesse pelo assunto.

Considere esse infográfico:

Ele traz informações interessantes sobre quais conteúdos são mais facilmente lembrados pelas pessoas. Nós lembramos, no geral, apenas 10% do que escutamos e 20% do que lemos. Mas quando estamos lidando com recursos visuais, o número pula para 80%.

Impressionante, não é? O fato é que os elementos gráficos são capazes de fixar-se muito bem na memória, porque evocam emoções muito mais rápido. Podemos não lembrar daquilo que ficamos sabendo, mas certamente lembraremos do que sentimos.

A comunicação visual funciona porque é instantânea. Ou seja, o mais importante no seu site são as primeiras impressões. São elas que ajudarão o visitante a decidir se ficará lá ou se vai procurar outra fonte.

E antes mesmo de perceber imagens, nosso cérebro percebe as cores. Elas já estão tão integradas no nosso dia a dia e formas de expressão, que são capazes de enviar mensagens complexas de maneira automática.

Aproveitar esse recurso é essencial para maximizar o potencial das suas campanhas. Nesse guia completo, você aprenderá tudo o que precisa saber para não errar ao usar essa ferramenta poderosa! Continue lendo e descubra!

Significado x Psicologia das cores

Muito se ouve falar sobre o significado das cores e a psicologia das cores. Mas qual é a diferença entre os dois?

Bem, na verdade, o significado das cores frequentemente é inspirado na psicologia das cores. No entanto, o primeiro pode variar muito mais dependendo do contexto.

A Psicologia das cores se baseia em estudos que documentam a associação de determinadas cores a emoções, sentimentos e lembranças. Vale lembrar que essa também é uma associação contextual e cultural.

Você poderá encontrar, para a mesma cor, significados diferentes e até mesmo conflitantes. Vamos usar um exemplo para ilustrar melhor: o vermelho. Ele pode ser entendido como a cor do amor e paixão, pode representar ação, juventude e coragem. No entanto, também é frequentemente associado a violência e raiva.

Todos esses significados podem ser verdadeiros, e dependem muito de contexto. Os demais elementos do design, no caso do marketing, ajudarão a prover outras dicas visuais para o consumidor. No geral, é o todo que desperta a emoção.

As cores também podem possuir significados atribuídos a elas que não estão relacionados à psicologia. É comum encontrar significados espirituais, de crenças populares e supersticiosos.

Por isso, é extremamente importante conhecer o seu público antes de aplicar qualquer estratégia de marketing. Um entendimento do contexto cultural do público-alvo ajudará muito a decidir que cores devem ser usadas para despertar determinadas emoções.

Compreendendo o cérebro do cliente

Como sempre digo: não existe nada mais importante no marketing do que conhecer o seu público. Com cores, não poderia ser diferente.

Entender o cérebro do cliente, seu contexto cultural e social, suas preferências e valores é essencial para qualquer campanha.

Ao lidar com cores, isso ajuda em muito mais do que na escolha daquelas que mais cativam. Ajuda também a prever como o significado dela afetará o cliente e a quais emoções ela poderá remeter.

Felizmente, existem inúmeros estudos sobre preferência de cores nos quais você pode se basear. Além disso, não deixe de pesquisar sobre as emoções transmitidas por cada tom, para ter certeza que você vai acertar.

Teste de cor

Na dúvida, existe uma ferramenta muito útil que você pode usar para entender melhor as cores que mais ressonam com o seu público-alvo. O Grasshopperdisponibiliza um teste, em inglês, que te ajudará a encontrar sua resposta.

Nele, você encontrará perguntas que te levam a descrever o seu público-alvo, como “quais hábitos de compra melhor descrevem seus clientes?”. Após apenas 7 perguntas, o teste informa qual é a cor que mais combina com as suas escolhas.

O teste se baseia em uma variedade de artigos, pesquisas e outros materiais científicos para determinar os resultados. Se você está em dúvida entre algumas opções de cores, essa pode ser uma ferramenta incrível para auxiliar na decisão!

Preferência de cor por idade

Segundo o estudo A Psicodinâmica das Cores Em Comunicação, realizado pelo psicólogo J. Bamz, a idade pode ser um fator de influência na preferência das cores. Em seu artigo, ele traz uma tabela evidenciando a preferência mais frequente por grupo etário:

Vermelhode 01 a 10 anosIdade da espontaneidade e da efervescência
Laranjade 10 a 20 anosIdade da aventura, excitação, imaginação
Amarelode 20 a 30 anosIdade da arrogância, força, potência
Verdede 30 a 40 anosIdade da diminuição do fogo juvenil
Azulde 40 a 50 anosIdade da inteligência e do pensamento
Lilásde 50 a 60 anosidade da lei, do juízo, do misticismo
Roxoalém dos 60 anosIdade da benevolência, do saber, da experiência

Se você comparar o infográfico que apresentei no começo desse post com essa tabela, poderá identificar uma tendência interessante.

