(32) 3061-1694

O alcance do Facebook vem diminuindo com o tempo.

Hoje em dia todo mundo diz que nem adianta mais compartilhar conteúdo no Facebook.

Mas quer saber? Ainda dá para gerar tráfego no Facebook.

Sim, o tráfego diminuiu. Mesmo assim, nos últimos 31 dias, eu gerei 20.420 visitas a partir do Facebook.

facebook traffic

Não é nada ruim, levando em consideração que eu só venho publicando 4 posts por mês. É uma média de 5.015 visitantes por post do Facebook.

E já que eu estou desenvolvendo a ferramenta definitiva de SEO, eu venho coletando dados de compartilhamento nas redes sociais de mais de 9 bilhões de URLs.

database size

Mas grande parte das URLs em nossa base de dados não corresponde a esses posts. Então, para essa análise, nós levamos em consideração 5.860.631.392 posts.

Antes de detalhar nossas constatações, tem algumas coisas que você precisa saber sobre os dados:

  1. Tecnicamente, nós coletamos dados de compartilhamentos nas redes sociais de 11.721.262.784 posts. Para cada URL, nós coletamos dados das versões HTTP e HTTPS para obter um número preciso, uma vez que cada vez mais sites vêm fazendo a transição para HTTPS com o tempo.
  2. Nós analisamos apenas posts. Muitas URLs, como nike.com, têm mais de um milhão de compartilhamentos no Facebook, mas não são posts.
  3. Nós analisamos posts em várias línguas, já que inglês não é a principal língua falada por toda a população mundial.
  4. Quando eu digo “compartilhamentos em redes sociais”, isso inclui reações, comentários e compartilhamentos no Facebook.
  5. Nós excluímos sites de scraper. Muitos posts compartilhados no Facebook são scrapers. Eles não têm praticamente nenhum compartilhamento e isso distorce os dados.
  6. No total, os 5.860.631.392 posts vieram de 163.968.722 domínios.
  7. Nossa lista de posts começou com resultados da busca do Google. Pelo fato de termos 507.348.976 resultados de busca de 64 países diferentes, nós pudemos ver os sites que vocês leem regularmente, o que nos ajudou a monitorar e encontrar mais posts que vocês poderiam gostar.

Vamos ver o que a gente descobriu.

Que tipo de conteúdo gera mais curtidas no Facebook com o tempo?

Já foram publicados inúmeros posts mostrando que listas e gráficos são os recursos que mais geram compartilhamentos.

E isso faz sentido, quem não gosta de um recurso visual, como um gráfico?

Mas e se você quiser compartilhamentos a longo prazo?

Analisando quantos compartilhamentos cada artigo gera mensalmente, a gente pode ver a taxa de crescimento e os tipos de artigo que mais geram compartilhamentos nas redes sociais ao longo do tempo.

Veja o crescimento da taxa de compartilhamento ao longo do tempo por tipo de artigo:

how to

Se você quer dar uma impulsionada rápida no tráfego do Facebook, criar gráficos pode ser uma boa ideia.

Mas se você quer um tráfego mais consistente a cada mês, foque em posts de “como fazer”. Eles não têm um resultado tão bom de imediato, mas, com o tempo, eles produzem um tráfego mais consistente no Facebook.

how to trends

A razão disso é que gráficos são mais difíceis de ranquear no Google porque eles não têm muito texto.

Criando conteúdo do tipo posts “como fazer”, que tendem a ser pesquisados com frequência, você pode obter tráfego consistente para os seus posts, o que pode gerar mais compartilhamentos nas redes sociais.

Quão longos (ou curtos) devem ser seus títulos?

Os usuários do Facebook preferem títulos longos ou curtos? Se você fosse chutar, o que você diria?

A maioria das pessoas diria que, quanto mais curto, melhor…

Vamos dar uma olhada nos dados:

headline length

Usuários preferem títulos com aproximadamente 7, 8 ou 9 palavras.

Não dá para explicar do que trata um post em 4 palavras. Se o seu título for longo o suficiente, você pode descrever melhor o post.

Não pense simplesmente em escrever o título mais curto possível, foque em torná-lo descritivo.

Como as imagens impactam os compartilhamentos?

Você já sabe que as pessoas adoram imagens. Se elas não gostassem, o Facebook não seria tão popular.

Mas a questão é, quantas imagens você realmente precisa em cada post para obter o máximo de compartilhamentos?

images shares

Em geral, quanto mais imagens, melhor.

O principal aspecto para ser notado é que muitos dos posts com mais de 7 imagens não eram propriamente posts.

Muitos deles eram posts com o objetivo claro de te fazer navegar por uma galeria de imagens, como alguém mostrando imagens maravilhosas da Via Láctea ou slideshows de gatos engraçados.

Quando você estiver escrevendo seu conteúdo, pense em incluir imagens para descrever sua mensagem. Quanto mais, melhor.

Quão longas devem ser suas listas?

