10 coisas a considerar quando você trabalha com conteúdo denso - 2
10 coisas a considerar quando você trabalha com conteúdo denso
29 de setembro de 2017
Um guia para aperfeiçoar propostas de novos negócios-teknabox
Um guia para aperfeiçoar propostas de novos negócios
4 de outubro de 2017

Um guia do profissional de marketing para rastreamento de campanhas online

Um guia do profissional de marketing para rastreamento de campanhas online-teknabox

Um URL de rastreamento é apenas um URL de página normal do seu website com um token de rastreamento adicionado em seu final. Abaixo, eu publiquei um exemplo de URL de página de entrada sozinho e com um token de rastreamento.

URL da página de entrada: 
http://www.seusite.com/sua-landing-page/

URL da página de entrada com um token de rastreamento: 
http://www.seusite.com/sua-landing-page/?utm_campaign=teste-campanha&utm_source=blog

Como você pode ver, o URL da página é o mesmo em ambos os casos, mas no segundo caso, há algo mais adicionado ao final. Esse algo mais é seu token de rastreamento.

Veja exatamente como criar e utilizar um URL de rastreamento:

Por que alguém usaria um token de rastreamento

A resposta é simples, porque você quer rastrear algo. Se estiver executando uma campanha de PPC, enviando um e-mail ou criando um anúncio em outro website, URLs de rastreamento são essenciais para calcular o número de visitas, leads e clientes gerados com seu trabalho árduo.

O exemplo abaixo é uma captura de tela do relatório de fontes do HubSpot. Cada “campanha” representa um URL de rastreamento separado que criamos para diferentes campanhas de PPC. Como investimos um tempo extra para criar e usar URLs de rastreamento, conseguimos rastrear o número exato de visitas, leads e até mesmo clientes que cada campanha gerou.

hubspot-fontes

Como usar URLs de rastreamento

1) Crie uma página de entrada

Após criar uma landing page relacionada a uma oferta (baixe nosso informe técnico gratuito, etc.), crie um URL de rastreamento. Se você for um cliente da HubSpot, é possível usar o construtor de URL de rastreamento da HubSpot para criar seu token de rastreamento. Caso contrário, você pode usar o construtor de URL da Google.

(Obs.: os construtores de URL da HubSpot e da Google usam o mesmo método para URLs de rastreamento. Isso significa que URLs gerados com o Google serão rastreados nas análises da HubSpot e os URLs gerados com o HubSpot serão rastreados no Google Analytics)

2) Gere seu URL de rastreamento

Quando criar seu URL de rastreamento, certifique-se de incluir um Nome de evento de marketing (isso ajudará a rastrear suas iniciativas de marketing), um Nome de campanha (isso será rastreado em suas análises ) e uma Fonte (isso permite que as fontes saibam onde alocar seu tráfego, e-mail, PPC, etc.)

3) Use o URL de rastreamento em sua campanha

Essa parte é importante. Assim que criar sua landing page e seu URL de rastreamento, você precisará realmente usar seu URL de rastreamento em sua campanha.

Se estiver executando uma campanha de marketing por e-mail, use seu novo URL de rastreamento em seus links, atrás de suas chamadas à ação (ou call to action).

Se tiver uma chamada à ação em seu e-mail, como “Baixe nosso informe técnico gratuito”, certifique-se de usar seu URL de rastreamento como seu hyperlink. Nesse exemplo, uso “http://www.seusite.com/sua-landing-page/?utm_campaign=teste-campanha&utm_source=blog”.

Se estiver executando uma campanha de PPC, certifique-se de usar seu URL de rastreamento no “URL de destino” (veja o exemplo abaixo do Google AdWords).

adwords tracking url

4) Verifique suas análises

Essa é a parte boa. Agora que já fez o trabalho duro de criar uma landing page e um URL de rastreamento para essa página de entrada, você pode verificar se há visitas desse URL específico em sua plataforma de análises. Se estiver usando as análises de marketing da HubSpot, o sistema classificará os URLs de rastreamento baseando-se na origem e rastreará automaticamente as conversões de visitantes, leads e clientes.

Se estiver usando outro sistema, como o Google Analytics, é possível rastrear visitas de campanha acessando “Fontes de tráfego” >> “Campanhas”.

Compartilhe sua experiência

Esses são os fundamentos. Aqueles de vocês que já usam URLs de rastreamento, fiquem à vontade para compartilhar sua experiência e melhores práticas abaixo.

 

Fonte: https://br.hubspot.com/blog/guia-profissional-de-marketing-rastreamento-de-campanhas-online

Comentários

comentários

Tiago Curcio
Tiago Curcio
É Coach e empreendedor nas áreas de saúde e tecnologia. Especialista em Inteligência de Negócios e em Programação Neurolinguística (PNL), adora pedalar e ficar com a família.

Os comentários estão encerrados.

Orçamento