Em muitos casos, a cor de preferência combina com a faixa etária do público-alvo das empresas. Quando não, combina com os valores que Bamz identifica como primordiais em cada faixa etária.

Preferência de cor por gênero

Quando falamos de preferência de cor por gênero, a coisa mais importante a se lembrar é não cair nas armadilhas do senso comum. Instintivamente, pensamos nos papéis de gênero e cores tradicionais: rosa para mulheres, azul para homens.

No entanto, as pesquisas realizadas frequentemente apontam preferências bem diferentes. Para esse artigo, estou me baseando no estudo realizado por Joe Hallock. O motivo dessa escolha é que esse se trata de um estudo recente e muito bem estruturado.

Para ambos os gêneros, a cor favorita pela grande maioria foi o azul.

Em outros estudos, também foi constatado que mulheres costumam a preferir tons mais claros e gostar mais da combinação de suas cores favoritas com o branco. Já os homens, preferem cores mais vivas e seus tons favoritos combinados com o preto.

Confira a seguir maiores detalhes, extraídos da pesquisa de Hallock:

Cores favoritas pelos homens

Os homens demonstraram uma preferência majoritária pelo azul. Essa é a cor favorita de 57% do público de amostra. Em segundo lugar está o verde (14%) e em terceiro, o preto (9%)

Veja a seguir um gráfico com os resultados das cores preferidas pelos homens:

O estudo também aponta as cores que os homens menos gostam. Confira:

Como você pode ver, o marrom é a cor que os homens menos gostam, seguido de laranja violeta em empate.

É claro, essas informações devem ser contextuadas. É importante procurar estudos específicos entre o seu público-alvo para abordar esse tema com maior precisão.

Cores favoritas pelas mulheres

O mesmo estudo também aponta o azul como cor favorita das mulheres. No entanto, em proporção menor (35%). O segundo lugar fica com o violeta (23%) e o terceiro, com o verde (14%).

Como você pode observar no gráfico, as preferências na verdade são muito parecidas com as dos homens no mesmo grupo de idade. A única exceção parece ser o violeta:

As cores que as mulheres menos gostam também são parecidas com a do público masculino, com algumas variações:

Podemos observar que o marromlaranjacinza amarelo não são cores populares entre nenhum dos gêneros.

Enquanto isso, o azulverdevermelho preto parecem ser agradáveis para ambos.

Estudo das cores e seus significados para a sua estratégia de marketing

Para aplicar o significado das cores no marketing e potencializar seus resultados, é importante se familiarizar com cada um deles. Preparei então, uma lista completa com o significado das cores.

Essa lista inclui as emoções despertadas por cada cor e a simbologia frequentemente atribuída a cada uma delas. Lembre-se que para aproveitar todo o potencial das cores, você precisa considerar o contexto.

Além disso, não esqueça de conhecer muito bem seu público-alvo para não errar! Confira os significados das cores a seguir:

Significado da cor vermelha

O vermelho é uma cor extremamente dinâmica, associada ao movimentoaçãoenergia juventude.

Vamos ver alguns usos dessas cores, em diferentes contextos:

  • Emoções:
    • Paixão
    • Amor
    • Excitação
  • Representações culturais:
    • Juventude
    • Energia
    • Vitória
    • Liderança
    • Ação
    • Violência
    • Conflito
  • Incentiva:
    • Ação
    • Urgência
    • Atenção
  • Capaz de:
    • Evocar emoções mais intensas
    • Encorajar o apetite
    • Aumentar os batimentos cardíacos
    • Criar senso de urgência e oportunidade

Companhias notáveis que utilizam essa cor:

Veja algumas das empresas de sucesso que fazem ótimo proveito dos significados do vermelho:

  • Coca-Cola
  • Lego
  • CNN
  • McDonalds
  • Target
  • Netflix
  • Adobe
  • Toyota
  • Lays
  • Nabisco
  • Kmart
  • H&M

Significado da cor laranja

O laranja é frequentemente utilizado para representar alegria confiança, além de transmitir uma sensação de cumplicidade amigabilidade.