Com bases nos nossos dados, a maioria das pessoas prefere escrever posts baseados em listas com o número 10. Em outras palavras, as listas delas só têm 10 itens.

Quando nós analisamos o número médio de compartilhamentos com base no tamanho das listas, ficou claro que as listas com 10 itens ganharam.

Mas tem um problema: os dados estão distorcidos, porque todo mundo foca em listas menores.

Quando começamos a analisar o número médio de compartilhamentos pelo tamanho da lista, os dados ficaram interessantes.

list length

Quanto mais detalhada a lista, melhor.

Se você decidir escrever um post baseado em uma lista com mais de 100 itens, tem grandes chances de que as pessoas o compartilhem, supondo que ele vai ser bem detalhado.

Listas curtas vem sendo desprezadas por anos. É por isso que listas mais longas que aplicam a técnica skyscraper têm resultados melhores atualmente.

Quão longos devem ser seus posts?

Você deve escrever posts curtos ou longos? E quão curtos ou longos?

Essa pergunta vem sendo feita e discutida em rodas de marketing por anos.

content length

Os dados mostram que, quanto mais longo, melhor.

Se você escrevesse posts de 10.000 palavras super acionáveis, você geraria mais compartilhamentos nas redes sociais do que se escrevesse posts de 2.000 palavras.

Você também vai notar que posts de 1.000 palavras geram mais compartilhamentos do que posts de 2.000 palavras.

Nós ficamos curiosos em relação a isso, então, nos aprofundamos um pouco mais nos dados e descobrimos que posts com um pouco menos de 1.000 palavras normalmente têm mais imagens do que posts com 2.000 palavras.

Além disso, muitos dos posts mais curtos também eram baseados em notícias.

E, falando em notícias…

É melhor escrever conteúdo baseado em notícias ou conteúdo atemporal?

Ao longo do tempo, conteúdo atemporal gera mais tráfego. Não é só por causa do Facebook, é porque eles ranqueiam melhor no Google e recebem mais tráfego consistente ao longo dos anos.

Ninguém busca no Google notícias de um ano atrás.

No entanto, vamos dar uma olhada na primeira hora após a publicação de um post.

news shares

Posts baseados em notícias ganham no curto prazo. Eu já discuti acima que posts de “como fazer” geram mais tráfego consistente ao longo do tempo, mas se você quer um empurrão rápido, pense em cobrir assuntos relativos a notícias.

Emoções afetam compartilhamentos nas redes sociais?

Eu adorava escrever posts que inculcavam medo, porque eles geravam bastante tráfego para mim. Mas o problema de fazer isso é que eu recebia emails de pessoas me perguntando se eu estava deprimido ou precisava de ajuda.

Eu sempre estive bem, mas muitos de vocês me disseram que não gostavam quando eu estimulava o medo nos meus posts. Então, é claro que eu parei.

E apesar de o medo ser uma maneira eficaz de gerar mais compartilhamentos, essa não é a emoção mais poderosa de todas (pelo menos não quando o assunto é o que o Facebook ama).

emotions

As pessoas adoram conteúdo com risadas, entusiasmo e alegria. Ou, pelo menos, é isso que as pessoas preferem compartilhar, em comparação com medo.

Você pode ver claramente pela imagem acima que as pessoas preferem risadas praticamente três vezes mais em relação ao medo.

Quando você deve postar seu conteúdo?

Escrever um post incrível não é o suficiente. Se você escreve conteúdo em um dia ruim e o lança em um momento em que ninguém está online, então você não vai viralizar no Facebook.

day of week

As pessoas preferem compartilhar conteúdo às terças, mais do que qualquer outro dia.

Se você for escrever só um post por semana, publique-o na terça. Se você for escrever, vários, foque na segunda, terça e quarta, que são os dias mais quentes.

E, quanto ao horário…

time of day

Você tende a compartilhar conteúdo entre 11h e 13h.

Isso é logo antes de sair para o almoço e logo depois de voltar. Muita gente fica cansada no meio do dia e precisa de um intervalinho.

É por isso que você vê tanta gente do escritório no Facebook durante a tarde.

Se você perder a janela de publicação das 13h, você sempre pode tentar a das 18h. O número de compartilhamentos volta a subir na hora em que as pessoas saem do trabalho.

Conclusão

Sim, é difícil conseguir tráfego do Facebook. Eles realmente limitam seu alcance em comparação a 4 ou 5 anos trás porque eles não querem que você leve as pessoas do Facebook para o seu site. Além disso, eles querem que você impulsione posts para aumentar seu alcance (e a receita deles).

Quanto mais tempo as pessoas ficam no Facebook, mais dinheiro eles ganham. É por isso que eles adoram conteúdo em vídeo.

Mas isso não significa que você não possa ter sucesso. Se você seguir as dicas acima, eles vão te dar as melhores chances de obter o mais tráfego fazendo o que o Facebook ama.

 

Fonte: https://neilpatel.com/br/blog/o-que-o-facebook-ama/

Comentários

comentários

Share This