Confira os significados:

  • Emoções:
    • Alegria
    • Felicidade
    • Energia
    • Força
  • Representações culturais:
    • Gentileza
    • Coragem
    • Otimismo
    • Equilíbrio
  • Incentiva:
    • Interesse
    • Confiança
    • Despojamento
  • Capaz de:
    • Criar CTAs incríveis
    • Incentivar compras impulsivas
    • Representar marcas confiáveis, mas irreverentes
    • Denotar calor
    • Despertar atenção
    • Denotar avisos, cautela ou agressividade

Companhias notáveis que utilizam essa cor:

Veja algumas das empresas de sucesso que fazem ótimo proveito dos significados do laranja:

  • Firefox
  • Nickelodeon
  • Payless
  • Harley Davidson
  • Blogger
  • Amazon

Significado da cor amarela

O amarelo é frequentemente associado à riquezaclarezacalor e luz. Muitos estudos da psicologia também indicam que está relacionado às sensações de fome, fazendo dessa uma cor muito escolhida por restaurantes.

Confira a lista completa de significados:

  • Emoções:
    • Alegria
    • Acolhimento
    • Clareza
  • Representações culturais:
    • Riqueza material
    • Fome
    • Otimismo
    • Calor e luz
  • Incentiva:
    • Consumo
    • Conforto
  • Capaz de:
    • Denotar alegria e calor
    • Despertar o apetite
    • Chamar a atenção de pessoas olhando vitrines
    • Estimular processos mentais
    • Estimular o sistema nervoso
    • Encorajar comunicação
    • Causar fadiga ou cansaço aos olhos
    • Fazer bebês chorarem

Companhias notáveis que utilizam essa cor:

Veja algumas das empresas de sucesso que fazem ótimo proveito dos significados do amarelo:

  • McDonalds
  • Ikea
  • Nikon
  • National Geographic
  • IMDb
  • Denny’s
  • Best Buy
  • Shell
  • Ferrari

Significado da cor verde

O verde é frequentemente associado à saúderesponsabilidade crescimento. Trata-se de uma cor que inspira a calma e o pacifismo, além de representar a esperança.

Trata-se de uma das cores que os seres humanos melhores enxergam. Nossos olhos são capazes de discernir a maioria dos tons de verde corretamente.

Conheça os outros significados a seguir:

  • Emoções:
    • Paz
    • Responsabilidade
    • Saúde
    • Frescor
  • Representações culturais:
    • Esperança
    • Responsabilidade social e ecológica
    • Orgânico ou relacionado à natureza
    • Vida
    • Harmonia
    • Renovação e crescimento
    • Fartura
    • Dinheiro
  • Incentiva:
    • Responsabilidade
    • Cuidados
    • Busca pela saúde
    • Preocupação com o meio-ambiente
  • Capaz de:
    • Proporcionar relaxamento
    • Simbolizar fertilidade
    • Evocar conceitos de natureza e ecologia
    • Proporcionar cura e aliviar a depressão, segundo determinadas crenças

Companhias notáveis que utilizam essa cor:

Veja algumas das empresas de sucesso que fazem ótimo proveito dos significados do verde:

  • Android
  • Starbucks
  • Whole Foods
  • Spotify
  • Xbox
  • Tropicana
  • Animal Planet
  • Hess
  • John Deere
  • Seven Eleven

Significado da cor azul

O azul está associado à segurança, ao intelecto e à tranquilidade. Essa cor possui uma grande variação de tons, e portanto cabe ficar atento ao ideal para cada objetivo.

Os tons mais escuros lidam mais com as ideias de força e segurança. Os mais claros estão associados à tranquilidade, conhecimento e paz de espírito.

A seguir, você encontra a lista completa com os significados:

  • Emoções:
    • Segurança
    • Calma
    • Confiança
    • Inspiração
    • Tranquilidade
  • Representações culturais:
    • Saber e conhecimento
    • Pesquisa e avanços intelectuais
    • Tecnologia
    • Segurança
    • Paz de espírito
    • Tranquilidade
    • Limpeza
    • Serenidade
    • Comunicação
    • Auto-expressão
  • Incentiva:
    • Produtividade
    • Confiabilidade
    • Serenidade
  • Capaz de:
    • Diminuir o apetite
    • Aumentar a produtividade
    • Conferir uma aparência profissional a ambientes e logotipos
    • Representar conservadorismo e tradição
    • Aumentar a sensação de frescor ou frio
    • Proporcionar serenidade
    • Estimular a auto-expressão

Companhias notáveis que utilizam essa cor:

Veja algumas das empresas de sucesso que fazem ótimo proveito dos significados do azul:

  • Facebook
  • Vimeo
  • Oral-b
  • Flickr
  • Dell
  • GE
  • American Express
  • LinkedIn
  • Skype
  • HP
  • IMB
  • Twitter

Significado da cor roxa ou violeta

O roxo ou violeta é considerado a cor da criatividadeespiritualidade sabedoria. Está frequentemente associado também à feminilidade, conhecimento e ao místico.

Confira a lista de significados:

  • Emoções:
    • Inspiração
    • Criatividade
  • Representações culturais:
    • Sabedoria
    • Espiritualidade
    • Misticismo
    • Feminilidade
    • Sinceridade
    • Respeito
    • Mistério
    • Luto ou melancolia (significados associados a algumas religiões)
  • Incentiva:
    • Sensação de bem-estar
    • Inspiração
    • Busca de sabedoria ou espiritualidade
  • Capaz de:
    • Denotar a realeza
    • Mostrar sucesso e riqueza
    • Tranquilizar
    • Incentivar a criatividade e inspirar
    • Despertar sensações de mistério
    • Conferir sofisticação a um produto
    • Trazer temáticas mágicas ou místicas

Companhias notáveis que utilizam essa cor:

Veja algumas das empresas de sucesso que fazem ótimo proveito dos significados do roxo:

  • Crown Royal
  • Craigslist
  • Wonka
  • Hallmark
  • Syfy
  • Yahoo
  • Barbie

Significado da cor marrom

O marrom remete à estabilidadecompetência maturidade. É uma cor muito usada também para despertar a sensação aconchegante e pessoal em ambientes e para relacionar produtos a valores como o cultivo orgânico.

A seguir, confira a lista completa de significados:

  • Emoções:
    • Aconchego
    • Seriedade
    • Integridade
  • Representações culturais:
    • Terra, natureza e produtos naturais
    • Disciplina e obediência
    • Organização
    • Neutralidade
    • Maturidade
    • Competência
    • Constância
    • Estabilidade
  • Incentiva:
    • Disciplina
    • Neutralidade
    • Seriedade
  • Capaz de:
    • Despertar disciplina e organização
    • Criar ambientes aconchegantes e íntimos
    • Denotar experiência e maturidade
    • Remeter à natureza
    • Trazer sentimentos de nostalgia

Companhias notáveis que utilizam essa cor:

Veja algumas das empresas de sucesso que fazem ótimo proveito dos significados do marrom:

  • Hollister
  • Instagram (primeiro logotipo)
  • Starbucks (logotipo antigo)
  • Louis Vuitton
  • The Body Shop (decoração da loja)

Significado da cor rosa

Em tons claros, o rosa expressa a inocência e a tranquilidade. Pode também estar relacionado a espiritualidaderomance delicadeza. Em tons mais fortes, é associado ao poderfeminilidadedinamismo desejo.

Confira todas os significados desta cor:

 

  • Emoções:
    • Desejo
    • Sensibilidade
    • Delicadeza
  • Representações culturais:
    • Feminilidade
    • Poder
    • Energia
    • Romance
    • Dinamismo
    • Ternura
    • Beleza
    • Sensualidade
  • Incentiva:
    • Tranquilidade
    • Sensibilização
    • Romance
  • Capaz de:
    • Denotar romance e sensibilidade
    • Trazer delicadeza
    • Denotar energia e criatividade, em seus tons mais fortes
    • Denotar feminilidade

Companhias notáveis que utilizam essa cor:

Veja algumas das empresas de sucesso que fazem ótimo proveito dos significados do rosa:

  • Barbie
  • Melissa
  • Instagram
  • Taco Bell
  • Guaraná Jesus
  • Avon
  • Orkut
  • O Boticário
  • Cruelty Free International

Significado da cor branca

Conhecido mundialmente como a cor da paz, o branco também pode simbolizar equilíbrio. Além disso, também representa purezacalma sinceridade.

Confira todos os significados:

  • Emoções:
    • Calma
    • Confiabilidade
    • Limpeza
  • Representações culturais:
    • Paz
    • Modernidade
    • Equilíbrio
    • Pureza
    • Suavidade
    • Luto (em países orientais)
    • Harmonia
  • Incentiva:
    • Tranquilidade
    • Ponderação
  • Capaz de:
    • Denotar paz
    • Modernizar uma paleta de cores
    • Criar visuais mais limpos e minimalistas

Companhias notáveis que utilizam essa cor:

Veja algumas das empresas de sucesso que fazem ótimo proveito dos significados do branco:

  • Apple
  • Wikipédia
  • BMW
  • Cartoon Network
  • Coca-Cola
  • Starbucks
  • WWF

Significado da cor preta

Apesar de ser conhecida no ocidente como a cor do luto e da morte, o preto também tem muitas conotações positivas. Ele inspira dinamismomodernidadesimplicidade força.

Confira os outros significados:

  • Emoções:
    • Sofisticação
    • Força
    • Objetividade
  • Representações culturais:
    • Modernidade
    • Simplicidade
    • Luto (nas culturas ocidentais)
    • Movimento e ação
    • Elegância
    • Seriedade
    • Equilíbrio
  • Incentiva:
    • Sensação de modernidade e elegância
    • Dinamismo
    • Força
  • Capaz de:
    • Denotar sofisticação e luxo
    • Denotar exclusividade
    • Representar força e luta
    • Deixar paletas de cores mais modernas e dinâmicas
    • Criar visuais minimalistas, sérios e objetivos

Companhias notáveis que utilizam essa cor:

Veja algumas das empresas de sucesso que fazem ótimo proveito dos significados do preto:

  • Ferrari
  • Chanel
  • Apple
  • Amazon
  • Adidas
  • Nike
  • Lacoste
  • BMW
  • Gucci
  • L’óreal
  • Sony
  • Harley Davidson
  • New York Times
  • Dior

Significado da cor cinza

Os tons de cinza se tratam de uma mistura entre o branco e o preto. Dessa forma, seus significados também são uma coletânea dos atribuídos a essas duas cores. O cinza denota harmoniaequilíbrio seriedade.

Confira todos os significados:

 

  • Emoções:
    • Equilíbrio
    • Confiança
    • Sofisticação
  • Representações culturais:
    • Nuances morais
    • Harmonia
    • Neutralidade
    • Sofisticação
    • Modernidade
  • Incentiva:
    • Neutralidade
    • Equilíbrio
    • Confiança
  • Capaz de:
    • Harmonizar paletas de cores com elementos muito divergentes
    • Evocar equilíbrio e confiança
    • Denotar futurismo e sofisticação
    • Representar nuances e harmonia

Companhias notáveis que utilizam essa cor:

Veja algumas das empresas de sucesso que fazem ótimo proveito dos significados do cinza:

  • Wikipédia
  • Apple
  • Honda
  • Volkswagen
  • Swarovski

O que deve ser evitado na hora de escolher as cores?

Existem muitos erros comuns que observo na hora de escolha de cores. Afinal, é muito tentador seguir o senso comum, ou até mesmo as nossas preferências quando o assunto é comunicação visual.

Para evitar erros e otimizar os seus resultados, fique atento a essas dicas:

  • Abandone preconceitos: Ao procurar as melhores cores para determinados públicos, busque referências científicas.Procure pesquisas que levam em consideração uma boa parcela do seu público, e que tenham sido realizadas no seu país. Assumir “rosa para mulheres, azul para homens” já não é uma boa prática há tempos
  • O foco são seus clientes: Evite a escolha de cores se baseando na sua preferência pessoal, ou na preferência de qualquer outro membro da empresa. Para que seja eficiente, a escolha das cores precisa ser fundamentada.É essencial realizar uma análise considerando os valores que a empresa quer passar ao consumidor, o perfil dos clientes, a área de atuação e, claro, o significado das cores.
  • Delimite o número de cores: O ideal é usar no máximo três cores, para evitar uma comunicação confusa e poluída. Um bom modelo para adotar para garantir uma distribuição equilibrada é o 60-30-10.Ou seja, 60% do design deve ser na cor dominante, 30% na cor secundária, e 10% na cor de destaque ou acabamento.
  • Cuidado com a harmonização: Algumas cores simplesmente não combinam bem. Você pode utilizar a teoria da roda de cores para escolher sua paleta. Ou então, utilizar ferramentas online que te ajudam com essa tarefa.Alguns sites que posso recomendar são o Adobe Color CC, o ColourLovers e o Paletton. No entanto, existem inúmeras opções online, desde seletores de cores até paletas pré selecionadas para inspiração.

Como criar comunicações visuais mais atraentes?

Para potencializar ainda mais os conhecimentos que você acabou de adquirir, lembre-se de que algumas regras gerais do design nunca devem ser esquecidas.

Dê uma olhada nas melhores dicas para criar comunicações visuais muito mais atraentes e harmoniosas, além é claro de caprichar na escolha das cores:

  • Prefira uma cor principal neutra, leve e suave aos olhos, especialmente se for usá-la de fundo. Isso é principalmente importante em blogs, lojas virtuais e outros tipos de site onde seu cliente passará muito tempo.
  • Para as cores de destaque, escolha tons fortes, sólidos e contrastantes. Eles devem ser usados em botões, CTAs e links.
  • Escolha no máximo três cores, em especial se elas forem vivas. O excesso de cores na paleta deixa o visual do site confuso e cansa os olhos.
    Pesquise as tendências da web e procure adequar o design do site. Estão em alta as cores sólidas e neutras, acompanhadas de cores de destaque também sólidas. Os gradientes andam em desuso.
  • Sempre faça uso de espaços em branco no layout, em especial em volta de elementos que precisam de destaque. Isso deixa o design mais limpo e muito mais funcional.
  • Sempre realize os testes A/B. É importantíssimo se certificar que as mudanças implantadas estão mesmo trazendo resultados positivos para as taxas de conversão.
  • Links em azul costumam a receber mais cliques! Lembre-se disso na hora de planejar o layout.
  • Da mesma forma, preços em vermelho ou laranja denotam melhores oportunidades e são, no geral, percebidos como mais baixos.

Sobre daltonismo

É sempre importante falar sobre acessibilidade. É interessante lembrar que, segundo a CMF, o daltonismo atinge 5% da população mundial. Esse número é referente a casos diagnosticados. Estima-se que o número seja ainda maior.

Se você se preocupa com os daltônicos que estão visualizando seu site, saiba que os principais problemas costumam ser causados pelos tons de verde e vermelho.

É possível verificar a visualização do site perante aos diferentes tipos de daltonismo em sites especializados. É o caso do Color-Blindness e do I am Cal.

Uma solução cada vez mais utilizada por grandes empresas para esse problema é o uso dos tons neutros. Os cinzas, pretos e brancos, além de serem acessíveis, dão um ar moderno e equilibrado aos sites, facilitam a leitura e visualização.

Exemplos da utilização do significado das cores por grandes marcas

É sempre mais fácil entender conceitos quando temos exemplos. Por isso separei alguns estudos de casos famosos para ilustrar melhor como o significado das cores pode ser utilizado no marketing.

O interessante desses casos, além da história de sucesso que geraram, é que podemos ver o uso da mesma cor em contextos diferentes. Essa é uma ótima maneira de explicar como resto da sua campanha afetará a conotação das cores utilizadas.

Coca-Cola

A Coca-Cola é sempre um exemplo notável de marketing. Sendo uma das empresas que mais investe nesse setor mundialmente, é de se esperar que suas estratégias e campanhas possuam muita fundamentação.

O vermelho icônico da Coca-Cola ressona muito com os valores transmitidos nas suas campanhas publicitárias. A ideia de movimento, ação e energia é uma temática recorrente, assim como o da juventude e excitação.

Todas essas são características associadas ao significado do vermelho. Perceba, no entanto, que elas estão sendo frequentemente reforçadas através da escolha de atores, mensagens, patrocínios e fotografia.

Veja alguns dos hábitos publicitários da empresa que ajudam a contextualizar o significado da cor:

  • Propagandas com pessoas jovens e ativas, se divertindo
  • Propagandas com tonalidades quentes e mensagens inspiradoras
  • Patrocínio a eventos esportivos, festivais musicais times

Cabe também mencionar que o vermelho da Coca-Cola se tornou tão icônico, que mudou as cores da representação do papai noel. O bom velhinho que conhecemos hoje foi desenvolvido para uma propaganda do refrigerante, e acabou se espalhando mundialmente!

McDonalds

Outro exemplo que sempre ouvimos quando falamos do significado das cores no marketing é o McDonalds. A rede mundial de fast foods usa o amarelo e o vermelho. Porém, esse último é inserido em um contexto diferente ao da Coca-Cola.

A metodologia rápida do modelo de negócios do McDonalds exigia que os clientes não demorassem muito para sair da loja. E também que os funcionários não demorassem ao preparar os lanches.

A solução encontrada foi o uso do vermelho, em um contexto que destaca os significados de urgênciamovimento dinamicidade. A cor é usada em grandes quantidades no ambiente interno das lojas. Isso torna o local agitado e até mesmo inóspito para longas permanências.

Aliado ao vermelho, que também tem a característica de despertar a fome, o restaurante traz a cor do consumo: o amarelo. Além de representar as compras, muitas fontes também afirmam que a cor ajuda a estimular a fome e o apetite.

Hoje, o McDonalds tem passado por uma reformulação de sua identidade visual. O vermelho não é mais usado de maneira tão proeminente nas lojas brasileiras: foi substituído por tons em creme e marrom. A nova identidade está também associada ao McCafé.

Talvez essa medida procure conquistar um novo tipo de público: aquele que permanece nas lanchonetes e cafeterias para fazer trabalhos e conversar. As novas cores são conhecidas por criar ambientes aconchegantesíntimos convidativos, além de remeter à tradição.

Samsung

A Samsung, assim como inúmeras empresas de tecnologia na atualidade, utiliza doazul escuro em seu logotipo e detalhes do site. Vale reforçar que, tirando o azul, o site é todo construído em tons de cinza, bastantes espaços em branco e um visual limpo e moderno.

Como vimos nesse artigo, o azul busca inspirar confiança. Além disso, remete à inteligência, tecnologia e segurança. Parece a escolha perfeita para a Samsung, uma empresa com um extenso histórico no mercado de tecnologia, que está sempre inovando.

Um dos pontos mais ressaltados no marketing da Samsung é a confiabilidade e durabilidade de seus aparelhos. Esses valores também condizem com o uso do azul escuro.

Já a predominância do branco e do cinza claro, tanto nas lojas físicas quanto na virtual remetem à modernidade, equilíbrio e harmonia. Essa é uma tendência em todas as lojas do ramo, lançada pela Apple outra grande player do mundo do marketing.

Qual é a cor mais usada pelas marcas de sucesso?

Essa é uma pergunta interessante. Digo isso porque a cor mais usada pelas marcas de sucesso, também é a cor mais usada no geral. Como bônus, ela também é a cor favorita de ambos os gêneros: o azul.

Veja esse infográfico da Finances Online, que traz as 10 marcas mais valiosas do mundo:

Metade dessa lista utiliza o azul como cor majoritária!

No entanto, você não deve deixar que essa informação decida por você. É muito importante que a cor esteja alinhada com a imagem e valores da sua empresa. Além disso, nunca esqueça: O mais importante é sempre o seu público-alvo!

Otimização da taxa de conversão através das cores

Você sabia que o significado das cores pode ser usado também para aumentar sua taxa de conversão?

E eu não falo apenas das imagens. Você pode aproveitar essa técnica nos seus textos e layouts para potencializar seus resultados! Veja alguns dados:

  • O reconhecimento de uma marca é ampliado em 80% de acordo com as cores escolhidas.
  • Anúncios coloridos são 26% mais reconhecidos do que aqueles produzidos em preto e branco.
  • As cores também são relevantes para a percepção de preço. O roxo e o preto são associados a produtos mais requintados, e o laranja a preços mais baixos.

Existem algumas cores em especial que são perfeitas para aumentar os resultados de vendas. A seguir, você encontra as melhores dicas de como usar os significados das cores para fazer seus números decolarem!

Cores mais usadas por cada setor

Para escolher quais cores você deve usar de maneira eficiente, é importante pensar primeiro no seu setor e público. Vamos ver quais são as cores mais utilizadas em cada segmento para ter um entendimento mais amplo:

  • Vermelho: agressivo, energético, provocativo.
    Comida, tecnologia, automóveis e agricultura.
  • Roxo: elegante, sofisticado, nostálgico, misterioso, espiritual.
    Tecnologia, cuidado com a saúde, finanças.
  • Azul: confiável, seguro, responsável, inteligente.
    Tecnologia, cuidado com a saúde, finanças, energia, agricultura, companhias aéreas.
  • Verde: sereno, próspero, responsável, saudável.
    Comida, saúde, tecnologia, finanças, energia, habitação.
  • Amarelo: positivo, estimulante, claro e otimista.
    Comida, energia e habitação.

 

  • Laranja: vivo, divertido, exuberante e alegre.
    Tecnologia e cuidado com a saúde.
  • Marrom: natural, simples, duradouro e tradicional.
    Vestimentas, automóveis e agricultura.

 

  • Preto: prestigioso, sofisticado, moderno e simples.
    Tecnologia, automóveis e vestimentas.
  • Branco: puro, moderno, limpo e suave.
    Vestimentas, tecnologia e cuidados com a saúde.

Cores indicadas para utilização em blogs

Em blogs, duas coisas são extremamente importantes: chamar a atenção e facilitar a leitura. Por isso, procure evitar fundos escuros ou fontes em cores pouco contrastantes com o fundo.

Quanto mais agradável menos cansativa for a leitura, melhor. Sempre utilize as cores de forma a potencializar o tempo que o usuário consegue passar lendo o seu blog.

Quanto à layouts, tudo depende da imagem da sua empresa. Aqui estão algumas dicas:

  • Para transmitir calma, seriedade e confiabilidade de informação: azul
  • Para transmitir euforia, ação e otimismo: laranja
  • Para transmitir seriedade e sofisticação: preto
  • Para transmitir urgência e dinamismo: vermelho
  • Para transmitir diversão e inspiração: roxo
  • Para transmitir sabedoria, seriedade e dedicação: verde

Vale lembrar também que pessoas costumam a clicar muito mais em links que estão em azul!

Cores certas para vendas online?

Para acertar nas cores da sua loja online, novamente a chave está no seu consumidor. Você já sabe identificar o perfil de consumo do seu público?

Veja alguns exemplos de como o perfil de consumo dos seus clientes pode afetar suas taxas de conversão:

  • Consumidores impulsivos: É o público principal de lojas que oferecem soluções rápidas e imediatas.
    Exemplos: fast food, outlets e liquidações, promoções relâmpago.
    Melhores cores para landing pages e página de vendas: vermelho, laranja, preto e azul escuro.
  • Consumidores com orçamento controlado: público que procura por preços baixos e promoções.
    Exemplos: Clubes de descontos, lojas atacadistas, promoções, bancos, lojas de departamento.
    Melhores cores para landing pages e páginas de vendas: verde claro e azul escuro
    Melhores cores para preços: Laranja e vermelho

Cores para o seu CTA

O CTA, ou Call to Action se refere a frases com verbos no imperativo, queincentivam o cliente a realizar alguma ação. Se você quiser saber mais sobre como escrever CTAs incríveis, clique aqui e leia esse post!

Quando falamos da cor e do design, o mais importante é: o CTA precisa estar em destaque. Isso é especialmente verdadeiro para landing pages, onde seu maior objetivo é que o cliente realize a ação anunciada.

Veja algumas dicas de cor e design para garantir que seu Call to Action não passe despercebido:

  • Utilize botões em cores que contrastem com o resto do layout
  • Evite outras cores chamativas no layout
  • Use tipografia maior e em negrito na Call to Action
  • As melhores cores para chamar a atenção são: Laranja, vermelho, pink e azul escuro.
  • Deixe bastante espaço em branco em volta da CTA, para que nada compita com ela pela atenção do consumidor
  • Use bordas e caixas para encapsular a CTA
  • Utilize dicas direcionais para o olhar, como setas ou gradientes de cores.

Sempre faça testes e monitore os resultados

Para saber como aplicar estratégias cada vez mais eficientes, é preciso monitorar os seus números.

Sem esse acompanhamento, é impossível saber o que realmente dá certo com o seu público. Principalmente, é muito mais difícil identificar elementos que podem estar causando problemas.

Então, sempre realize testes comparativos, do estilo A/B. Se estiver interessado em conhecer mais sobre a metodologia desse tipo de teste, escrevi um post detalhando como fazer de forma rápida e eficiente.

De forma geral, o teste A/B consiste em aplicar determinadas melhorias em um layout e comparar as taxas de conversão da versão anterior com as da atual. Isso permite que você determine se as medidas estão realmente funcionando.

Esses números são importantes, tanto para a alocação de verbas na empresa como para relatórios de performance.

Lembre-se: o monitoramento constante é o caminho mais rápido para a otimização!

Conclusão

As cores possuem um incrível poder de comunicação. Elas são capazes de evocar emoções e sentimentos, transmitir conceitos e ideias e principalmente, inspirar ações e pensamentos.

As cores carregam significados culturais, sociais, espirituais e até mesmo científicos! Muitas pesquisas já foram realizadas no campo da psicologia das cores, lidando tanto com suas representações para determinados públicos quanto com estatísticas de preferência.

Esse conhecimento pode ser aproveitado em muitas áreas da vida, e o marketing é uma delas. As cores são importantíssimas para campanhas publicitárias, logotipos e otimização de sites!

Agora, você sabe muito mais sobre o significado das cores e como eles mudam dependendo do contexto. Principalmente, você sabe como usar esse conhecimento a seu favor para aumentar suas taxas de conversão e potencializar seus resultados!

Depois desse guia completo, você está pronto para usar as cores de forma mais eficiente. Seja no seu site, blog, logotipo ou até mesmo nas CTAs e fontes!

A forma mais rápida de produzir engajamento e despertar emoções no consumidor é através da comunicação visual. As cores são uma das partes mais importantes dessas campanhas!

Quer saber mais sobre comunicação visual e o uso das cores? Leia também esses outros posts e aumente ainda mais seus números:

E você, quais são suas cores favoritas e o que achou do significado delas? Você já usa esse tipo de estratégia no seu site? Divida conosco nos comentários, e não esqueça de deixar sua pergunta se ficou com alguma dúvida!

Obrigada por ler até aqui!

Fonte: https://neilpatel.com/br/blog/significado-das-cores/

Comentários

comentários

Share This